A Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação de Artes Plásticas, realiza no próximo sábado, 3, a partir das 10h, oficina de grafitti com o artista Moisés Tupinambá, mais conhecido como Motu. A atividade ocorre na Estação Cidadania Restinga (rua Dr. Arno Horn, 221 – Restinga), espaço que será inaugurado e entregue para comunidade em agosto.

A oficina – um grupo de 16 alunos, pré-selecionado na Restinga, participa da oficina. A atividade encerra o ciclo de mobilização social que tem como objetivo mobilizar a comunidade para que se envolva na gestão da Estação Cidadania. A oficina irá introduzir o aluno aos conhecimentos teóricos e práticos da arte urbana com uma breve introdução sobre a origem e evolução do graffiti, referencias artísticas e mercado de trabalho. Após a introdução teórica e apresentação de materiais, serão desenvolvidos exercícios práticos de técnicas básicas de spray e stencil. O grupo também produzirá uma pintura coletiva sobre suportes de madeira.
O artista – Moisés Tupinambá, também conhecido como Motu, tem um trabalho icônico com linhas urbanas de identidade contemporânea. Seus temas, influenciados pela cultura pop, giram em torno de paisagens urbanas e personagens dotados de certo humor.

Motu explora técnicas e suportes diversos, tendo em sua produção trabalhos que vão desde o muralismo e a arte de rua até a xilogravura, cerâmica, pintura em tela e ilustração digital. O artista é integrante do coletivo PaxArt e possui um trabalho focado na ambientação de espaços, venda de originais e projetos comerciais.
Estação Cidadania – os Centros de Artes e Esportes Unificados ( CEUs) passaram a receber a denominação de Estação Cidadania pelo Ministério da Cidadania. Após a inauguração, contará com uma quadra coberta própria para a prática de vôlei e dois prédios.
Um dos prédios abrigará uma biblioteca, um telecentro (informática) e um cine teatro. Na outra edificação haverá uma sala multiuso e um espaço para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Na finalização da obra o investimento foi de R$ 1.387.958,88, oriundos de convênio com o Ministério da Cidadania.
O projeto – a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e da Cultura (SMC) reiniciou as obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Restinga, localizado na rua Arno Horn, 211, em novembro de 2017. A execução do centro, que beneficiará cerca de 50 mil pessoas do bairro e das imediações, é viabilizada por meio de um convênio com o Ministério da Cidadania. Para a continuidade da obra serão investidos R$ 1.387.958,88.
Centros – Os centros integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Os CEUs são executados com recursos do Governo Federal repassados aos estados e municípios, que são responsáveis pelas obras, aquisição de equipamentos e mobiliário, mobilização social e pela posterior gestão do equipamento.