Um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira, reconhecido por obras como Gato Azul, será homenageado na Bublitz Galeria de Arte. As telas e gravuras do cearense Ademir Martins estarão em uma exposição individual com vernissage no sábado, 11 de maio, das 11h às 16h, na Rua Neusa Goulart, 143, em Porto Alegre. A exposição fica no espaço até o dia 8 de junho, com entrada franca.
O artista, que faleceu em 2006, faz parte da história da arte do Brasil. Sua pintura figurativa foi premiada no Salão Nacional de Arte Moderna e na 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Popularizou a arte ao levar suas obras para programas de grande audiência na TV, como o 1º Festival de MPB da Rede Record, em 1962, e para abertura de telenovelas, como Gabriela e Terras do Sem Fim, da Rede Globo. Muito antes de Romero Brito levar a arte à cultura popular, Aldemir Martins ilustrou, nos anos 80, estampas de tecidos, porcelanas, camisetas e até latas de sorvete.
Cores intensas
Em cores intensas e com um traço característico, a obra de Martins também é uma das mais desejadas (e copiadas) entre as produzidas por artistas brasileiros. A exposição tem a chancela do Estúdio Aldemir Martins, que é conduzido por seu filho Pedro, que estará presente na vernissage em Porto Alegre.

A relação do artista com a Galeria Bublitz remonta à década de 90. Aldemir Martins fez sua primeira exposição individual no espaço da capital gaúcha, em 1995. Ao todo, suas obras estiveram presentes em sete exposições na Bublitz. Dessas, quatro foram individuais.
Nesta exposição de 2019 serão apresentadas obras do acervo da galeria e do Estúdio Aldemir Martins, incluindo 13 obras únicas em tela, como o Gato Azul, 20 gravuras recentes, além de 40 gravuras históricas do artista, que integram a coleção da família, e estarão disponíveis para aquisição na galeria
Exposição Aldemir Martins
Bublitz Galeria de Arte
Endereço: Av. Neusa Goulart Brizola, 143, esquina com a Vicente da Fontoura, 2600
Vernissage: sábado, 11 de maio, das 11h às 16h
Exposição: 11 de maio a 8 de junho