Manifesto em Defesa do Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul

[Para assinar o manifesto, escreva para comitedemocracia2016@gmail.com]

A crise financeira que atinge o Estado do Rio Grande do Sul é grave e se arrasta há mais de 40 anos. Ela se aprofundou nos anos de 1990, no período de estabilização da moeda, quando o governo estadual não pôde mais se valer dos procedimentos do período de hiperinflação para camuflar suas despesas e não adotou medidas estruturais capazes de enfrentar a gravidade da crise.
As privatizações e demissões de funcionários, realizadas naquele momento, e a utilização dos recursos por elas gerados na tentativa de sanar o déficit de caixa do Estado, bem como a renegociação de sua dívida pública, firmada entre os governos estadual e federal, não resolveram o problema.
As medidas adotadas acabaram por intensificar a crise financeira do Rio Grande do Sul, na medida em que o governo estadual viu-se privado dos instrumentos necessários para apoiar o desenvolvimento da economia estadual, aumentar a arrecadação e, com isto, criar as condições para superar o déficit crônico existente em suas finanças.
A fórmula hoje proposta pelo governo Sartori para superar a crise financeira não é nova. Ela é a reedição atualizada e aprofundada de uma experiência que já se revelou ineficaz: privatização de empresas, extinção de órgãos públicos e demissão de funcionários.
Extinguir órgãos de pesquisa, tecnologia, cultura e comunicação, como são as secretarias e as nove fundações agora ameaçadas de fechamento, bem como privatizar empresas lucrativas e estratégicas – como a Sulgás, a CEEE, a Companhia Rio-grandense de Mineração e a Corag –, não resolverão o problema financeiro do Estado do Rio Grande do Sul, da mesma forma que as medidas semelhantes, adotadas na década de 1990, não o resolveram.
As fundações hoje ameaçadas prestam serviços fundamentais e muitas vezes indispensáveis ao Rio Grande do Sul, ao governo e à sua população. Sem elas, o governo rio-grandense ficará privado de importantes instrumentos públicos para o planejamento de suas ações, para a definição de políticas públicas nas áreas da saúde, da educação, do meio ambiente e da informação, entre outras. Ficará prejudicada, ainda, a produção cultural e artística, da capital e do interior, popular e erudita, de fundamental importância para a nossa memória histórica e identidade cultural.
Sem essas fundações, consultorias privadas deverão ser contratadas para prover os serviços prestados pelos órgãos que o governo pretende extinguir, por um valor, sem dúvida, muito maior do que o atualmente despendido. Além disso, a prática tem demonstrado que as consultorias privadas se utilizam de dados e estudos gerados pelos órgãos públicos de pesquisa do governo estadual, visto que são eles que produzem, de forma continuada, estudos mais aprofundados e detalhados sobre o Rio Grande do Sul.
Com o fechamento das secretarias e fundações, séries históricas de levantamento de dados serão interrompidas e corpos técnico-intelectuais maduros – importante capital para o desenvolvimento do Estado – serão desperdiçados, gerando perdas irreparáveis na capacidade do Rio Grande do Sul de continuar desenvolvendo conhecimento, tecnologia e cultura, indispensáveis para planejar o futuro.
Igualmente descabida é a proposta de venda ou federalização de empresas que geram receitas para o Estado, como é o caso das empresas de energia, combustível, mineração e serviços gráficos. Ao contrário do que se divulga, a maioria dessas empresas é superavitária: elas geram recursos e não despesas ao governo do Estado, na medida em que seus recursos de caixa são incluídos no caixa único estadual, possibilitando que o governo os utilize para realizar seus pagamentos. Além disso, os lucros e dividendos gerados por essas empresas são reinvestidos nas próprias empresas ou entregues para o Estado, que os aplica em políticas públicas como as de saúde, educação e segurança.
O conjunto de medidas de ajuste fiscal proposto pelo governo Sartori segue uma visão de Estado segundo a qual todas as atividades lucrativas, que requerem investimentos para a sua expansão, devem ficar a cargo da iniciativa privada, mesmo que sejam atividades de interesse público ou tenham valor estratégico e que boa parte dos recursos a serem investidos pelo setor privado provenha de financiamento público.
Essa visão de Estado está centrada numa lógica contábil de fechamento do caixa estadual, como se as políticas públicas devessem se reger apenas por um cálculo de equilíbrio entre entradas e saídas, menosprezando qualquer atuação estratégica por parte do Estado e de seus governos.
Há opções para equilibrar as contas públicas fora da política focada no corte de gastos. Elas passam, por exemplo, pela alteração da matriz tributária atualmente vigente, isentando produtos de consumo popular e criando alíquotas progressivas para os produtos supérfluos e os lucros não reinvestidos. Passam também pela revisão da política de incentivos fiscais até aqui adotada, sem exigência de contrapartidas a serem plenamente cumpridas pelas empresas privadas beneficiadas. Destaque-se que o déficit fiscal do Rio Grande do Sul, neste ano, será de cerca de R$ 3 bilhões, enquanto a renúncia fiscal, em forma de incentivos, chegará à casa dos R$ 9 bilhões anuais, segundo o parecer do relator da proposta orçamentária para 2017.
Esta situação indica a necessidade de reaparelhar a máquina de arrecadação tributária do Estado, de forma que, paulatinamente, o Rio Grande do Sul venha a se equiparar aos índices de arrecadação de outras unidades da federação com nível de desenvolvimento econômico semelhante.
Há que se discutir e procurar alterar, além disso, a forma como a União redistribui os recursos gerados nos Estados e Municípios federados, bem como exigir contrapartidas e ressarcimento pelos prejuízos causados ao Rio Grande do Sul pela legislação de isenção de impostos à exportação de commodities como o fumo, a soja e o milho produzidos no estado.
Por outro lado, sem que o governo estadual adote uma outra concepção de gestão, de critério de alocação de recursos, de aferição de custo-benefício e de metas programadas, a situação financeira do Estado continuará a mesma, reproduzindo por mais tempo o quadro atual.
O conjunto de medidas de ajuste fiscal encaminhado pelo governo do Estado é uma falsa solução para os problemas de hoje, sem nenhum conteúdo que revele inovações com vistas à construção de um presente e de um futuro melhores para o Rio Grande do Sul e os rio-grandenses.
Conclamamos, pois, os senhores deputados estaduais do Rio Grande do Sul a não aprovar o conjunto de medidas propostas pelo governo estadual sob a justificativa de “superar a crise”. Solicitamos que as organizações representativas de diferentes segmentos da sociedade rio-grandense sejam chamadas a debater a crise fiscal do Estado e a construir, em conjunto com o governo do Estado e a Assembleia Legislativa, uma solução estratégica voltada para a promoção do desenvolvimento econômico e social da sociedade gaúcha.
