Pintor gaúcho Gustavo Schossler está em exposição de destaque  em Londres

Pintura de Gustavo Schossler selecionada em Londres/ Divulgação

O pintor brasileiro Gustavo Schossler foi selecionado através de uma competição altamente prestigiada e concorrida, o Herbert Smith, para expor na National Portrait Gallery, de Londres, um dos museus mais importantes do mundo, com foco no retrato.

A competição que estava em suspenso desde 2020, voltou esse ano e terá abertura dia 11 de julho, na capital da Inglaterra. “Esse é um concurso que eu sonhava em participar desde que comecei a pintar. Diversos pintores contemporâneos importantes que admiro passaram por ele ao longo dos anos” conta Gustavo.

Em 2016 se inscreveu pela primeira vez e foi selecionado para a segunda etapa, mas não chegou a ser escolhido para a exposição. “Esse ano, o concurso recebeu 1.647 inscrições de 62 países, para serem julgadas de forma online. Dessas, 245 foram selecionadas para a segunda etapa, quando as pinturas são enviadas para Londres. Com as obras em Londres, os jurados selecionaram apenas 50 obras, dentre elas, a minha”, afirma o artista, orgulhoso com o reconhecimento de seu trabalho.

O Herbert Smith Freehills é um concurso anual de retratos realizado na National Portrait Gallery, em Londres. Anteriormente conhecido como John Player Portrait Award e depois como BP Portrait Award, é o prêmio de retratos mais importante do mundo e é considerado um dos concursos de maior prestígio na arte contemporânea. Desde a sua criação, há mais de 40 anos, o concurso atraiu mais de 40 mil inscrições de mais de 100 países e a exposição foi vista por mais de seis milhões de pessoas. Esse ano são esperados em torno de 120 mil visitantes no espaço expositivo entre 11 de julho e outubro de 2024.

Gustavo Schossler estudou pintura e desenho na França, no Studio Escalier, e nos EUA com o artista Anthony Ryder. Seu foco principal está na figura e principalmente no retrato. “Busco através da escolha de meus modelos explorar conceitos sobre identidade e questionar ideais de beleza, dando visibilidade a pessoas que historicamente não foram retratadas pela pintura” reflete o artista.

Serviço

Abertura da mostra dia 11 de julho (para convidados)

Visitação de 12 de julho a 24 de outubro

Diariamente das 10h30 às 18h. Sextas e sábados das 10h30 às 21h

National Portrait Gallery – St Martin’s Place – Londres

Site e redes do artista:

http://www.gustavoschossler.com/

https://www.instagram.com/gustavoschossler/

https://www.facebook.com/gustavo.baldassoschos