Autor: da Redação

  • Câmara de Porto Alegre libera presença de vacinados em eventos esportivos

    Câmara de Porto Alegre libera presença de vacinados em eventos esportivos

    A Câmara de Vereadores aprovou na madrugada desta quinta-feira, por 22 votos favoráveis e 10 contrários, o projeto que libera público em eventos esportivos no Município de Porto Alegre.

    Porém, só poderão ingressar os que apresentarem a carteira de vacinação com as duas doses, ou com a dose única. A emenda do vereador Clàudio Janta (Solidariedade) garantiu esse regramento que não constava no projeto original de autoria do vereador Mauro Pinheiro (PL).

    O público não poderá ultrapassar 25% da capacidade prevista no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) para cada setor ou área do estádio, levando-se em conta o público e os trabalhadores necessários para o evento.

  • Polícia já ouve testemunhas para apurar causas do incêndio da Secretaria de Segurança

    Polícia já ouve testemunhas para apurar causas do incêndio da Secretaria de Segurança

    O incêndio que destruiu o prédio da Secretaria de Segurança em Porto Alegre não vai afetar os serviços de segurança e policiamento.

    Foi o que afirmaram nesta manhã o secretário Ranolfo Vieira Jr., a chefe de polícia Nadine Anflor e o comandante da Brigada Militar.

    O impacto da tragédia, porém, ainda não pode ser medido.

    Dois bombeiros que trabalhavam no combate ao fogo estão desaparecidos e o prédio de oito andares foi reduzido a um monte de escombros. O bloqueio da área, na avenida Voluntários da Pátria, tumultuou o trânsito em toda a capital, afetando várias linhas do transporte coletivo.

    O governador Eduardo Leite suspendeu compromissos que tinha em São Paulo e retornou às pressas a Porto Alegre.

    No prédio funcionavam toda a administração da Secretaria de Segurança, inclusive o gabinete do secretário, além de serviços especializados como a Superintendência de Serviços Penitenciários, o Departamento de Trânsito e o Instituto Geral de Perícias.

    O incêndio começou no quarto andar, por volta das dez da noite e só foi controlado por volta das 5 horas da manhã desta quinta-feira, 15.

    Ainda na madrugada,  o Departamento de Comando e Controle Integrado que monitora o atendimento aos telefones de emergência da Brigada Militar, Policia Civil,  Instituto Geral de Perícias e Detran. foi  transferido em caráter provisório para as dependências do 9º Batalhão de Polícia Militar.

    As buscas pelos bombeiros desaparecidos começaram pouco depois das 7h10 desta quinta-feira (15). O nome deles não foi divulgado, mas trata-se de um sargento e um primeiro-tenente.

    A Policia Civil informou que já abriu inquérito para investigar as causas do incêncio que começou na área onde funcionava a Superintendencia de Serviços Penitenciários. Não é descartada a hipótese de incêndio criminoso. As primeiras testemunhas, funcionários que estavam no plantão e que viram o início do fogo, começaram a ser ouvidas pelos investigadores

  • Soluço renitente e dores abdominais levam Bolsonaro ao Hospital das Forças Armadas

    O presidente Jair Bolsonaro foi internado no Hospital das Forças Armadas na manhã desta 4ª feira (14.jul.2021).

    O presidente sentiu dores abdominais.

    Ele vai realizar exames na unidade médica vai permanecer em repouso nas próximas 48 horas, de acordo com nota oficial divulgada pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social).

    Bolsonaro está com soluços há 11 dias. Disse a apoiadores que a causa é um remédio que tomou depois de um procedimento ortodôntico, que realizou na semana passada.

    O presidente também tem refluxo e em abril afirmou que precisaria passar por um novo procedimento cirúrgico para a correção de uma hérnia. Ele, contudo, não informou quando seria.

    A reunião com os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal, Arthur Lira, Rodrigo Pacheco e Luiz Fux, marcada para as 11h desta 4ª feira, foi cancelada.

    A Secom diz ainda que o presidente “está animado e passa bem.”

