A inteligência artificial (IA) representa uma mudança de era, definiu Ramon Martins da Silva, chefe de Inteligência Artificial na Totvs, considerada uma das principais líderes no mercado brasileiro de software de gestão empresarial. A IA é comparável a outros marcos históricos como a Revolução Industrial ou o surgimento da internet.
Ela não é apenas mais um avanço tecnológico, mas um ponto de inflexão com a possibilidade de redefinir fundamentalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos na sociedade. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), dentro da “Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial”, estima de que cerca de 35 milhões de trabalhadores formais poderiam estar em risco pela automação até 2050 no Brasil.
Nesta quinta-feira (6/11) Porto Alegre foi palco da primeira edição do IA Unicórnio da Gestão – Fórum de Inteligência Artificial na Gestão Pública e Privada, com diversas palestras que proporcionaram um panorama das transformações, possibilidades e desafios que tais recursos estão promovendo nos espaços de tomada de decisão. Uma parceria da Storia Eventos com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que reuniu em sua sede, no Centro Histórico, cerca de 300 representantes dos setores público, privado e academia.
A proposta de trazer a inteligência artificial como ferramenta de elemento do cotidiano de pessoas, empresas e órgãos públicos, foi um dos destaques da imersão. “Discutimos um tema tão transformador em um dia de muita conexão com convidados dos setores público e privado. Os palestrantes vieram de diversas partes do Rio Grande do Sul e do Brasil e proporcionaram uma agenda de muito conhecimento”, disse a CEO da Storia, Beatriz Moraes.

Na palestra “Acelerando o Futuro: IA, Nuvem e Times de Elite na Era Digital”, Lino Maggi, líder de Arquitetura AWS Brasil (Amazon Web Services) abordou mecanismos para construir times de elite e implementar soluções de IA em escala empresarial. A AWS desempenha um papel crucial na estratégia de IA da Amazon, pois fornece a infraestrutura e os serviços para o desenvolvimento e implantação de soluções de IA e machine learning, um subcampo da inteligência artificial que permite que sistemas aprendam e melhorem automaticamente a partir de dados, sem serem programados explicitamente para cada tarefa.
A AWS possui a IA agêntica, um sistema autônomo que pode agir de forma independente para atingir metas predeterminadas. Diferente do software tradicional que segue regras predefinidas, a IA agêntica é proativa e pode realizar tarefas complexas sem a supervisão humana constante. “Agêntica” indica agência: a capacidade desses sistemas de agir de forma independente, mas de uma maneira orientada por metas. Eles aprendem com o ambiente e se adaptam às mudanças nas condições, permitindo que executem fluxos de trabalho sofisticados com precisão.
A conexão entre a inteligência artificial, suas ferramentas e o setor público foi abordada nos painéis, com representantes do governo do Estado do Rio Grande do Sul e da prefeitura de Porto Alegre. O secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira, apresentou os avanços recentes da Nova Estratégia Digital do Governo do Estado, como o novo portal rs.gov.br, com recomendação personalizada de serviços e a assistente digital Guria, que utiliza IA generativa para facilitar o acesso a serviços públicos, com mais de 340 mil interações e cerca de 85 mil conversas com usuários entre junho e setembro de 2025. Entre os temas mais recorrentes estão: carteira de identidade, abertura de empresas, agendamentos e consultas relacionadas a serviços estaduais.
O painel contou também com a participação da presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, e da presidente da Procempa, Débora Roesler, que abordaram a importância da integração entre municípios, estado e União na adoção de tecnologias e destacaram o papel das prefeituras e das empresas públicas municipais na modernização dos serviços.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stulp, ressaltou que a ferramenta pode colaborar com a formulação de soluções integradas a desafios recorrentes, como eficiência, uso de dados, qualidade no atendimento, inovação e, considerando a realidade gaúcha, na construção da resiliência climática. “A IA representa um mundo de oportunidades, mas é fundamental que a sociedade esteja preparada e capacitada para utilizar estas ferramentas. O tom da usabilidade e eficiência será dado pelos humanos.”
Na mesma linha, o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva, considerou que são muitas as possibilidades de uso da ferramenta no setor público, “mas é preciso entender os dados, os processos internos e, tecnicamente, o que fazer com a IA”.
Na palestra “IA na Gestão: O Custo Oculto e a Blindagem Jurídica”. O advogado Marcel Marques, sócio da MCM Advogados, alertou para os riscos legais e operacionais do uso de tecnologias de IA reforçando a importância do monitoramento constante, treinamento das equipes e assessoria jurídica especializada. “A automação traz eficiência, mas também exige responsabilidade. É preciso garantir a proteção de dados e a segurança das informações em todos os níveis da gestão”, destacou.
O sucesso e a abrangência da primeira edição já impulsionam o desenho do II Fórum, enfatizou o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto. “CIEE-s de todo Brasil estiveram participando porque o IA Unicórnio não é só de Porto Alegre ou do Rio Grande do Sul, é do Brasil e pertence à agenda nacional, tamanha importância do tema. O evento superou as expectativas, os painelistas foram extremamente felizes na escolha de seus temas, de relevância. Estamos só no aguardo da próxima edição, em 2026!”
🧭 Eixos da Estratégia Brasileira de IA (EBIA)
| Eixo | Objetivo |
|---|---|
| Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação | Fomentar soluções nacionais e remover barreiras à inovação. |
| Formação de Profissionais
|
Capacitar pessoas e formar especialistas em IA. |
| Aplicação em Setores Estratégicos | Estimular o uso de IA nos setores produtivos, públicos e de segurança. |
| Governança e Aspectos Legais | Discutir legislação e governança da IA, incluindo aspectos internacionais. |
📜 Projeto de Lei nº 2338/2023
| Elemento | Descrição |
|---|---|
| Classificação de Riscos | Classifica sistemas de IA conforme o risco à vida humana e aos direitos. |
| Autoridade Supervisora | Criação do SIA, coordenado pela ANPD, para aplicar e fiscalizar regras. |
| Responsabilidade e Transparência | Obrigações para informar usuários sobre interação com sistemas de IA. |
