"Seminário o divã e a tela" debate o feminismo em "Thelma e Louise", de Ridley Scott

 

No ano em que comemora seus 15 anos, o seminário “O Divã e a Tela” dará início a programação de 2019 trazendo para a discussão o road movieThelma & Louise, de Ridley Scott. Destacado como um clássico do diretor e do cinema, o filme tem como protagonistas as atrizes Geena Davis (Thelma) e Susan Sarandon (Louise), interpretando duas amigas insatisfeitas com suas vidas, que resolvem viajar durante um fim de semana em busca de liberdade e diversão. Nesta noite de retomada da programação do seminário, os psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Enéas de Souza conduzirão os debates em torno da obra apontada como feminista e, também, como uma crítica à sociedade patriarcal.

Mulher forte e decidida, Louise é uma garçonete e mora sozinha. Ao decidir viajar com a amiga, Thelma, uma dona de casa submissa ao marido, que pouco lhe dá atenção, deixa apenas um bilhete informando sobre a viagem. Na primeira parada, um bar onde todos se divertem e dançam, Thelma se embriaga e cai nas mãos de um homem que a leva para “tomar um ar”. Louise sente a falta da amiga e, quando a encontra, ela está prestes a ser estuprada. De posse da arma que Thelma havia pego nos pertences do marido, Louise dá um tiro no peito do agressor. A partir daí, elas passam a viver uma série de contratempos e situações controversas, que resultam em uma perseguição polícial. Mas, elas seguem em frente, em direção àfronteira com o México, atravessando o deserto e enfrentando seu destino. Para um fim de semana que pretendia ser de exercício da liberdade e da diversão, a vida havia lhes reservado um perigoso jogo de desafios.

    Thelma & Louise é visto como um marco no cinema feminista, ganhou vários prêmios, entre eles o Oscar e o Globo de Ouro de melhor roteiro original para Callie Khouri. O elenco secundário traz Harvey Keitel, Michael Madsen e Brad Pritt, e seu primeiro papel de destaque no cinema. Em 2016, o filme foi escolhido por integrantes da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para preservação no National Film Registry por considerá-lo “cultural, histórico ou esteticamente significativo”.

    O seminário O Divã e a Tela é uma programação mensal que acontece nas sextas-feiras na Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Os encontros promovem o debate e a troca de ideias entre os apreciadores do cinema e das artes.

Mais informações: fone: (51) 3333.2140 e www.appoa.com.br

Deixe uma resposta