     

  • Manifestantes protestam no centro de Porto Alegre contra o governo Bolsonaro

    Manifestantes protestam no centro de Porto Alegre contra o governo Bolsonaro

    Entidades sindicais, partidos e movimentos sociais saíram às ruas do Centro, nesta terça (13), em Porto Alegre. Uma novidade é a volta de ato de oposição ao governo federal em dia útil. As últimas grandes manifestações aconteceram aos finais de semana.

    A outra foi a mudança no trajeto. O itinerário voltou a passar sob o viaduto da Borges de Medeiros partindo da sede da Prefeitura.

    A marcha foi pacífica mesmo com gritos contundentes contra o presidente Jair Bolsonaro. Das ruas foi possível ouvir bateção de panelas vindas de alguns apartamentos. A avenida Loureiro da Silva ficou tomada por cerca de cinco mil pessoas.

    Uma curiosidade foi a presença do caminhão do Corpo de Bombeiros ao fim da mobilização. Acionado para apagar o fogo ateado em alguns sacos de lixo no meio de uma das pistas da Perimetral, um bombeiro – visivelmente irritado – usou somente de alguns golpes de enxada para remover parte do lixo que já não mais queimava. Não houve dano no asfalto.

  • Prefeitura seleciona empresa que vai executar obras de revitalização do Centro Histórico

    Prefeitura seleciona empresa que vai executar obras de revitalização do Centro Histórico

    Serão abertas nestaa terca-feira, 13, as propostas das empresas interessadas em executar obras de revitalização no cen

    tro histórico de Porto Alegre, conforme projeto da prefeitura municipal.

    O edital de licitação foi publicado em 8 de junho, para obras no calçadão das ruas dos Andradas e Uruguai e a urbanização do Quadrilátero Central, orçadas em R$ 12,7 milhões.

    O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) financia o projeto, com prazo de 12 meses para conclusão dos serviços após a data de início das obras.

    O projeto executivo foi elaborado pela ENCOP Engenharia, com o acompanhamento das diversas secretarias municipais.

    As obras pretendem renovar aquela que é uma das primeiras áreas de ocupação da cidade, valorizando o patrimônio cultural existente.

    A proposta privilegia a circulação de pedestres, ampliando as calçadas, qualificando as travessias, reduzindo barreiras de acessibilidade e melhorando a pavimentação em geral.

    Haverá, também, a implantação de novo mobiliário urbano, melhorias na iluminação pública e a ampliação do sistema de video-monitoramento.

    As obras ocorrerão nas seguintes vias:

    Rua dos Andradas – trecho entre a rua General Câmara e a rua Marechal Floriano Peixoto – reforma completa do calçadão de pedestres;

    Rua dos Andradas – trecho entre a rua Marechal Floriano Peixoto e a rua Dr. Flores – recuperação do pavimento histórico da via e reforma completa dos passeios;

    Rua Uruguai – trecho entre a rua dos Andradas e a rua Sete de Setembro – reforma completa do calçadão de pedestres;

    Urbanização

    Rua Voluntários da Pátria – trecho entre a rua Marechal Floriano Peixoto e a rua Dr. Flores – recuperação do pavimento do corredor de ônibus, reforma completa dos passeios;

    Rua Otávio Rocha – trecho entre a rua Marechal Floriano Peixoto e a rua Dr. Flores – recuperação do pavimento da via, reforma completa dos passeios e qualificação do canteiro central;

    Rua General Vitorino – trecho entre a rua Marechal Floriano Peixoto e a rua Dr. Flores – substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios;

    Rua Doutor Flores – trecho entre a rua General Vitorino e a rua Voluntários da Pátria – substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios;

    Rua Vigário José Inácio – trecho entre a rua General Vitorino e a rua Voluntários da Pátria – substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios e do calçadão de pedestres;

    Rua Marechal Floriano Peixoto – trecho entre a rua General Vitorino e a rua Otávio Rocha – substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios;

    Avenida Borges de Medeiros – trecho entre a avenida Salgado Filho e a rua Sete de Setembro – substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios, qualificação do canteiro central e da Esquina Democrática.

