Autor: da Redação

  • Incluído no Programa Orla, Viaduto Otávio Rocha terá R$ 15 milhões para revitalização

    Incluído no Programa Orla, Viaduto Otávio Rocha terá R$ 15 milhões para revitalização

    A prefeitura vai encaminhar nos próximos dias as informações finais para a inclusão do Viaduto Otávio Rocha no “Programa Orla”.

    O Programa Orla, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) começou com a urbanização dos trechos 2 e 3 da orla sul.

    Na atual administração, o programa foi ampliado para  incluir a revitalização do centro histórico, com um financiamento de R$ 12 milhões, e, agora,  se encaminha o Viaduto Otávio Rocha, que demanda reparos orçados em R$ 15 milhões.

    O viaduto não tem problemas estruturais, mas tem infiltrações e danos no revestimento, nas obras de arte, nas calçadas, iluminação e nas lojinhas que ocupam o pavimento inferior.

    O projeto baseia-se no que foi feito pela gestão anterior em 2016, com atualizações principalmente no orçamento.

    Obra da Companhia Construtora Dyckerhoff e Widmann, empresa holandesa, que trouxe até os guindastes para erguer as estruturas, o viaduto foi construído em cinco anos e concluído em 1932.

    É o maior monumento urbano de Porto Alegre e está em condições abandono há quase uma década

     

  • Rogério Beidacki é o secretário que cuidará dos 250 anos de Porto Alegre

    Rogério Beidacki é o secretário que cuidará dos 250 anos de Porto Alegre

    O prefeito Sebastião Melo anunciou o jornalista Rogério Beidacki como secretário Extraordinário Executivo para os 250 anos de Porto Alegre. Ele será responsável pela busca de parcerias e coordenação das atividades.

    “Queremos uma cidade viva, com eventos que gerem emprego e renda à população. Vamos usar as leis de incentivo a nosso favor, desenvolver e fortalecer projetos abrangentes e factíveis para que a cidade ganhe um grande presente de aniversário”, disse Beidacki.

    Formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Beidacki foi diretor de Operações da Fábrica do Futuro, superintendente administrativo financeiro da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e sócio-diretor da Global Life Marketing e Gestão. Também teve passagens pela comunicação do Hospital Moinhos de Vento e Santa Casa.

  • Aplicativo facilita a vida de quem precisa contratar advogado

    Aplicativo Smart Judice une pessoas físicas e advogados de forma simples, segura e prática.  Ferramenta é ainda mais importante durante a pandemia.

    As restrições de circulação impostas pelas medidas de combate à pandemia estão impactando também quem precisa dar andamento a processos ou entrar na justiça por qualquer causa.

    Entretanto, a tecnologia já dispõe de soluções para se contratar um advogado de forma digital sem a necessidade de sair de casa.

    O aplicativo Smart Judice ajuda as pessoas a encontrarem auxílio jurídico de forma simples e rápida no celular mesmo. E o melhor: é gratuito para o usuário final.

    No app, com uma ampla base de advogados disponíveis, o cliente pode fazer uma consulta inicial com o advogado e, a partir da contratação, dar andamento ou iniciar ações, processos e recursos.

    Tanto no aplicativo como no site, os clientes preenchem um formulário com suas necessidades para localizar os autônomos ou escritórios adequados.

    Os advogados também se cadastram, informam suas áreas de atuação, especializações e cursos que realizaram além das comarcas onde atuam para receber os pedidos de cotação para os serviços solicitados.

    O processo é anônimo e sigiloso e as pessoas podem escolher os advogados conforme seus conhecimentos e/ou a facilidade de acesso a determinados foros.

    Atualmente a startup Smart Judice conta com mais de 500 profissionais de Direito inscritos na plataforma. Os advogados passam por uma avaliação prévia para confirmação das informações prestadas. Em tempo: a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil é obrigatória.

    (Com informações da Assessoria de Imprensa)

  • BRF leva 40 lotes a leilão em 5 estados, 17 no RS

    Evento acontece nas modalidades presencial e online dia 11 de agosto e ofertas vão de terrenos com benfeitoria a fábrica de ração desativada.

