Primeira exposição “Memorial das Águas” abre na Praça da Alfândega em Porto Alegre

Memorial das Aguas - Resgate Canino - Jo Folha/ Divulgação

Coletiva aborda o tema “Voluntariado” e reúne 40 imagens em grandes formatos de 26 fotógrafos selecionados

Após seis meses em elaboração, o projeto “Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução”, que vai promover cinco exposições ao ar livre em Porto Alegre e Pelotas sobre a enchente que devastou o Rio Grande do Sul em 2024, tem abertura no dia 12 de julho (sábado), a partir das 15h, na Praça da Alfândega. Voluntariado” é o tema da coletiva que reunirá o trabalho de 26 fotógrafos selecionados durante 35 dias de convocatória pública, que poderá ser conferida até o dia 7 de agosto de 2025. A curadoria, o design expositivo e a coordenação geral são assinados por Marcos Monteiro.

Título: Um Cais de Náufragos.
Autor: Claudia Bento Alves/ Divulgação

Nas proximidades do Museu de Arte do RS (MARGS), na capital gaúcha, 16 estruturas de ferro inspiradas na obra do artista neerlandês Piet Mondrian exibirão 40 fotografias em grandes formatos.

Memorial das Aguas – Homem na agua – Ale Freitas/ Divulgação

Os critérios na escolha das imagens selecionadas englobam as imagens que cumpram o tema proposto, domínio técnico, originalidade, composição, narrativa e subjetividade. Ao considera-los, é possível selecionar fotografias que vão além do registro técnico e se tornam verdadeiras obras de arte.

Memorial das Aguas – Jane Cassol- Divulgação

Participam: Alexandre Freitas, Álvaro Sanguinetti, Amanda Agostini, Cláudia Bento Alves, Eloi de Farias, Fábio Mariot, Flávio Wild, Gerson Turelly, Guilherme Tavares, Heloiza Averbuck, Jane Cassol, Jo Folha, Jorge Lansarin, Juliano Verardi, Laura Yang, Leandro Lopes, Luis Wagner, Nely Alves, Nilton Santolin, Paulo Paim, Priscilla Ramos, Renan Lemos, Renata Zanardi, Rogério Franco, Selmar Medeiros e William Clavijo.

Memorial das Aguas – Ong All Hands limpando lares na Matias – Eloi de Farias/ Divulgação

A proposta do projeto é provocar reflexão, inspirar ações futuras e fomentar uma consciência social capaz de fortalecer a preparação e a união diante de novos desafios climáticos. As imagens revelam memórias, histórias e os impactos das águas em nossas realidades, destacando o espírito solidário e humanitário que emergiu durante as enchentes de maio de 2024. São registros autorais que provocam reflexões e inspiram, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social que nos prepare melhor para os desafios futuros — com mais organização, união e empatia.

Memorial das Aguas – Reflexos da enchente -Flávio Wild/ Divulgação

Interessados em participar das próximas mostras podem se inscrever, gratuitamente, mediante o preenchimento do formulário (https://forms.gle./gaBDqGSmWpoRbo5s9). A exigência é que sejam maiores de 18 anos e tenham registrado o lado humano, a solidariedade e o recomeço, na catástrofe que assolou a maior parte do Estado no ano passado. Cada autor poderá realizar mais de uma inscrição, podendo ser selecionado com mais de uma imagem. Todas as informações estão no site https://memorialdasaguas.my.canva.site/memorial-das-aguas.

Memorial das Aguas -Cenas de uma cidade afogada -Fabio Mariot/ Divulgação

A segunda exposição terá como foco a “Resiliência”, de 9 de agosto a 11 de setembro, com inscrições até 15 de julho (divulgação dos selecionados dia 22 de julho). E a terceira, a “Conscientização” de 13 de setembro a 9 de outubro, com – inscrições de 16 a 31 de julho (divulgação dos selecionados em 20 de agosto). Ambas serão realizadas na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, que ficou submersa pelas águas das cheias. Já em Pelotas, o cenário escolhido foi o Largo do Mercado: de 25 de outubro a 20 novembro, na exposição cujo tema é a “Gratidão” (inscrições de 1º a 31 de agosto e divulgação dos selecionados dia 25 de outubro) e de 22 novembro a 20 dezembro, “Retomada” (inscrições de 1º a 30 de setembro e resultado no dia 22 de novembro).

Memorial das Aguas -Solidariedade – Álvaro Sanguinetti/ Divulgacão

A promoção é da Galeria Escadaria, idealizada e coordenada pelo fotógrafo, designer e produtor Marcos Monteiro, que surgiu em 2021 com a proposta de levar arte de qualidade e acessível para a população, ocupou inicialmente o Viaduto da Borges de Medeiros e com as obras de restauração, migrou para o Pier do Gasômetro, ambos cartões postais de Porto Alegre. Viabilizada através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), a iniciativa tem apoio das Prefeituras Municipais de Porto Alegre e Pelotas, através de suas respectivas Secretarias da Cultura; Valorize Projetos, Gestão de Recursos e Patrocínios Ltda e CDF Locações de Materiais Cenográficos e Culturais Ltda. O patrocínio é do Grupo RBS, Paraflu do Brasil Indústria e Produtos Químicos Ltda, Nutrire Indústria de Alimentos Ltda e Soma Sul Equipamentos Ltda.

Ficha Técnica:

Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet, Galeria Escadaria e Clube Arte Para Todos

Direção e Curadoria: Marcos Monteiro

Administração e Produção: Edison Nunes

Assistente de Produção: Iessa Medeiros

Comunicação Visual: Edison Nunes e Marcos Monteiro

Execução e Logística: Acontece Eventos

Apoio: Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Pelotas, Valorize Projetos, Gestão de Recursos e Patrocínios Ltda e CDF Locações de Materiais Cenográficos e Culturais Ltda.

Patrocínio: Grupo RBS, Paraflu do Brasil Indústria e Produtos Químicos Ltda, Nutrire Indústria de Alimentos Ltda e Soma Sul Equipamentos Ltda

Servico:
Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução
Abertura: 12 de julho (sábado) de 2025, a partir das 15h.
Local: Praça da Alfândega – imediações do Margs – Centro Histórico de Porto Alegre
Encerramento: 7 de de agosto de 2025.
Visitação: Diária, ao longo de 24h.
Entrada franca