    (Com informações da Assessoria de Imprensa)

  • Mulher algemada: Eduardo Leite considera prisão justificada mas pede investigação

    Mulher algemada: Eduardo Leite considera prisão justificada mas pede investigação

    Uma mulher foi algemada e levada à delegacia quando batia panela em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro, no sábado em Porto Alegre. A polícia divulgou a idade, 47 anos, mas não o nome.

    Betina de Jesus se identificou pelas redes sociais, onde reconheceu que se excedeu ao chutar uma moto.

    As imagens da prisão, pelas redes sociais, repercutiram e levaram o governador Eduardo Leite, a se pronunciar.

    Na versão da Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP), a mulher foi presa por desacato, após ser abordada por policiais e solicitada a se afastar “por diversas vezes”.

    O advogado da mulher presa, Aloísio Rosa de Melo, afirma que ela se exaltou, mas que “estava em seu direito de se manifestar” e que “em nenhum momento teve a intenção de fazer algo ou de agredir alguém”. E questiona o uso das algemas.

    — Só pode ser algemado se há uma resistência muito grande por parte da pessoa, e ela não me disse ter resistido — disse o advogado ao site G1.

    Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, a mulher  ameaçou os motociclistas que passavam e foi solicitada por diversas vezes a se afastar da via para “evitar um possível acidente”.

    “Apesar das repetidas tentativas das PMs de afastar a mulher, ela desobedeceu a ordem, desacatou as PMs que a abordaram, tentou chutar um dos motociclistas e manteve as ameaças de agressão”, afirmou a secretaria.

    Diante disso, a manifestante foi contida no local e conduzida até a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde, foi liberada após a produção de termo circunstanciado por desobediência.

    A Secretaria de Segurança Pública do RS informou ainda que a Brigada Militar abrirá procedimento para apuração, em nome da transparência e do rigor com os fatos, mesmo diante de “uma situação específica, onde apontam evidências que justificam o recolhimento da manifestante”.

    O caso aconteceu dois dias depois da condução do cozinheiro Eduardo Lazzari, levado a depor à polícia, depois de reclamar que precisaria cozinhar para o presidente em um hotel da cidade de Bento Gonçalves (RS).

    O governador explicou que a mulher foi contida por policiais femininas no local e conduzida à delegacia. Segundo ele, a detenção foi justificada. Ainda assim a Brigada Militar abrirá procedimento para apurar o caso “em nome da transparência e rigor com os fatos”.

    “Relatos são que a manifestante foi abordada e solicitada por diversas vezes a se afastar do leito da via, de forma a evitar acidente. Apesar das tentativas de afastar a mulher, ela desobedeceu a ordem, desacatou as PMs que a abordaram, tentou chutar motociclista e manteve ameaças…”

    Sobre o uso das algemas, a Secretaria de Segurança informou  que “diante da exaltação inicial da cidadã, no momento e contexto dos fatos, houve necessidade de se fazer o uso de algemas para sua contenção, conforme prevê a súmula vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal, com o intuito de salvaguardar a integridade física da detida e de terceiros”.

    Motociata
    Após uma semana marcada por confrontos com a CPI da Covid e com mais denúncias sobre sua gestão na pandemia, Bolsonaro participou da motociata ao lado de apoiadores na manhã deste sábado.

    Segundo publicações nas redes sociais, o grupo de manifestantes se concentrava na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) desde cedo. De lá, o grupo partiu depois das 10h para o passeio com o chefe do Executivo.

    Assim como aconteceu nos atos anteriores, Bolsonaro não usou máscara. O presidente estava acompanhado de Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, e do deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS).

     

  • Melo fez dois pedidos a Bolsonaro: retirada de impostos no transporte e Usina do Gasômetro

    Melo fez dois pedidos a Bolsonaro: retirada de impostos no transporte e Usina do Gasômetro

    O prefeito Sebastião Melo aproveitou a presença do presidente Jair Bolsonaro em Porto Alegre, no sábado, 10 para entregar um pedido assinado por todos os prefeitos da Região Metropolitana para enfrentar a crise no transporte coletivo: retirada dos impostos federais sobre diesel, gasolina e outros insumos que pesam na tarifa de ônibus e criação de um fundo nacional para financiar as isenções

    Em outro documento, Melo apresentou uma reivindicação específica de Porto Alegre: a doação do prédio da Usina do Gasômetro, que de propriedade da Eletrobrás. cedido ao município.