    No próximo dia 11 de agosto, a Lance já! – organização especializada na recolocação de bens móveis e imóveis no mercado – leiloará nos modelos online e presencial (e de forma extrajudicial) 40 lotes pertencentes à BRF, multinacional brasileira do ramo alimentício.

    Os lotes referem-se a uma fábrica de ração desativada em Porto Alegre (RS) e terrenos com e sem benfeitoria distribuídos em 12 cidades. São elas: Serafina Corrêa (RS), Piratini (RS), Marau (RS), Videira (SC), Indaial (SC), Concórdia (SC), Carambeí (PR), Paranaguá (PR), Nova Mutum (MT), Ipiranga do Norte (MT), Nazaré Paulista (SP).

    A divisão dos lotes por cidade está assim delimitada:

    1) Serafina Corrêa (RS) – 12 lotes, terrenos sem benfeitorias – 360  m² CADA – Loteamento Residencial Bella Vista – Bairro Bella Vista. Os lances começam a partir de R$ 71.596,59, conforme localização dos lotes.

    2) Porto Alegre (RS) – 01 Lote – Fábrica Desativada de Ração – Porteira Fechada – Bairro de Belém Novo.

    3) Piratini (RS) – 02 Lotes – Gleba de Terras (Terrenos rurais com benfeitorias) – Rincão dos Hortas – Lote 01 : duas matriculas com 82,76 hectares e uma com 137,94 hectares. LOTE 02: Grande Terreno com ótima localização.

    4) Marau (RS) 02 Lotes – Glebas de Terras (Terrenos Urbanos sem benfeitorias) – Loteamento Nova Alternativa – Um com 37.783 m² – outro com 22.960 m².

    5) Videira (SC) – 11 lotes – Terrenos sem benfeitorias – 363 m² a 2.318 m² – Loteamento Jardim das Videiras – Bairro Santa Gema – Perto de Universidade, Parque e Mercado. Os lances começam a partir de R$ 99.689,14, conforme tamanho dos lotes.

    6) Indaial (SC) – 01 Lote – Gleba de Terra  (Terreno Rural) C/ 183.000 m² na Estrada do Lugar Ilse Pequena.

    7) Concórdia (SC) – 01 Lote – Gleba de Terra  (Terreno Rural) C/ 12.899 m² sem benfeitorias no sito em Canhada Funda.

    8) Carambeí (PR) – 04 Lotes – 03 Lotes de Quadras (23, 25 e 27 Terrenos cada quadra) E 01 Lote de Terreno com  4.767 m² – Loteamento Jardim Eldorado

    9) Nova Mutum (MT) – 01 Lote – Imóvel Terreno Rural 10 hectares – margem da Estrada P3.

    10) Ipiranga do Norte (MT) 01 LOTE – Gleba de Terra  (Terreno Rural) Fazenda Rio Branco, c/ aprox.9,5 hectares na Rodovia MT 010 Km 100.

    11) Paranaguá (PR) – 01 Lote – Gleba de Terras (Terreno Urbano) – na Colônia Santa Rita  c/ 14.630 m²

    12) Nazaré Paulista (SP) – 03 lotes – Terrenos Urbanos no loteamento “Recanto Vista Linda”, Bairro do Ribeirão Acima com 500,52 m², 417,91 e 388,97 respectivamente. Os lances começam a partir de R$ 26.280,50, conforme tamanho dos lotes.

     

    SERVIÇO

    Quando: 11 de agosto, às 13 horas

    Local: Hotel Ibis São Paulo Congonhas – Rua Baronesa de Bela Vista, 801 – Vila Congonhas – São Paulo/SP.

