Operação terra arrasada

Avança o processo de cassação de Eduardo Cunha, o homem todo poderoso do governo Temer e, com ele, a possibilidade de sua metralhadora giratória abater grande parte dos próceres da República, incluindo principalmente os atuais inquilinos do poder, encastelados no governo interino.
Na mesma direção aponta o canhão dos pedidos de prisão de Romero Jucá, de Renan Calheiros e de José Sarney. Se abrirem a boca, a casa cai e, com ela, o governo Temer.
O envio das investigações envolvendo Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, determinado pelo ministro Teori Zavascki, do STF, abre as portas para sua prisão, alvo maior e ambicionado por Moro desde o episódio da “condução coercitiva”, realizada no dia 4 de março deste ano e frustrada por “fogo amigo” desferido por integrantes da própria força de ocupação.
As delações premiadas, que antes envolviam apenas petistas e integrantes da base de apoio do governo Dilma, agora atingem também Marina Silva e, quiçá, Aécio Neves e José Serra, mantidos até aqui a salvo pelas barricadas levantadas pelo ministro Gilmar Mendes.
O estrago promovido pela Procuradoria Geral da República associada à Operação Lava Jato promete não deixar pedra sobre pedra no universo político brasileiro.
Atinge também a economia, paralisa os investimentos e aprofunda a crise geral do país.
A Itália, depois da Operação Mãos Limpas (1992/1996), que combateu a corrupção e varreu os partidos e políticos que haviam exercido o poder político no país desde o final da Segunda Guerra Mundial (1945), até hoje não se recompôs.
A eliminação dos políticos tradicionais levou ao poder representantes diretos das máfias italianas. À frente deles, Sílvio Berlusconi exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro Ministro) por um total de nove anos, durante o período de 1994 a 2011.
O colapso político e também econômico produzido pela Operação Mãos Limpas na Itália ainda não foi totalmente superado.
O que acontecerá com o Brasil, sua economia e suas instituições políticas após a operação terra arrasada, ora em curso?
http://jornalggn.com.br/noticia/o-desastre-politico-e-economico-da-operacao-maos-limpas-por-motta-araujo
 
 

Deixe uma resposta