Porto Alegre, dezembro de 2016
Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito
[Para assinar o manifesto, escreva para comitedemocracia2016@gmail.com]
Assinam este documento:

  1. Adalmir Antonio Marquetti – Professor de Economia PUCRS
  2. Adelaide Maria Saez – Socióloga, Doutora em Ciência Política (UFRGS), Pós-doutoranda no Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento PUCRS
  3. Adélia Porto – Jornalista
  4. Ademir Wiederkehr – Bancário, Jornalista e Secretário de Comunicação da CUT-RS
  5. Adriana Fratoni Pereira – Servidora Pública Municipal, Estudante de Serviço Social
  6. Adriana Klein – Farmacêutica
  7. Adriana Maria Vargas Heineck – Funcionária Pública Estadual SUSEPE
  8. Adriana Paz Lameirão – Cientista Política, Doutoranda em Ciência Política UFRGS
  9. Adriane Hernandez – Artista Plástica e Professora da UFRGS
  10. Adriane Vieira – Professora Adjunto 4, ESEFID UFRGS
  11. Adriano de Vasconcelos Maboni – Engenheiro Civil – CEEE-GT
  12. Adroaldo Bauer Corrêa – Escritor, Jornalista
  13. Adroaldo Mesquita da Costa Neto – Advogado, OAB/RS 17.186
  14. Agda Gravina – Arquiteta
  15. Agemir Bavaresco – Professor do PPG de Filosofia da PUCRS
  16. Aida Maria Silva Maurmann – Aposentada, Pedagoga UFSM, especializada em Psicopedagogia e em Educação pelo Lúdico UFRJ
  17. Albertinho Luiz Gallina – Professor da UFSM
  18. Aldrin Armstrong Silva Castellucci – Professor Titular de História do Brasil
  19. Alex Leonardi – Professor de Economia – FURG
  20. Alexander Kleine – Artista
  21. Alexandre Leboutte – Jornalista Fundação Piratini
  22. Alfredo Alejandro Gugliano – Professor do PPG de Ciência Política da UFRGS
  23. Alice Becker Lewkowicz – Psicanalista, Membro Associado da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre
  24. Alice Dubina Trusz – Historiadora
  25. Aline Breyer – Advogada
  26. Almadiva Gomes do Valle – Assistente Social
  27. Aloisio Rosa de Mello – Advogado
  28. Alpheu Godinho – Cineasta e Escritor
  29. Álvaro Magalhães – Sociólogo
  30. Ana Céris dos Santos – Professora
  31. Ana Cristina Bezerril Cardoso – Profa. Doutora do Curso de Bacharelado em Tradução da UFPB
  32. Ana Lucia Amaral Ustárroz – Psicóloga
  33. Ana Lucia Fialho – Economista
  34. Ana Lúcia Tettamanzy – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  35. Ana Luiza Azevedo – Cineasta
  36. Ana Luiza de Souza Castro – Psicóloga, mestre em Psicologia Social PUCRS
  37. Ana Maria Albani de Carvalho – Professora do Instituto de Artes UFRGS, Historiadora da Arte
  38. Ana Maria Costa Beber – Doutora em Desenvolvimento Rural UFRGS e Pós Doutora em Turismo e Hospitalidade da UCS
  39. Ana Maria Costa Beber – Turismóloga UCS
  40. Ana Maria Lisboa de Mello – Professora aposentada da UFRGS e Professora da PUCRS
  41. Ana Marisa Skavinski – Agente Cultural e Assistente de Produção
  42. Ana Paula Gossmann Bortoletti – Enfermeira
  43. Ana Regina Indursky Pan – Professora de Língua Portuguesa do Estado do RS aposentada
  44. Ana Rita Vardanega Simon – Servidora pública municipal de POA e Advogada
  45. Ana Salgado – Professora da UFCSPA
  46. Ana Zeferina Ferreira Maio – Professora de Artes Visuais da FURG
  47. Analice de Lima Palombini – Professora do Instituto de Psicologia UFRGS
  48. Analucia Albuquerque Paiva – Juíza de Direito aposentada
  49. Ananyr Porto Fajardo – Odontóloga, Tradutora, Doutora em Educação
  50. Anderson Zalewski Vargas – Departamento e PPG em História na UFRGS
  51. André Marenco – Professor Titular do Departamento de Ciência Política da UFRGS
  52. André Moreira Cunha – Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais UFRGS
  53. André Reis – Professor de Relações Internacionais UFRGS
  54. André Scherer – Economista FEE e Professor universitário
  55. Andrea dos Santos – Arquiteta e Urbanista, Presidente do SAERGS – Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no estado do Rio Grande do Sul
  56. Andrea Fachel Leal – Professora do Departamento de Sociologia, PPG de Sociologia e PPG de Políticas Públicas da UFRGS
  57. Andrea Pinto Loguercio – Engenheira UFRGS
  58. Andrés Ferrari – Professor de Economia UFRGS
  59. Andres Vince – Designer gráfico
  60. Anelise Gregis Estivalet – Socióloga e Professora Universitária e Secretária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-Regional Sul
  61. Angela Aguiar – Pedagoga
  62. Angela Cristina Fiorenza – Técnica de Enfermagem
  63. Ângela Maria Santos Tavares – Programadora de computador aposentada
  64. Ângela R. Quijano – Fisioterapeuta, Mestre em Ciências do Movimento, ESEFID – UFRGS
  65. Angela Voges Pinheiro Araújo – Assistente Social
  66. Angélica Magrini Rigo – Arquiteta e Urbanista
  67. Angelina Quintana – Jornalista e Professora
  68. Angelo Tedeschi – Publicitário
  69. Antônia Mara Vieira Loguercio – Juíza do Trabalho aposentada e Advogada
  70. Antônio Carlos Porto Junior – Advogado
  71. Antonio Carlos Rossato – Cidadão
  72. Antonio Ernani Martins Lima – Economista do Badesul e Professor da UFRGS
  73. Antonio Escostseguy Castro – Advogado
  74. Antônio Inácio Andrioli – Doutor em Ciências Econômicas e Sociais UFFS Universidade Federal da Fronteira Sul
  75. Antonio M. Sansaverino – Professor do Instituto de Letras da UFRGS
  76. Antônio Tarcísio Reis – Ph.D. Professor Titular – Faculdade de Arquitetura – PROPUR – UFRGS
  77. Apolonia Ceci Pauli – Assistente Social
  78. Augusto Neftali Corte de Oliveira – Pesquisador em Ciência Política, FEE
  79. Baracat Jr. – Professor do Instituto de Letras da UFRGS
  80. Bárbara Duarte – Psicóloga
  81. Bárbara Duarte – Psicóloga
  82. Basilio Santiago – Professor do Instituto de Física UFRGS
  83. Beatriz Fontana – Doutora em Letras
  84. Beatriz Gil – Professora do Instituto de Letras UFRGS
  85. Beky Moron de Macadar – Economista – FEE
  86. Benedito Tadeu César – Cientista político, Professor do PPG de Ciência Política da UFRGS aposentado
  87. Benito Bisso Schmidt – Professor IFCH UFRGS
  88. Betânia Alfonsin – Doutora em Planejamento Urbano e Regional e Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico
  89. Bia Barcellos – Produtora Cultural
  90. Branca Cabeda Egger Moellwald – Professora Doutora em Letras, aposentada da Unijui/RS
  91. Briane Elisabeth Panitz Bica – Arquiteta Urbanista, Conservadora do Patrimônio Cultural
  92. Bruno Lima Rocha Beaklini, Doutor em Ciência política e Professor de RI Unisinos
  93. Caca Nazario – Cineasta
  94. Caio Riter – Escritor e Professor
  95. Camila Leichter – Artista visual e Mestranda em Artes Visuais, IA UFRGS
  96. Camila Monteiro Schenkel – Artista e Pesquisadora, Instituto Artes UFRGS
  97. Carina Trindade – Marcha Mundial Mulheres
  98. Carla Comerlatto Jardim – Reitora do IF Farroupilha
  99. Carla Maria F. S. Studzinski – Psicóloga
  100. Carla Maria Milani Bellini – Médica Acupunturista, sócia fundadora da Sociedade Médica de Acupuntura do RS
  101. Carlos Eduardo Scheid – Advogado
  102. Carlos Severo Dutra Filho – Professor da UFRGS
  103. Carmem Salazar de Araujo – Artista Visual
  104. Carmem Salazar de Araujo – Artista Visual
  105. Carmen Maria Craidy – Professora da Faculdade de Educação UFRGS aposentada
  106. Carmen Pio – Advogada
  107. Cássio Silva Moreira – Professor de Economia no IFRS
  108. Cátia Lopes Fagundes – Enfermeira
  109. Cátia Simon – Doutora em Letras pela UFRGS e Professora da RME de Porto Alegre
  110. Cecília Hoff – Economista da FEE e Professora de Economia da PUCRS
  111. Céli Pinto – Professora do Departamento de História da UFRGS
  112. Celso Augusto Schröder – Jornalista
  113. Cesar Dorfman – Arquiteto, professor aposentado UFRGS
  114. César Luciano Filomena – Auditor do Tribunal de Contas do Estado do RS, Dr em Ciência Política UFRGS
  115. Chico Vicente ex-presidente da CUT. Geógrafo e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais
  116. Cibele Cheron – Doutora em Ciência Política e Professora Universitária
  117. Cidara Loguercio Souza – Técnica em Assuntos Educacionais/UFRGS
  118. Clarete T. N.de David – Assistente Social e Docente/Tutora da RIS Escola de Saúde Pública do RS
  119. Clarice Falcão – Professora de História
  120. Clarissa Baumgarten (Bebe) – Jornalista na área cultural
  121. Clarisse Diefenthäler da Rosa – Radialista e Musicista
  122. Cláudia Antonini – Advogada
  123. Cláudia Caimi – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  124. Claudia Mancio – Professora da RME/ Porto Alegre
  125. Claudia Paim – Artista e Professora Instituto de Letras e Artes FURG
  126. Claudia Pereira Antunes – Pesquisadora e Trabalhadora em Educação UFRGS
  127. Cláudia Schiedeck – Professora de magistério superior do Campus Bento Gonçalves/IFRS
  128. Cláudio Accurso – Economista, Professor titular da UFRGS aposentado
  129. Claudio Cicero de Oliveira Motta – Advogado
  130. Claudir Nespolo – Presidente da CUT RS
  131. Cleci Bevilacqua – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  132. Clécio Homrich da Silva – Hospital de Clínicas de Porto Alegre, PPG Saúde da Criança e do Adolescente e Ensino na Saúde UFRGS
  133. Conrado Abreu Chagas – Professor do Instituto Federal Sul-Riograndense
  134. Constantino de Sousa – Professor de Matemática
  135. Cristiane Mota Cubas – Produtora Cultural
  136. Cristiane Vinkovski Soares – Especialista em Psicopedagogia, Professora de Língua Estrangeira Espanhol no Estado
  137. Cristiano Ruiz Engelke – Docente de Sociologia na FURG
  138. Cristina Monteiro de Andrada Luna – Professora da Universidade do Estado da Bahia UNEB
  139. Cristina Pasqualetto Rodrigues – Jornalista
  140. Cristina Passos – Economista Unisinos
  141. Cristina Rolim Neumann – Médica, Professora associada do Departamento de Medicina Social da UFRGS
  142. Daiane Neumann – Professora da UFPEL
  143. Daiane Nunes Freitas Duarte – Assistente Social
  144. Daniel Adams Boeira – Professor de Filosofia e Ativista Cultural
  145. Daniel Andrade Machado – Licenciado em Filosofia
  146. Daniel Reis Ninov – Geógrafo, Servidor Público do DMAE
  147. Daniela Borges Pavani – Professora do Instituto de Física – UFRGS
  148. Daniela Marzola Fialho – Professora Dra. Adjunto 4 da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
  149. Danielle Jacon Ayres Pinto – Professora no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria UFSM
  150. Dardo Lorenzo Bornia Junior – Professor de Ciências Sociais IFRS, Doutorando em Antropologia Social UFRGS
  151. Dario Frederico Pasche – Professor no Curso de Saúde Coletiva, da UFRGS
  152. David Stival – Professor do Unilassale
  153. Deborah Finocchiaro – Atriz Cia. de Solos & Bem Acompanhados
  154. Deborah Finocchiaro – atriz e diretora
  155. Deborah Machado – Advogada
  156. Deborah Vier Fischer – Pedagoga
  157. Denise Argemi – Advogada
  158. Denise F. Jardim – Antropóloga e Coordenadora da Coordenadoria de Acompanhamento das Ações Afirmativas da UFRGS
  159. Denise Galeazzi – Professora aposentada da Rede Estadual e do Ensino Superior
  160. Denise Jacques Barbosa – Assistente Social
  161. Denise Sales – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  162. Denise Viana Pereira – Gestora Cultural, Especialista em Economia da Cultura
  163. Denize Brum Camargo – Arquivista
  164. Diara Sartori – Analista Ambiental do IBAMA
  165. Diego Dewes – Pesquisador em Saúde Coletiva – UFRGS/UNICAMP, Mestre em Psicologia Social
  166. Diego Ellwanger – Jornalista
  167. Diego Pautasso – Professor de Relações Internacionais
  168. Dinorah Araújo – Atriz, jornalista e produtora cultural
  169. Dirlene Freitas – Professora aposentada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre
  170. Dirnei Prates – Artista Visual, Associação Vila Flores
  171. Dolores Sanches Wunsch – Professora do Departamento de Serviço Social/IP da UFRGS
  172. Doris Saraiva de Oliveira – Arquiteta
  173. Dorotea Kremer Motta – Psiquiatra, Professora do Departamento de Saúde Mental da UFPEL, aposentada; Professora de Sexualidade Humana no PPG do Instituto Abuchaim
  174. Edgar Vasques – Artista gráfico, ex-integrante do Conselho Estadual de Cultura/RS, ex delegado à Câmara Setorial das Artes Visuais do MinC