    Para participar de forma online e demais orientações:

    Central de Atendimento: (11) 4426-5064 / WhatsApp: 11 94490-8190

    E-mail: atendimento@lanceja.com.br

    https://www.lanceja.com.br/leiloes/1530-brf-s-a

    (com informações da consultora de comunicação integrada e assessora de imprensa Ana Paula Prado )

     

  • De drone a retroescavadeira: Banrisul lança programa para financiar prefeituras

    O Banrisul lançou, nesta segunda-feira (19/7), o Programa de Financiamento Especial para o Setor Público, que oferecerá recursos  para as prefeituras gaúchas financiarem investimentos em bens de capital.

    O programa possibilita o financiamento de veículos, como automóvel, ônibus, caminhão, ambulância e utilitários; equipamentos para obras e manutenção, como trator, escavadeira, retroescavadeira, pá carregadeira, britadores, serras, betoneira, compactador de solo, máquina de solda, motonivelador, rolo pneumático e compressor de ar; projetos de eficiência energética e geração de energia solar fotovoltaica e eólica; equipamentos de tecnologia da informação (computador, notebook, servidor, sistema de comunicação voip, no break, drone, entre outros); e equipamentos para segurança pública (miras holográficas, analisadores espectrais, viaturas, câmeras digitais e sensores de movimento).

    “O Banrisul é um grande parceiro de inúmeras iniciativas, não somente com a Famurs, mas com as diversas administrações municipais, ampliando o apoio no setor público e em outros setores, como o próprio agro, que é muito importante para o Estado. Estaremos sempre em diálogo com o banco”, disse o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Eduardo Bonotto.

    O financiamento de projetos de eficiência energética, afirma o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, é um dos destaques do programa. O investimento contribui na redução de despesas dos municípios e fomenta boas práticas sustentáveis. “O nosso compromisso é oferecer condições favoráveis na implantação de geradores de energia limpa ao setor público municipal e, dessa forma, participar proativamente na sustentabilidade de nosso Estado”, enfatizou.

    Condições do programa

    Os recursos podem ser solicitados pelos municípios do Rio Grande do Sul que estejam habilitados a contratar novos financiamentos, de acordo com a legislação que dispõe sobre os limites de endividamento para o setor público.

    O percentual de financiamento é de até 100% do valor dos bens, com valor mínimo de R$ 500 mil. O prazo total para pagamento é de até 60 meses, incluída a carência de até 12 meses.

  • Mega-leilão vende bens confiscados de traficantes avaliados em R$ 80 milhões

    Ministério da Justiça e Segurança Pública fará, a partir de hoje (19), o que classifica como “o maior leilão da história”, já feito pela Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (Senad).

    Os imóveis a serem leiloados estão divididos em dez lotes e avaliados em R$ 80 milhões, entre salas comerciais, terrenos e imóveis urbanos, denominados “Estância Colibri” e a Estância 21, estimada em mais de R$ 10 milhões.

    “Os bens estão relacionados a crimes de lavagem de dinheiro, apreendidos de João Arcanjo Ribeiro. Os lances podem ser dados até o dia 22 de julho e acontecem de forma online”, informou o ministério.

    “Para viabilizar as vendas, tornando-as mais atrativas, os lances iniciam abaixo do valor avaliado, equivalente a 75% do preço de mercado, e o pagamento pode ser parcelado”, acrescentou. Os lances podem ser apresentados no site.

    Estratégia
    Com relação à estratégia do governo de reverter, via leilões, os bens apreendidos de criminosos em políticas públicas, já foram arrecadados, só no Mato Grosso, mais de R$ 42 milhões com a venda de pelo menos 2.635 bens, em 20 leilões desde 2020.

    “Desse total, mais de R$ 37 milhões se referem a 2.404 itens leiloados do patrimônio apreendido de João Arcanjo Ribeiro”, disse o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora.

    O Ministério da Justiça contabiliza cerca de 400 bens em processo de venda, que devem ser inseridos nos próximos leilões, de forma a reforçar, com a arrecadação, os cofres públicos.

    Segundo o ministério, quando esses bens são oriundos a crimes relacionados ao tráfico de entorpecentes, têm como destino o Fundo Nacional Antidrogas (Funad), de forma a financiar projetos que reforçam a segurança pública e o combate às drogas no país. (A.B.)

