Os escritores José Franciso Botelho e Lea Masina no projeto "Os Livros de Nossa Vida"

O projeto Os Livros De Nossa Vida da próxima segunda-feira, 13 de maio, recebe os escritores José Francisco Botelho, premiado tradutor de obras de Chaucer e Shakespeare, colunista literário da revista Veja e vencedor do Prêmio Açorianos Livro Do Ano – 2018, com o conjunto de contos Cavalos de Cronos, e Lea Masina, uma das reconhecidas críticas literárias do estado,  ex-professora da UFRGS, da PUC e ex-diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL).

Lea Masina dirigiu o IEL./ Foto: Arquivo pessoal

O coordenador de Literatura e Humanidades, da Secretaria Municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, é o mediador do encontro.  “Os escritores vão falar dos livros que os transformaram em leitores, que os marcaram a ferro e fogo, que os fizeram chorar, que os levaram ao protesto contra o mundo, que os induziram ao conformismo, ao júblio, ao tédio ou à depressão. Falarão também dos livros que deixaram de lado, que causaram engulhos, que aterrorizaram, que nunca esqueceram ou que desapareceram sem deixar maiores vestígios em sua memória”, comenta Gonzaga.

Sergius Gonzaga aconselha ao público para trazer um caderninho de notas para registrar as indicações das muitas obras que serão evocadas nesta noite especial.

O projeto – Os Livros de Nossa Vida surgiu da natural curiosidade que os leitores experimentam diante da formação literária de escritores, personalidades culturais e professores de Literatura. Quais as obras que em sua infância, juventude e maturidade os atingiram profundamente e os arrastaram para o vício da escrita e para a compulsão da leitura? Quais foram os textos que deixaram marcas indeléveis em sua personalidade? Quais os livros que amaram e não amam mais? E vice-versa, livros rejeitados na juventude e que, mais tarde, irromperam em suas existências com a força de um terremoto? Quais os textos obscenos, os textos ridículos, os textos absurdos que em várias circunstâncias, sobretudo as juvenis, cada um dos participantes leu? Qual o peso da leitura no cômputo geral da vida de cada participante do projeto?

Nos encontros, que ocorrem todas as segundas-feiras, escritores, professores, jornalistas e personalidades culturais da cidade, revelam as preferências literárias, e oferecem aos leitores não apenas um contato direto com mestres da escrita, mas sobretuto um conjunto de referências bibliográficas, com a indicação de obras marcantes na existência de cada um dos convidados.

Os Livros de Nossa Vida
Segunda-feira, 13, às 18h30
Sala Álvaro Moreyra, Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307)
Entrada franca
Estacionamento gratuito no local
Realização – Coordenação de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal de Cultura

Deixe uma resposta