Mostra “Beleza Escondida” da artista Graça Craidy, no Porão do Paço Municipal

Artista visual Graça Craidy no Paço Municipal, local da exposição - Foto Carlos Souza/ Divulgação

 

Mostra Beleza Escondida, da artista visual Graça Craidy, será aberta no sábado (3/12), às 11h, e irá até 20 de janeiro de 2023

Convidada pela área de Artes Visuais da Secretaria de Cultura para homenagear Porto Alegre no encerramento das festividades dos 250 anos da cidade, a artista Graça Craidy produziu 30 desenhos a nanquim de esculturas e ornamentos de fachadas da Capital. A mostra Beleza Escondida será aberta no sábado (3/12), das 11h às 13h, e a visitação irá até 20 de janeiro de 2023, no Porão do Paço Municipal, Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico. A entrada é gratuita.

Composição de desenhos que reproduzem estátuas

A ideia da artista visual representa um convite à redescoberta da cidade e seus encantos criados por grandes nomes da arte escultórica, como Carlos Fayet e sua Themis, no Palácio da Justiça; Décio Villares e seu Monumento a Júlio de Castilhos, na Praça da Matriz; Federico Escalada e seu Gaúcho Oriental, no Parque da Redenção; Gilberto Silveira e sua Mãe Oxum, na orla de Ipanema; Carlos Tenius e seu Monumento aos Açorianos, na Praça dos Açorianos; Miriam Obino e sua Mãe em Fuga, na Praça da Alfândega; e Atlas Jovem, de Giuseppe Gaudenzi, na antiga Confeitaria Rocco, entre outros.

Uma das ninfas dos jardins da Hidráulica Moinhos de Vento do Dmae

No dia 15 de dezembro, às 17h, no local da exposição, haverá uma conversa do pesquisador José Francisco Alves sobre o seu livro “A Escultura Pública de Porto Alegre: Obra Comemorativa”, de 412 páginas, lançado com sucesso recentemente e no qual Graça buscou subsídios para a exposição.

Atlante Jovem na antiga Confeitaria Rocco

A artista comenta, em tom de indagação, sobre algumas das esculturas que reproduziu em desenhos e podem ser conferidas na mostra. “Você por acaso percebeu a malacara caborteira do Gaúcho Oriental que domina atrevido as fronteiras do Parque da Redenção? Olhou para cima, mais para cima, bem para cima e lá no píncaro saudou a República, no Monumento da Praça da Matriz? Deu respeitosa passagem ao périplo contundente dos ancestrais fundadores da cidade, no Monumento aos Açorianos?”

Themis do Palácio da Justiça.

Várias das esculturas desenhadas por Graça fazem parte de monumentos que receberão iluminação cênica de 2 a 4 de dezembro por iniciativa do Instituto Noite dos Museus, como forma de despertar o interesse da comunidade por esses bens públicos, objetivo que coincide com o da artista na exposição Beleza Escondida.

Dragão do Monumento a Júlio de Castilhos

SERVIÇO

O quê: Exposição Beleza Escondida, de Graça Craidy

Quando: abertura sábado (3/12), das 11h às 13h; visitação até 20 de janeiro de 2023

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h

Dia 15, às 17h, conversa com o pesquisador José Francisco Alves

Onde: Porão do Paço Municipal, Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico.

Entrada gratuita

-Imagens: Divulgação da artista

Cão do Monumento a Júlio de Castilhos

Deixe uma resposta