  175. Édina da Silveira Ramos Soares – Assistente Social
  176. Edson Luiz André de Sousa – Professor do Instituto de Psicologia da UFRGS
  177. Eduardo Rolim de Oliveira – Professor da UFRGS
  178. Eleandra Koch – Pesquisadora em Ciências Sociais e Servidora do INCRA
  179. Elena Salvatori ­– Professora universitária UFRGS
  180. Eliana Bermann Elson – Assistente Social
  181. Eliana Maria – Editora
  182. Eliana Maria do Sacramento Soares – Professora do PPG em Educação UCS – RS
  183. Eliana Renildy Gonzalez Rodrigues – Cidadão
  184. Eliane Carmanim Lima – Psicóloga e Socióloga
  185. Eliane Schneider Medeiros – Professora aposentada
  186. Elias Medeiros Vieira – Doutor em Ciência Política. Analista Judiciário do TRE/RS
  187. Elida Rubini Liedke – Socióloga e Professora do PPG de Sociologia da UFRGS
  188. Elisabete de Sousa Otero – Professora da Faculdade de Educação da UFRGS aposentada
  189. Elisangela Borba Bueno – Assistente social
  190. Elizabete Rocha – Professora do Departamento de Bioquímica da UFRGS, aposentada
  191. Elizabeth Baldi – Diretora Pedagógica da Escola Projeto (POA).
  192. Elizeu Beckmann – Aposentado do Banco do Brasil
  193. Elmar Bones da Costa – Jornalista
  194. Elpidio Jaques de Borba – Enfermeiro, Servidor da Secretaria da Saúde RS, Diretor do Sintergs – Sindicato dos Técnicos Científicos RS
  195. Emerson Giumbelli – Antropólogo e Professor do PPG de Antropologia da UFRGS
  196. Eneida Brasil – Professora universitária
  197. Enno Dagoberto Liedke Filho – Sociólogo e Professor do PPG de Sociologia da UFRGS
  198. Eny Dalmaso – Professora de História no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, pós-graduada em Psicologia
  199. Érika Bezerra de Meneses Pinho – Doutoranda em antropologia social no PPGAS/UFRGS
  200. Ermerson Gumbelli – Professor do IFCH, UFRGS
  201. Eugênio Aragão – Professor da UnB e ex-Ministro da Justiça
  202. Eunice Zanatta – Médica Psiquiatra
  203. Eurídice Josefina Basso Tôrres – Juíza do Trabalho aposentada
  204. Evandra Borges Dias da Rosa – Assistente Social
  205. Everton Cardoso – Professor da Unisino e Jornalista
  206. Ewelin Canizares – Química Ambiental
  207. Ezequiel Hanke – Teólogo, doutorando do PPG em Teologia da Faculdades EST – São Leopoldo
  208. Fabiana Gross Reinehr – Assistente Social
  209. Fabiana Veríssimo – Advogada, Especialista em Educação
  210. Fábio Dias Ribeiro Elste – Advogado, especialista em Direitos Humanos e Cidadania
  211. Fabíola Rohden – Professora do IFCH, UFRGS
  212. Fabrício Rocha – Psicólogo
  213. Felipe Comunello – Antropólogo e Professor do Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte da UFRGS
  214. Felipe Immich – Advogado
  215. Fernanda Bittencourt Ribeiro – Antropóloga e Professora universitária
  216. Fernanda Corezola – Socióloga Seplan/RS
  217. Fernanda Lanzarini da Cunha – Assistente Social UFRGS
  218. Fernando Corona – Músico
  219. Fernando Gertum Becker – Biólogo, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Prof. Associado, Departamento de Ecologia, UFRGS
  220. Fernando Leipnitz – Bibliotecário da UFSM, Mestrando em Patrimônio Cultura da UFSM
  221. Fernando Ungaretti – Advogado
  222. Flavio Aguiar – Escritor, Jornalista, correspondente em Berlim
  223. Flávio Fligenspan – – Professor de Economia UFRGS
  224. Flávio Ilha – Jornalista
  225. Flávio Ilha – Jornalista
  226. Flávio Saidelles – Professor do Colégio Júlio de Castilhos
  227. Flavya Mutran Pereira – Artista e Pesquisadora Instituto Artes UFRGS
  228. Francisco Marshall – Historiador, Professor da UFRGS.
  229. Franklin Cunha – Médico, escritor
  230. Gabriela Bulla – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  231. Gabriela Schneider – Advogada, Mestre em Direito Público
  232. Gerson Buss – Analista Ambiental do ICMBio
  233. Gerson Luiz de Almeida Silva – Sociólogo
  234. Gerson Madruga da Silva – Extensionista da Emater
  235. Gerson Roberto Neumann – Professor do Instituto de Letras UFRGS
  236. Getúlio Jorge Stefanello – Pro-Reitor Adjunto de Extensão – IFRS
  237. Giba Assis Brasil – Professor de Audiovisual Unisinos
  238. Gil Baumgarten Franco – Advogado
  239. Gilberto Bombardieri – Jornalista, Professor universitário
  240. Gilda Franco Jobim – Arquiteta e Urbanista – Metroplan
  241. Gilmar Gomes – Jornalista, Repórter Fotográfico
  242. Gilson Gruginskie – Professor de História
  243. Glaucia Campregher – Professora de Economia da UFRGS
  244. Gláucia Grohs – Professora da FACED/UFRGS
  245. Graça Guindani – Jornalista
  246. Graciela Quijano – Professora do Instituto de Letras da UFRGS aposentada
  247. Gregório Grise – Pós-Doutorando em Sociologa na UFRGS, Bolsita do CNPq
  248. Guilherme Castro – Cineasta e Professor universitário
  249. Guilherme G. de F. Xavier Sobrinho – Sociólogo
  250. Guilherme Nunes Serafina – Engenheiro de Computação
  251. Helen Osório – Professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas UFRGS
  252. Helena M. Cabeda Petrucci – Professora do CAU | FA – UFRGS
  253. Helgio Trindade – Professor Emérito e ex – Reitor da UFRGS
  254. Herbert Walter Hermann – Doutorando em Antropologia Social UFRGS
  255. Hermógenes Savani Filho – Professor da Faculdade de Economia da UFRGS
  256. Hugo Moller – Professor de Ensino Fundamental da Escola Waldorf Querencia
  257. Iara Nascimento – Advogada
  258. Ida VAnessa D. Schwartz – Professora do Departamento de Genética UFRGS
  259. Igor Castellano da Silva – Professor de Relações Internacionais da UFSM
  260. Igor Moraes Simões – Professor de História da Arte, Teoria e Crítica na UERGS, Doutorando PPGAV UFRGS
  261. Inês Martina Lersch – Professora da Faculdade de Arquitetura UFRGS
  262. Ingrid Gonçalves Caseira – Professora do IFRS
  263. Irene Galeazzi – Socióloga
  264. Irineu Garcia – Artista Plástico
  265. Iris Cordeiro – Médica
  266. Isabel Aparecida Bilhão – PGG-Educação/Unisinos
  267. Israel Oliveira – Trompista da OSPA
  268. Ivam Martins de Martins – Pedagogo
  269. Ivonete Pinto – Jornalista, Professora Universitária
  270. Jackson Raymundo – Mestre e Doutorando em Letras/UFRGS
  271. Jacqueline Silva – Professora do Departamento de Medicina Social UFRGS
  272. Jaime Rodrigues – Urbanista
  273. Jane Mari de Souza – Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
  274. Janete Nunes Soares – Psicologa
  275. Janete Ramalho Rodrigues – Formada em Gestão Pública e aposentada da CEEE
  276. Janice Dorneles de Castro – Professor de Economia UFRGS
  277. Jaqueline Moll – Professora da UFRGS
  278. Jaqueline Rain de Lima – Artesã
  279. Jarbas Osório – Médico, Servidor estadual
  280. Jeferson Arenzon – Professor Titular do Instituto de Física – UFRGS
  281. Jeferson Miola – Funcionário Público de Porto Alegre
  282. João Carlos Coimbra – Paleontólogo e Professor titular do PPG em GeociênciaS da UFRGS