     

  • Ultimo dia para pagar o ENEM que já tem mais de 4 milhões de inscritos

    Com Agência Brasil

    Encerra nesta segunda-feira (19) o prazo para pagamento, da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2021. O valor da taxa é de R$ 85 e deve ser paga até o fim do dia.

    “O participante deve se atentar ao horário estabelecido pela sua instituição financeira para realização de pagamentos on-line”, alerta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova. A inscrição para o exame só será confirmada após a realização do pagamento da taxa de inscrição.

    De acordo com o instituto, 4.004.764 pessoas estão inscritas para a edição 2021 do Enem – número que corresponde às duas versões do exame (impressa e digital).

    Provas
    As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro – tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

    Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

    No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.

  • Vacina contra Covid: dez mil voluntários para testar a terceira dose da AstraZeneca

    Vacina contra Covid: dez mil voluntários para testar a terceira dose da AstraZeneca

    Da Agência Brasil

    Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta segunda-feira (19), a realização de estudo clínico para avaliar a segurança, a eficácia e a imunogenicidade da aplicação de terceira dose da vacina contra covid-19 da AstraZeneca.

    Segundo a Anvisa, o estudo inicial será feito em participantes que já receberam as duas doses do imunizante, com um intervalo de quatro semanas entre as aplicações. A dose de reforço será aplicada de 11 a 13 meses após a segunda dose.

    A Anvisa explica que trata-se de um estudo de fase três, em que o voluntário não saberá o que tomou: se uma dose da vacina ou de placebo.

    Voluntários
    “Serão incluídos voluntários com idade entre 18 e 55 anos, que estejam altamente expostos à infecção com o novo coronavírus, como profissionais de saúde. Não serão incluídas gestantes ou pessoas com comorbidades”, explica a agência, em nota.

    Segundo informou a Anvisa, o estudo, patrocinado pela AstraZeneca, será realizado somente no Brasil, nos estados da Bahia (1,5 mil voluntários), Rio de Janeiro (1,5 mil), Rio Grande do Sul (3 mil), Rio Grande do Norte (1,5 mil) e São Paulo (2,5 mil).

    Após a quebra do “cegamento da pesquisa”, quando os voluntários ficam sabendo se receberam a vacina ou o placebo, todos os participantes do grupo placebo serão convidados a tomar a dose de reforço.

    Proxalutamida
    Nesta segunda-feira, também foi autorizada a realização de um estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento proxalutamida na redução da infecção viral causada pelo novo coronavírus e no processo inflamatório provocado pela covid-19.

    O estudo é de fase três e avaliará a eficácia e a segurança da substância em participantes ambulatoriais do sexo masculino com covid-19 de leve a moderada.

    O estudo é patrocinado pela empresa Suzhou Kintor Pharmaceuticals, sediada na China, e será realizado na Alemanha, Argentina, África do Sul, Ucrânia, México, Estados Unidos e Brasil, onde participarão 12 voluntários do estado de Roraima e 38, de São Paulo.

    Nesse domingo (18), o presidente Jair Bolsonaro disse que pediria estudos sobre o uso do medicamento no Brasil.

  • Governo Melo anuncia recorde em recuperação asfáltica

    Governo Melo anuncia recorde em recuperação asfáltica

    O governo municipal anunciou nesta tarde de sexta-feira, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, “a maior recuperação asfáltica dos últimos 21 anos”.  Foram 429,084 metros quadrados em ruas e avenidas de janeiro a junho.

    Foram levados em conta os serviços de conservação e requalificação das vias. “As equipes da Divisão de Conservação de Vias Urbanas da prefeitura estão de parabéns. É o objetivo desta gestão: conseguir tirar o melhor desse tipo de serviço, essencial para a segurança do tráfego de veículos.” reiterou o secretário da pasta, Marcos Felipi, que ainda anunciou novidades para os próximos meses, acrescentando, sem dar detalhes, que a Prefeitura está investindo em novas estratégias ecológicas.

