Na pequena Mampiituba, predomina a paisagem rural. São três mil habitantes com pouco ou nenhum acesso a atividades culturais. É ali, na região de Osório, já na divisa com Santa Catarina, que o projeto Semear oportuniza novas experiências na pacata cidade, unindo atividades artísticas e a sustentabilidade ambiental na comunidade escolar.
O projeto Semear – Arte Multidisciplinar, começou em março com recursos da Lei Paulo Gustavo, quando guardiãs de sementes crioulas vieram compartilhar saberes com a comunidade. Agora continua com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
A segunda edição do projeto, que começa dia 18 (as inscrições se encerram hoje), pretende aprofundar a cultura das sementes crioulas e a produção de mudas, além de oferecer novamente diversas oficinas, incluindo conceitos da Permacultura, somando conhecimentos ancestrais aos modernos, com o objetivo de mitigar o impacto ao meio ambiente.
Além das oficinas, gratuitas, três espetáculos que são referências no cenário das artes cênicas do Rio Grande do Sul serão apresentados com entrada franca para a comunidade em geral: “Bonecrônicas”, do grupo Anima Sonho com trajetória de 40 anos; “Trabalhadores”, do Ponto de Cultura Varanda Cultural, com 16 anos de história; e “Circo pra toda gente”, de Eveliana Marques Ekin – Palhaça Leontina, que contabiliza 20 anos de experiência teatral. O violonista Jorge Corrêa, da comunidade do Rio da Invernada de Mampituba, estará presente em uma das apresentações.
O público-alvo é a comunidade escolar com idade acima de 15 anos e adultos.
Programação das atividades
Oficinas, encontros presenciais e virtuais e visita ao quilombo
A jornada terá nove encontros presenciais, dois virtuais e uma visita ao Quilombo São Roque, em Praia Grande, SC, divisa com Mampituba, RS.
O projeto oferecerá oficinas que incluem expressão corporal, autocuidado, agroecologia e sustentabilidade:
-Sementes e Mudas
-Horta Fukuoka e Canteiro Agroflorestal;
-Permacultura em ambiente escolar;
-Impressão Botânica;
-Palhaçaria;
-Desenho;
-Cultura Mbyá Guarani;
-Construção de Bonecos com inclusão de LIBRAS;
-Elaboração de Projetos Culturais;
-Pintura com Tinta de Terra;
-Corporificando o Sentir.
Oficinas virtuais
-“Permacultura em ambiente escolar”, será ministrada por Skye, permacultor australiano radicado no Brasil, apresentará sua experiência junto à SEDUC do Ceará com o tema Escola Sustentável, sendo o idealizador da disciplina de Permacultura nas atividades escolares;
–Oficina com a cultura Mbyá Guarani e o processo de reconstrução da aldeia e da escola indígena, após a enchente que devastou o município de Eldorado do Sul, com o professor Artêmio Marques, da escola indígena Pekuruty. Compartilhará sua experiência com a cultura Mbyá Guarani e o processo de reconstrução da aldeia e da escola após a calamidade.
Coordenado pela atriz, bonequeira e produtora cultural Elaine Regina, a segunda edição do projeto Semear-Arte Muldisciplinar apresenta diversidade cultural, reunindo profissionais de diversas áreas: Jorge Herrmann (artista visual), Maria Aparecida da Silva e Lorena de Jesus (guardiãs de sementes), Eveliana Marques (atriz/palhaça), Patrícia Berg (produtora cultural), Ester Fabiana (arte educadora), Anete Schroder (terapeuta somática), Sarita Klasmann, Marli Damacena e Eveliana Marques (Coletivo Grimpas).
Equipe do projeto
Elaine Regina, Leandro Nunes, Tais Abel, Dinorah Araújo, Mayssa Nunes, Titi Lopes, Tamires de Moraes, Maria Zanetti da Silva (Café com Mistura), Luiz e Fernanda Ramos (Produção de orgânicos).
Produção: Ativa – arte e educação
Apoio: Morada Sustentável, ABTB – Unima Brasil (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos), Casa Odara Torres e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Mampituba/RS.
Este projeto foi contemplado no EDITAL SEDAC nº 28/2024, PNAB RS – CULTURA E EDUCAÇÃO. Conta com recursos do Ministério da Cultura, Governo Federal, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Serviço
Período das inscrições: até 16 de setembro de 2025
Vagas reservadas: 2 inscrições para PcD.
Contato para as inscrições: 51-9.9968.0605 (somente WhatsApp)
Início das oficinas: 18 de setembro de 2025
Local de desenvolvimento do projeto: Escola – EMEF Demétrio A. Fogaça, na Estrada Geral, Roça da Estância, Mampituba/RS.
(Todas as atividades serão desenvolvidas, sempre no período da tarde, às quintas-feiras).