  283. João Carlos Loebbens – Doutorando em economia/UAH – Servidor Público
  284. João Farias Rovati, Professor, Faculdade de Arquitetura/UFRGS
  285. João Luiz Becker – Professor Titular da Escola de Administração – UFRGS
  286. João Pedro Metz – Contador
  287. João Wolhfart – Professor de Filosofia
  288. Joaquim Alberto Vasconcellos – Analista do Banco do Estado do Rio Grande do Sul
  289. Joaquim Terra Pinto – Professor municipal e ex dirigente da ATEMPA
  290. Jocemara Neves Boeck – Assistente Social
  291. Joel Santana da Gama – Mestre em História/Professor
  292. Jorge Alberto Benitz – Consultor Técnico
  293. Jorge Alberto Buchabqui – Professor Associado, FAMED/UFRGS
  294. Jorge Augusto Silveira Verlindo – Sociólogo FEE
  295. Jorge Barcellos – Doutor em Educação/UFRGS, Pesquisador do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre
  296. Jorge Branco – Sociólogo, mestrando em Ciência Política UFRGS
  297. Jorge Furtado – Cineasta
  298. Jorge Luiz Garcia de Souza – Advogado
  299. Jorge Santos Buchabqui – Advogado
  300. Jorge Tadeu Maurmann – Aposentado, Agrônomo, Arquiteto, Engenheiro Civil (UFRGS)
  301. José Antônio Tavares – Técnico em TI, Militante do Movimento Software Livre
  302. José Beltrame Neto – Médico
  303. José C. Baracat Jr. – Professor do Instituto de Letras da UFRGS
  304. José Carlos Freitas Lemos – Professor Arquitetura e Urbanismo UFRGS
  305. José Carlos Moreira da Silva Filho – Professor da Faculdade de Direito da PUCRS / Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ
  306. José Clovis de Azevedo – Professor Mestrado IPA
  307. José Fernando Cardoso – Jornalista, Radialista, Pós Graduando em Produção e Revisão Textual UniRitter
  308. José Francisco Kanarzveski – Economista, ex-presidente do Conselho Regional de Economia/RS e ex- Diretor do Centro de Ciências Econômicas da UNISINOS
  309. José Joaquim Marchisio – Conselheiro da Sociedade de Economia RS e Diretor do Sindicato dos Economistas RS
  310. José Oscar Paz – Engenheiro Eletricista aposentado
  311. José Otávio Teixeira – Fotógrafo
  312. José Ricardo Costa – Professor da Faculdade de Direito da FURG
  313. Josué Krug – Músico e Estudante de História da Arte
  314. Josué Martins – Auditor Externo do TCE-RS, Presidente do CEAPE-Sindicato e membro da Coordenação do Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida Pública
  315. Jucemara Beltrame – Advogada
  316. Juliana Botelho Foernges – Advogada, mestranda em Ciência Política
  317. Júlio Cesar de Oliveira – Professor UFRGS
  318. Julio Eduardo Rohenkohl – Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM
  319. Júlio Elmar Vargas – Economista
  320. Julio Xandro Heck – Professor EBTT, Área Biotecnologia, Campus Porto Alegre – IFRS
  321. Jussara Kalil Pires – Socióloga
  322. Jussara Mendes – Docente do Instituto de Psicologia, Curso de Serviço Social/ UFRGS
  323. Jussara Rosa Cony – Farmaceutica, funcionaria aposentada da UFRGS
  324. Karina Lanfredi – Psicóloga
  325. Karina Lucena – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  326. Karyne Maurmann – Bióloga, Mestre em Ecologia (UFRGS), titular da “Ar Ambiental” – Educação Ambiental
  327. Katemari Rosa – Professora Doutora da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/PB
  328. Laura Bannach Jardim – Professora da Faculdade de Medicina da UFRGS
  329. Lavinia Schuler-Faccini – Professora Titular Departamento de Genética UFRGS
  330. Lea Epping – Cientista Social
  331. Leila Dalpiaz de Mattos – Cientista Social
  332. Leila Rechenberg – Professora do curso de Fonoaudiologia da UFRGS
  333. Leila Thomassim – Assistente Social
  334. Léo Bastos – Estudante de Direito, ativista do movimento estudantil e militante do Levante Popular da Juventude
  335. Leonardo Antunes – Professor do Instituto de Letras da UFRGS
  336. Leonardo Gregory Brunnet – Professor do Instituto de Física UFRGS
  337. Leonardo Kauer Zinn – Advogado
  338. Leonardo Leal Loureiro de Lima – Bacharel em Artes Visuais UFRGS
  339. Leonardo Melgarejo – Engenheiro Agrícola, Doutor em Engenharia de Produção
  340. Leonardo Melgarejo – Engenheiro Agrônomo, Presidente da AGAPAN
  341. Letânia Menezes – Jornalista
  342. Liana Borges – Professora, Doutora em Educação pela UFRGS
  343. Liana Timm – Artista multimídia
  344. Liane Schneider – Professora, Dra. PPGL UFPB
  345. Lígia Kranen – Fonoaudióloga
  346. Ligia Mori Madeira – Professora do Departamento de Ciência Política UFRGS
  347. Lilian Beatriz Castro – Professora de História na PMPA
  348. Lilian Ramos – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  349. Liliana Reinbold Thedy – Assistente Social
  350. Lisandra Goncalves Gutierres – Assistente Social
  351. Loiva Beatriz Diedrich – Assistente Social
  352. Lorena Holzmann – Socióloga, Professora do PPG de Sociologia da UFRGS aposentada
  353. Lourdes Rossoni – Funcionaria do Banrisul, ex-diretora do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre
  354. Luci Teresinha Malickovski – Auxiliar de Enfermagem
  355. Lucia Camini – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  356. Lúcia Carpena – Professora do Instituto de Artes da UFRGS
  357. Lucia Maria Goulart Jahn – Jornalista, Técnica em Cultura
  358. Luciana Maria de Aragão Ballestrin – Professora do PPG de Ciência Política da UFPel
  359. Luciana Paiva Coronel – Professora de Letras da FURG
  360. Luciana Pazini Papi – Cientista Política
  361. Luciana Petrucci Gigante – Médica, Consultório em Porto Alegre
  362. Luciane Borges – Advogada
  363. Luciane Leipnitz – Professora do Curso de Bacharelado em Tradução da UFPB
  364. Luciane Sgarbi S. Grazziotin – PPGEdu UNISINOS
  365. Luciano Miranda – Professor da UFSM – Núcleo de Análise das Variações na Economia Política dos Direitos Fundamentais e Tecnologias de Informação e Comunicação
  366. Luciene Simões – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  367. Lucimar Fátima Siqueira – geógrafa
  368. Lucimar Rodrigues de Souza-Assistente Social
  369. Lucio Costa – Advogado
  370. Lúcio Jorge Hammes – Professor da UNIPAMPA e do PPGEdu da Unipampa
  371. Lucio Olímpio de Carvalho Vieira – Professor do IFRS
  372. Luís Augusto Fischer – Professor da UFRGS
  373. Luís Felipe Rhoden Freitas – Professor do IFRS
  374. Luiz Alberto Atz – Administrador, aposentado
  375. Luiz Antonio Grassi – Engenheiro
  376. Luiz Augusto Faria – Professor de Economia e de Relações Internacionais UFRGS
  377. Luiz Carlos Pinheiro Machado – Professor Catedrático da UFRGS, aposentado
  378. Luiz Claudio Knierim – Professor de História
  379. Luiz Eduardo Achutti – Fotógrafo, Antropólogo e Professor do IA da UFRGS
  380. Luiz Fernando Silva Bilibio – Professor da Faculdade de Educação da UFRGS
  381. Luiz Lopes Burmeister – Advogado
  382. Luiz Octavio Vieira – Médico, Advogado, ex-presidente da FIERGS e do Banco Meridional, ex-Secretário de Assuntos Internacionais do RS