    Usinas de asfalto contribuíram para o resultado

    As usinas de asfalto, do Sarandi e da Restinga, inauguradas em abril pelo prefeito Sebastião Melo, foram um dos fatores que colaboraram para esse índice. Juntas, elas  tem capacidade para produzir até 90 mil toneladas de asfalto por ano.

    Naquela oportunidade o governo unificou os sete contratos de conservação asfáltica. A contratada ficou responsável pela operação e manutenção das usinas de asfalto, gestão dos caminhões térmicos, aquisição de insumos do sistema de operação, óleo BPF e diesel, aquisição de insumos do CBUQ, pó de pedra e areia. O cimento asfáltico de petróleo (CAP) ainda fica de responsabilidade da prefeitura. O objetivo é reduzir ao longo dos próximos anos a necessidade de conservação emergencial.

    A prefeitura também listou as vias que estão no Programa de Requalificação de Pavimentos. São elas:

    Av. Nilo Peçanha
    Av. Juca Batista
    Av. Cavalhada
    Estrada Costa Gama
    Av. Edgar Pires de Castro
    Estrada João de Oliveira Remião
    Av. Bernardino Silveira Amorim
    Rua Ramiro Barcelos
    Rua Casemiro de Abreu
    Rua Artur Rocha
    Rua Vasco da Gama

  • Porto Alegre flexibiliza protocolos sanitários para bares, restaurantes, hotéis, clubes e eventos sociais

    Porto Alegre flexibiliza protocolos sanitários para bares, restaurantes, hotéis, clubes e eventos sociais

    Foi assinado nesta sexta-feira, pelo prefeito de Porto Alegre em exercício, Ricardo Gomes  um decreto que flexibiliza ainda mais as medidas sanitárias de combate ao Coronavírus. Atividades econômicas, como restaurantes, hotéis, clubes e eventos sociais terão as seguintes mudanças:

    – Liberação, com protocolos específicos para a utilização, das churrasqueiras compartilhadas em hotéis e alojamentos, condomínios (áreas comuns) e clubes sociais, esportivos e similares, aplicadas as mesmas regras de restaurantes e similares.

    – Ampliação da ocupação máxima de pessoas nas demais áreas comuns em hotéis e alojamentos e condomínios (áreas comuns), clubes sociais, esportivos e similares e sendo unificada a regra.

    – Ampliação da ocupação máxima de pessoas em clubes sociais, esportivos e similares e atividades físicas em academias, clubes, centros de treinamento, piscinas, quadras e similares, sendo unificada a regra.

    – Retirada do percentual de lotação máxima em hotéis e alojamentos no que se refere às habitações, mantidas regras para ocupação máxima de pessoas nas áreas comuns.

    – Retirada do percentual de ocupação máxima em restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e similares, sendo reforçada a regra de distanciamento de 2 metros entre as mesas e grupos em restaurantes e espaços de alimentação, bem como mantida as regras de grupos de até 6 pessoas, apenas sentados.

    – Ampliação da ocupação máxima de pessoas em eventos infantis, sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, restaurantes, bares e similares, aplicadas as mesmas regras de restaurantes e similares, além da retirada do limite de duração do evento para o público.

    – Ampliação da ocupação máxima de pessoas em feiras e exposições corporativas, convenções, congressos e similares, sendo unificada a regra com os demais grupos de atividades.

    – Ampliação da lotação máxima de passageiros no transporte coletivo (coletivo municipal, metropolitano, comum, ferroviário e aquaviário) de 75% para 90% da capacidade total do veículo.

    Apesar das medidas, o Governo diz estar atento ao nível de ocupação de leitos hospitalares, além de fiscalizar que os novos protocolos sejam cumpridos.

    “Os números atuais nos permitiram flexibilizar algumas atividades. A prefeitura seguirá fiscalizando para que tudo ocorra dentro dos protocolos. É essencial, entretanto, contar com a conscientização das pessoas para que cada um faça a sua parte”, declarou o prefeito em exercício Ricardo Gomes.