Teatro de rua, de bonecos, de sala, dança e a volta do Em Ceninha estão entre as novidades desta edição que se soma ao aniversário da cidade, na Semana de Porto Alegre

O Porto Alegre em Cena segura firme o leme e aponta sua embarcação em direção aos novos horizontes. A Direção Artística do festival esteve reunida para selecionar a programação que irá compor a próxima parada do barco do Em Cena, entre os dias 16 e 26 de março em diversos espaços da cidade. Dentre os 137 projetos/espetáculos inscritos, estão os mais renomados coletivos da cidade, os longevos, os novíssimos, propostas diversificadas e conectadas com os assuntos da atualidade.

A tarefa foi árdua. “Tantos inscritos nos mostra a vitalidade das nossas artes cênicas mesmo com a pandemia e o desmonte da área cultural. A avaliação levou em conta vários critérios. Naturalmente a qualidade artística é considerada, mas também o alinhamento ao conceito que estamos construindo para o Em Cena e o equilíbrio entre as várias linguagens,” afirmam os curadores.

Para chegar ao número possível de 11 espetáculos de teatro/dança adulto e 5 de teatro para a programação do Em Ceninha – uma boa nova anunciada pelo festival -, foram observados critérios como o comprometimento com as ações afirmativas, espetáculos que tratam de povos originários e negritude, a presença das mulheres na cena, as linguagens inovadoras, a temática que conversa com nossos dias pandêmicos, políticos e polarizados, com a solidão e a incomunicabilidade. A diversidade, o teatro de rua, de bonecos, a importância das trajetórias, também foram para a balança. O resultado poderá ser conferido em diversos teatros da cidade: Renascença, Teatro da PUCRS – Prédio 40 e Salão de Atos da PUCRS, Teatro do CHC Santa Casa, Bruno Kiefer e Theatro São Pedro, além de apresentações nas ruas de Porto Alegre.

Com estes 16 espetáculos selecionados para março e duas atrações nacionais que serão divulgadas em breve, somados ainda aos 15 espetáculos de dezembro, a 29ª edição do Festival apresentará ao todo 31 espetáculos, um número acima do esperado para uma edição que se realizou sem as condições ideais.

Para que toda a cadeia das artes cênicas se sinta contemplada, o Em Cena decidiu que os espetáculos gaúchos inscritos para esta edição e que não foram contemplados nesse momento, estarão automaticamente inscritos para a seleção da 30ª edição, mediante o interesse e a confirmação entre o grupo e a produção do festival. A 30ª edição voltará ao calendário da cidade em seu mês habitual, em setembro de 2023, numa edição comemorativa destas três décadas.

Ainda para a 29ª edição do festival serão anunciadas novidades, dentre elas a programação formativa e os espetáculos nacionais convidados. A programação de março contará com um encontro com participação de convidados internacionais para discutir a dramaturgia brasileira no exterior e rearticular os festivais de teatro brasileiros e dos países de língua portuguesa.

Confira a listagem dos espetáculos gaúchos que estarão na grade de março de 2023.
Espetáculo adultos
2068 – Máscara EnCena
Trago sorte mentira & morte – Grupo Cerco
Água redonda e comprida – Geórgia de Macedo
Andaime – Geda Cia. de Dança Contemporânea
Dance a letra grupão pocket live gestos Caetano – Macarenando Dance Concept
O inverno do nosso descontentamento: nosso Ricardo III – Cia. Teatro ao Quadrado
Sob o véu de Isis – Teatro da Crueldade
Sopaporiki – Tarrafa
Espera – Cia. Incomode-te
Um fascista no divã – Reina Produções e Grupo Jogo
Jantar com Sra. Beckett – Via Expressa Coletivo Teatral
Em Ceninha – teatro para a infância e juventude
Frankinh@ uma história em pedacinhos – Projeto Gompa
Bichológico – Circo Teatro Girassol
Lampião e Maria Bonita – Mosaico Cultural
Histórias do Vovô Cascudo – Depósito de Teatro
O museu desmiolado – Trupe Onde a Palavra se Diverte
Suplentes:
Teatro adulto
Em chamas – Centauro Produções
Cães – Outro Dance
Calígula – Maria Madureira e Lisandro Belotto
Flamenco Negro – Cia de Arte La Negra/ Ana Medeiros
Em Ceninha
Louça Cinderela – Cia. Gente Falante
Brechó Humanidade – Rudinei Morales Teatro de Animação
Amazônia – Projeto Gompa
29º Porto Alegre em Cena – segunda etapa
De 16 a 26 de março de 2023
Teatros e ruas de Porto Alegre (mais informações em breve)
Ingressos (mais informações em breve)
Direção artística: Adriane Azevedo, Adriane Mottola, Airton Tomazzoni, Antônio Grassi, Juliano Barros, Renato Mendonça, Ricardo Barberena e Thiago Pirajira
Coordenação geral: Vítor Ortiz, Denise Viana Pereira e Michel Flores
Produção: Adriane Azevedo e Bruno Mros
Comunicação: Bebê Baumgarten, Aline Gonçalves, Luiza Rabello, Cláudia Rodrigues
Equipe de produção da SMC: José Miguel Ramos Sisto Junior, Claudia Pinto Alves, Ilza Maria Praxedes do Canto, Breno Ketzer Saul, Rosangela Broch Veiga e Adriana Mentz Martins
Apoio: TVE e FM Cultura 107.7
Patrocínio: Itaú, Zaffari e Panvel
Financiamento: Ministério da Cultura
Realização: PUCRS e Prefeitura de Porto Alegre/SMCEC
Produção: Voz Cultural
* Com Assessoria de Comunicação.


Deixe uma resposta