  383. Luiz Roberto P. Targa – Cozinheiro
  384. Luiza Cheuiche Fendt – Arquiteta e Urbanista
  385. Luiza Milano – Professor do Instituto de Letras da UFRGS
  386. M a r c e l o K o c h – Arquiteto
  387. Magda Barros Biavaschi – Desembargadora aposentada do TRT 4, pesquisadora no CESIT/UNICAMP
  388. Magda França – Assistente Social
  389. Magda Heloisa Santos Freitas – Engenheira Civil, aposentada da CORSAN
  390. Mailiz Garibotti Lusa – Professora do Departamento de Serviço Social UFRGS
  391. Maira Baumgarten Correa – Professora de Sociologia da UFRGS
  392. Mara Feltes – Executiva Nacional DIEESE e CUT, Direção Semapi
  393. Marcelo Armani – Artista
  394. Marcelo Bornia – Advogado
  395. Marcelo de Oliveira – Tecnólogo em telecomunicações, Especialização em Eficiência Energética e em Sociologia
  396. Marcelo Gobatto – Artista visual e docente do Instituto de Letras e Artes FURG
  397. Marcelo Kunrath Silva – Professor do PPG de Sociologia da UFRGS
  398. Marcelo Milan – Professor de Economia e Relação Internacionais UFRGS
  399. Marcelo Soares – Sociólogo
  400. Marcia Barbosa – Professora do Instituto de Física da UFRGS.
  401. Márcia Helena Jung Martins – Pedagoga
  402. Marcia Jacoby – Assistente Social
  403. Marcia Nectoux – Assistente Social
  404. Marco Antônio Fronquete – Técnico da UFRGS
  405. Marco Cepik – Professor Associado UFRGS, Pesquisador do CEGOV
  406. Marco Weissheimer – Jornalista
  407. Marcos de Souza Fialho – Analista Ambiental do ICMBio
  408. Marcos Diligenti – Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PUCRS
  409. Marcos Fagundes Salomão – Juiz do Trabalho TRT 4ª Região
  410. Marcos Goldnadel – Professor do Instituto de Letras UFRGS
  411. Marcos Idiart – Professor do Instituto de Física – UFRGS
  412. Marcos Todt – Mestre em Ciências Sociais e Vice-Presidente da APCEF/RS
  413. Margarete Costa Moraes – Professora aposentada, ex Secretária de Cultura de Porto Alegre
  414. Margarete de Fátima Vieira – Educadora Social
  415. Mari Helem Rech Rodrigues – Médica Gastroenterologista
  416. Maria Amélia Bulhões – Professora do PPG Artes Visuais Instituto de Artes UFRGS
  417. Maria Augusta de Mattos – Analista Judiciária aposentada TRT4
  418. Maria Bernadete D’Avila de Bem – Professora da rede pública estadual (RS) e municipal de Porto Alegre
  419. Maria Carmen Silveira Barbosa – Professora da FACED UFRGS
  420. Maria Cristina Leandro Ferreira – Professora do Instituto de Letras da UFRGS.
  421. Maria da Glória de Paula – Assistente Social
  422. Maria da Graça Pinto Bulhões – Socióloga, Professora da UFRGS aposentada
  423. Maria Dalila Bohrer – Arquiteta e Urbanista
  424. Maria de Fátima Baierle – Socióloga e Professora aposentada
  425. Maria de Lourdes Duque-Estrada Scarparo – Psicóloga
  426. Maria do Carmo Gonçalves Curtis – Professora da Faculdade de Arquitetura UFRGS
  427. Maria Elisabete Fiori – Cidadã porto-alegrense
  428. Maria Éster Marques Cesar – Advogada
  429. Maria Fernanda Landim – Assistente Social
  430. Maria Helena Bernardes – Artista Visual, Professora de História e Teoria da Arte
  431. Maria Helena Oliveira – Diretora do SEMAPI/RS
  432. Maria Hermínia Ribeiro- Funcionária Pública Municipal, Nutricionista/SMED
  433. Maria Isabel da Jornada – Socióloga
  434. Maria Ivone dos Santos – Artista e Professora do Instituto de Artes da UFRGS
  435. Maria Izabel Noll – Cientista Política, Professora do Departamento de Ciência Política UFRGS
  436. Maria José Lanziotti Barreras – Professora de História da PUCRS aposentada
  437. Maria Josefina Becker – Assistente social
  438. Maria Júlia Padilha Macagnan – Professora Universitária
  439. Maria Lúcia Moritz – Cientista política, Professora da UFRGS
  440. Maria Luísa Xavier – Professora da Faculdade de Educação da UFRGS
  441. Maria Luiza Coletto Imbert – Psicóloga
  442. Maria Luiza de Carvalho Armando – Doutora em Sociologia da Literatura, Professora do Instituto de Letras da UFRGS aposentada
  443. Maria Luiza de Carvalho Armando – Professora universitária federal da UFRGS
  444. Maria Luiza Saraiva Pereira – Professora do Instituto de Ciências Básicas da Saúde UFRGS
  445. Maria Regina Jacob Pilla – Tradutora e escritora
  446. Maria Rosa Fontebasso – Professora Doutora em Educação
  447. Maria Sallet Leitão Domingues – Odontóloga
  448. Maria Tereza Boaz – Médica
  449. Maria Tereza Flores Pereira – Professora da Escola de Administração da UFRGS
  450. Maria Valesca Santos de Assis Brasil – Professora Especialista em Ciências da Educação, Escritora
  451. Mariana Elisa Becker Marques – Assistente Social
  452. Marília Saldanha da Silva – Psicoterapeuta Corporal, Doutoranda Psicologia Social Institucional UFRGS
  453. Marília Veronese – Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unisinos
  454. Marilu Goulart – Psicóloga
  455. Marinês Z. Grando – Economista da FEE aposentada
  456. Mário Corbonell Neto – Servidor Público da Justiça do Trabalho
  457. Mário Francisco Giani Monteiro – Médico de saúde pública e Professor aposentado do Instituto de Medicina Social da UERJ
  458. Mário Madureira – Advogado
  459. Mário Monti de Vasconcellos Silva – Administrador de Empresas e Especialista em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais Contemporâneas
  460. Mário Ruy Zacouteguy – Professor da PUCRS e UNISINOS aposentado
  461. Mário Teza – Ativista software livre, Presidente da Procempa
  462. Marisa S. Grassi – Advogada
  463. Maristela Penteado – Assistente Social
  464. Marta Borba – Assistente Social, Diretora técnica da Fundação de Assistência Social e Cidadania
  465. Marta Marques – Pedagoga, Doutoranda em Educação pela UNISINOS
  466. Mateus Freitas Cunda – Psicólogo
  467. Maurício Assumpção Moya – Professor de Ciência Política da UFRGS
  468. Mauro Moura – Músico
  469. Mercedes Maria Logercio Cánepa – Professor de Ciência Política da UFRGS, aposentada
  470. Miguel da Costa Franco – Escritor e roteirista
  471. Milena Dugacsek – Professora, Musicista, Mestre em Antropologia
  472. Milene Lattuada – Assistente Social
  473. Milton Ribeiro – Jornalista
  474. Miriani G. Pastoriza – Professora do Departamento de Astronomia – Instituto de Física – UFRGS
  475. Mirna Spritzer – Atriz e Professora do PPGAC/UFRGS
  476. Moisés Mendes – Jornalista
  477. Mónica Concha Amin – Professora de Gestão em Saúde da UFCSPA
  478. Naia Oliveira – Socióloga, Pesquisadora da FEE, Conselheira da Fundação Gaia
  479. Naiara Vieira – Assistente Social
  480. Nair D´Agostini – Professora e Pesquisadora Teatral UFSM aposentada
  481. Nair Iracema Silveira – Doutora em Educação/UFRGS
  482. Naira Lima Lapis – Socióloga, Professora de Sociologia da UFRGS – Aposentada
  483. Natália Labella – Professora do Instituto de Letras UFRGS
  484. Natasha Maurmann – Farmacêutica, Doutora em Neurociências, UFRGS e UCL Londres
  485. Nei Lisboa – Compositor
  486. Nei Vargas da Rosa – Doutorando Artes Visuais UFRGS
  487. Nelson Rego – Escritor e geógrafo, Professor no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS
  488. Nelton Luis Dresch – Professor adjunto 4, DEC FACED UFRGS
  489. Néstor Monasterio – Diretor e Produtor Teatral
  490. Neusa Maria dos Santos – Advogada
  491. Neuza Guareschi – Professora UFRGS
  492. Nicole Duprat – Assistente Administrativo
  493. Nilo Ricardo da Silva Prunes – Publicitário
  494. Nina Camarano – Assessora Jurídica
  495. Nize Costa Nunes – Cidadã
  496. Norma Lucia Souza – Servidora pública federal IBGE
  497. Octavio Conceição – Professor de Economia UFRGS
  498. Odete Bresolin – Professora Aposentada
  499. Odinei Bueno Gonçalves – Professor e Advogado
  500. Olga Garcia Falceto – Docente convidada da Faculdade de Medicina da URGS
  501. Olga Nancy P. Cortés – Psicóloga, Doutoranda em Filosofia PPG Filosofia/PUCRS
  502. Ondina Fachel Leal – Professora do Departamento de Antropologia UFRGS aposentada
  503. Orlando Venâncio dos S. Filho – Advogado
  504. Oscar Martins Neto – Assistente Social
  505. Oscar Plentz – Advogado
  506. Osvaldo Casares Pinto – Reitor do IFRS
  507. Otávio Nunes – Psicanalista
  508. Patrícia Mello – Advogada, Musicista e Membro Titular do Colegiado Setorial de Música do Conselho Nacional de Política Cultural/MinC
  509. Patrícia Reuillard – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  510. Paula Sandrine Machado – Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS
  511. Paulo A Cabral – Doutor em Informática na Educação, Jornalista / Diretor de Vídeo
  512. Paulo Canavezi – Músico e Servidor Público
  513. Paulo Coimbra Guedes – Professor do Instituto de Letras da UFRGS
  514. Paulo de Tarso Carneiro – Militante Direitos Humanos Comitê Carlos de Ré
  515. Paulo Machado Mors – Professor do Instituto de Física da UFRGS
  516. Paulo Peres – Professor do Departamento de Ciência Política da UFRGS
  517. Paulo Renato Silveira Bica – Arquiteto e Urbanista, Professor Universitário
  518. Paulo Roberto Tiecher de Jesus – Funcionário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
  519. Paulo Roberto Wunsch – professor de Sociologia- IFRS
  520. Paulo Timm – Economista IPEA aposentado
  521. Pedrinho Figueiredo – Músico
  522. Pedro Cezar Dutra Fonseca – Economista, Professor da Faculdade de Economia UFRGS
  523. Pedro Luiz da Silveira Osório – Jornalista e Professor universitário
  524. Rafael Alves da Cunha – Economista, Dirigente da SOCECON/RS e SINDECON/RS
  525. Rafael Machado Madeira – PPG Ciências Sociais da PUC/RS
  526. Rafael Pavan dos Passos – Arquiteto e Urbanista
  527. Raquel Abrantes Pego – Socióloga, Professora visitante UnB
  528. Raquel Fabiana Lopes Sparemberger – Professora Adjunta da FURG, PPG do Programa de Mestrado em Direito da FUR, Pós-doutora em Direito
  529. Raquel Paese – Advogada
  530. Raul Ellwanger – Músico e ativista de DDHH
  531. Regina Abrahão – Diretora Colegiada Semapi
  532. Reginete Souza Bispo – Cientista Social, Coordenadora da Akanni – Instituto de Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnias
  533. Rejane Cecília Barbosa de Almeida – Mestre em Filosofia, Professor Estadual
  534. Rejane Pizzato – Assistente Social
  535. Renata Bocorny de Azevedo – Analista Ambiental do ICMBio
  536. Renata de Matos Batillana Matias – Professora
  537. Renato Borges de Medeiros – Engenheiro Agrônomo
  538. Ricardo César Gadelha de Oliveira Júnior – Analista Pesquisador na Fundação de Economia e Estatística, Doutorando em Antropologia Social – PPGAS – UFRGS
  539. Ricardo Dathein – Professor do PPG em Economia da UFRGS
  540. Ricardo Fragoso – Músico
  541. Ricardo Fritsch – Analista de sistemas – Associação Software Livre.Org
  542. Ricardo Rondinel – Departamento de Economia e Relacoes Internacionais da UFSM
  543. Ricardo Timm de Souza – Professor PPG Filosofia PUCRS
  544. Rita Buttes – Terapeuta Ocupacional, Funcionária Pública da Saúde Municipal de Porto Alegre, Membro do Cebrapaz RS e da ACJM/RS
  545. Rita Zanon – Advogada
  546. Róber Iturriet Avila – Professor de Economia e Pesquisador Unisinos e FEE
  547. Roberto Carlos de Assis – Presidente da Associação dos Pesquisadores em Tradução ABRAPT
  548. Roberto Costa Fachin – Professor Titular Aposentado Escola de Administração – UFRGS
  549. Roberto Jorge de Freitas Filhos – Tecnologista sênior, Engenheiro IBGE
  550. Roberto M. Bossle – ex Presidente do Sindicato dos Administradores do RS e da Federação Nacional dos Administradores
  551. Roberto Pereira da Rocha – Economista FEE
  552. Roberto Pesavento – Economista, Faculdade de Economia da UFRGS
  553. Roberto Vlimar Satur – Professor UFPB
  554. Robeto Iglesias – Professor Instituto de Física – aposentado – UFRGS
  555. Rochele Fellini Fachinetto – Professora Sociologia UFRGS
  556. Rodrigo de Assis Brasil Valentini – Historiador e Educador Popular
  557. Rodrigo dMart – Jornalista, músico, escritor e produtor cultural
  558. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo – Sociólogo e Coordenador do PPG em Ciências Sociais da PUCRS
  559. Rodrigo Morem da Costa – Doutor em Economia, Pesquisador da FEE
  560. Rogéria Costa Pereira Doutora em Linguística – Professora da Universidade Federal do Ceará
  561. Rogério Guimarães Oliveira – Advogado
  562. Rolf Jesse Fürstenau – Cientista Social
  563. Rommulo Vieira Conceição – Professor do Instituto de Geociências UFRGS
  564. Rômulo Plentz Giralt – Professor do Departamento de Arquitetura da UFRGS
  565. Ronaldo Herrlein Jr. – Professor de Economia UFRGS
  566. Rosa Chieza – Professora de Economia UFRGS
  567. Rosa Maria de Oliveira Graça – Professora do Instituto de Letras da UFRGS
  568. Rosa Maria Spolavori Martins – Assistente Social
  569. Rosa Maris Rosado – Professora e Doutora em Geografia pela UFRGS
  570. Rosana Almendares – Artista Visual e Designer – Sócia na empresa Design de Atelier
  571. Rosana Pinheiro Machado – Antropóloga, Professora visitante Universidade de São Paulo USP
  572. Rosana Soares – Professora de Ciência Política da UFSM
  573. Rosane Borges Leite – Jornalista
  574. Rosângela Cabral – Empresária
  575. Rosângela Carvalho – Socióloga, Professora na Rede Estadual
  576. Rose Mossmann Sortica – Servidora Pública Estadual RS
  577. Rosely Cassou Barbosa – Assistente Social
  578. Rosilma Diniz Araujo – Professora Ms.do Departamento de Letras Estrangeiras ModernasUFPB
  579. Rosinha da Silva Machado Carrion – Professora da Escola de Administração UFRGS
  580. Rozane Dalsasso – Professora e ativista cultural
  581. Rualdo Menegat – Geólogo, Professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS
  582. Russel Teresinha Dutra da Rosa – Professora Faculdade Educação UFRGS
  583. Sady Jacques – Servidor Público da PROCERGS e Coordenador geral da Associação Software Livre.Org
  584. Salete Moraes – Socióloga, Doutora em Educação e Professora universitária
  585. Salma Cafruni – Arquiteta
  586. Salvatore Santagada – Sociólogo da FEE, aposentado
  587. Samanta Franskoviak – Assistente Social
  588. Sandra Bitencourt – Jornalista, Doutora em Comunicação pela UFRGS
  589. Sandra D. Torossian – Professora do Instituto Psicologia UFRGS
  590. Sandra de Deus – Professora UFRGS
  591. Sandra Fagundes – Psicóloga, ex-Secretária Estadual de Saúde do RS
  592. Sandra Loguercio – Professora da Letras/UFRGS
  593. Sandra Mara Pereira Nunes – Assistente Social
  594. Sandro Rocha Peres – Engenheiro Eletricista aposentado CEEE
  595. Santiago Neltair Abreu – Cartunista
  596. Sara Oliveira Cardoso – Pedagoga
  597. Sebastián Gonçalves – Professor do Instituto de Física – UFRGS
  598. Selma Schiedeck – Professora estadual aposentada
  599. Sérgio Alexandre Ramos González – Vice-Presidente da Sociedade de Economia do RS e Diretor do Sindicato dos Economistas do RS
  600. Sérgio Endler – Jornalista, Radialista e Professor universitário
  601. Sérgio Kapron – Economista, doutorando em Economia do Desenvolvimento UFRGS
  602. Sérgio Macedo – Advogado
  603. Sérgio Menuzzi – Professor do Instituto de Letras UFRGS
  604. Sérgio Prieb – Professor de Economia da UFSM
  605. Silvana Bojanoski – Professora da UFPel
  606. Silvana Krause – Cientista política, Professora do PPG de Ciência política UFRGS
  607. Simone Araújo Machado – Assistente Social
  608. Simone Belloli Rillo – Assistente Social
  609. Simone Bittencourt Andara – Fonoaudióloga na Saúde Pública
  610. Simone Mainieri Paulon – Laboratório Interdisciplinar de Políticas Públicas – PPG Psicologia Social e Institucional – PPG de Saúde Coletiva UFRGS
  611. Simone Ritta – Assistente Social
  612. Simone Valdete dos Santos – Professora da Faculdade de Educação
  613. Sirlene Maria Gonçalves de Souza – Assistente Social
  614. Sonia Mara M. Ogiba – Psicanalista e Professora da UFRGS
  615. Soraya Cortes – Socióloga e Professora do PPG de Sociologia da UFRGS
  616. Soraya Maria Dias Nicolaidis – Assistente Social
  617. Suelen Aires Gonçalves – Mestranda Programa de Pós – Graduação em Ciências Sociais PUCRS, Membra da Direção Nacional do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM)
  618. Suely Dadalti Fragoso – Professora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
  619. Susana Gastal – Jornalista, Professora do PPG Turismo da Universidade de Caxias do Sul
  620. Susana Londero – Professora Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação Voltadas à Educação
  621. Suzana Albornoz – Professora aposentada da FURG
  622. Suzana Leão – Artesã

623.      Tagore Vieira Rodrigues – Professor de História do Estado aposentado e Historiador aposentado da SMC/Prefeitura Municipal de POA

  1. Tamara Hauck – Jornalista
  2. Tânia Ehlers Brandão – Pedagoga
  3. Tania Liparini Campos – Doutora em Linguística aplicada, Profa. Adjunta da UFPB
  4. Tânia Santos Coelho de Souza – Socióloga e Servidora Pública
  5. Tarson Núñez – Doutor em Ciência Política, Pesquisador da FEE
  6. Tatiana Brocardo de Castro – Professora de Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci e Servidora Pública do Município de Triunfo
  7. Tatiana Xavier – Historiadora, Militante e Ativista dos Direitos Humanos

631.      Tatiane Konrad – Advogada

  1. Tatiane Reis Vianna – Psicóloga, Psicanalista, trabalhadora do SES, APPOA e Instituto APPOA

633.      Teresa Cristina Schneider Marques – Cientista Política, Professora do PPG em Ciências Sociais PUCRS634.      Thiago Ingrassia Pereira – Sociólogo, Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul

  1. Tiago dos Santos Rodrigues – mestrando em filosofia da PUCRS
  2. Tiago Holzmann da Silva – Arquiteto e Urbanista
  3. Tiago Martinelli – Professor do Departamento de Serviço Social da UFRGS
  4. Tisiane Mordini de Siqueira – Advogada
  5. Ubiratã Kickhöfel Alves – Professor Adjunto da UFRGS
  6. Ubiratan de Souza – Economista UNEB
  7. Uriel Battisti – Arquivista
  8. Valdir Flores – Professor do Instituto de Letras da UFRGS

643.      Valéria Raquel Bertotti – Professora do Curso de Arquivologia FABICO/UFRGS

  1. Vanessa Castro Alves – Assistente Social
  2. Vanessa Pereira Schimitz – Assistente Social
  3. Vânia Naomi Hirakata – Estatística
  4. Vera Haas – Professora e Pesquisadora do IFSUL – Instituto Federal Sul-rio-grandense
  5. Vera Ione Molina – Escritora
  6. Vera Lúcia Inácio de Souza – Psicóloga da UFRGS, Conselheira do COEPEDE
  7. Vera Lucia Maciel Barroso – Historiadora Centro Histórico Cultural Santa Casa
  8. Vera Regina Reis Pinto – Jornalista
  9. Vera Spolidoro – Jornalista
  10. Vera Teixeira de Aguiar – Professora Titular aposentada da FALE/PUCRS
  11. Vera Troller Guilhermano – Psicóloga
  12. Veridiana Farias Machado – Educadora Social
  13. Victor Hugo Santana – Economista, Professor universitário
  14. Victoria Irisarri – Doutora em Antropologia Social (UFRGS)
  15. Vinicius de Lara Ribas – Doutorando em Ciência Política (UFRGS)
  16. Vinícius Galeazzi – Engenheiro Civil
  17. Vitor Ortiz – Gestor Cultural
  18. Viviane Falkembach – Produtora Cultural
  19. Viviane Silva Ramos – Pro-Reitora de Extensão – IFRS
  20. Volmir Duarte – Economista – BRDE
  21. Volnei Borba Gomes – Consultor Nacional Sebrae, SGC e Contador
  22. Volnei Picolotto – Doutor em Economia/UFRGS e servidor da SEFAZ/RS
  23. Walter Morales Aragão – Professor efetivo de Filosofia e Ética da Univates
  24. Zélia Leal Adghirni – Jornalista e Professora da Universidade de Brasília
  25. Zorávia Bettiol – Artista Plástica, Designer e Arte Educadora

Deixe uma resposta