    Acompanhado do vice-prefeito Ricardo Gomes e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, o prefeito encontrou com o presidente no final desta manhã, na Casa NTX. “Foi um encontro bastante produtivo e tenho expectativa que teremos resultados positivos”, diz Melo.

    O documento que trata do transporte público foi elaborado pelos gestores que integram a Granpal e ressalta a necessidade urgente de uma união de esforços no enfrentamento à crise do transporte urbano.

    Além da retirada dos impostos, os prefeitos pedem a criação de um fundo federal para financiar as tarifas dos idosos acima de 65 anos. Hoje, os tributos federais que incidem sobre o transporte público têm impacto de 8,09% sobre os insumos. No Estado, o peso dos impostos é de 5,77%.

    “A mobilidade humana é um dos grandes desafios dos prefeitos. Entendemos que para baratear a passagem é preciso atitudes do governo federal, como a desoneração de impostos ou a criação de um fundo nacional para financiar aqueles que têm isenções constitucionais” – Prefeito Sebastião Melo.

    Usina do Gasômetro

    Melo também entregou um segundo ofício solicitando a doação do prédio da Usina do Gasômetro ao Município de Porto Alegre.

    O imóvel foi cedido por tempo indeterminado ao município pela Eletrobras em 1982.

    Um dos cartões postais da Capital, o espaço está em obras e o projeto é transformá-lo em um “novo marco de inovação e desenvolvimento da cidade”.

     

  • Desestatização da Carris: auditoria conclui avaliação da empresa até o fim do mês

    Desestatização da Carris: auditoria conclui avaliação da empresa até o fim do mês

    O projeto para “desestatizar a Companhia Carris Portoalegrense”, a mais longeva empresa de transporte coletivo do Brasil, está na Câmara de Vereadores desde 15 de junho.

    Mas o controlador, o município de Porto Alegre, ainda não sabe quanto vale a empresa, fundada em 1872, e nem decidiu bem o que fazer com ela.

    O projeto encaminhado pelo prefeito Sebastião Melo à Câmara pede autorização para “alienar ou transferir, total ou parcialmente a sociedade e seus ativos(…) inclusive o controle acionário, transformar, fundir, cindir, incorporar, desativar parcial ou totalmente a Companhia Carris”.

    Quanto ao valor da empresa, a auditoria para avaliação dos ativos e passivos da Carris está em andamento, deve ficar pronta no final de julho, segundo informou o secretário dos Transportes,  Luiz Fernando Záchia.

    A consultoria Valor & Foco que está realizando a auditoria já apresentou um diagnóstico parcial, em dezembro do ano passado, avaliando quatro cenários:

    – privatização,

    -liquidação

    -manutenção da empresa

    -a redução de suas operações, com a re-licitação de parte de suas linhas.

    “A definição se dará depois que o projeto for aprovado, em cima do diagnóstico da auditoria e dos possíveis cenários “, disse ao JÁ o secretário  Záchia.

    Os números conhecidos indicam um passivo no qual destacam-se as dívidas trabalhistas, R$ 18 milhões em processos já julgados, podendo chegar a R$ 30 milhões.

    Estimativas internas falam em R$ 300 milhões para o total das dívidas, incluindo as trabalhistas.

    O patrimônio da empresa também não está calculado. A começar pelo terreno,  cujo valor segundo diversas estimativas varia de R$ 36 milhões a R$ 50 milhões.

    Da frota de 315 ônibus, pouco menos de cem foram recém adquiridos em 2020, num total de R$ 40 milhões ainda não pagos. A primeira parcela será paga em setembro.

    Os outros duzentos, em circulação, valeriam entre R$ 80 e 200mil reais cada. Há ainda, aproximadamente 90 onibus antigos que foram substituídos e estão estacionados no antigo estádio Olímpico, do Grêmio, à espera de compradores.

    A cotação inicial de 30 mil cada um dos ônibus, todos com mais de dez anos de uso, não atraiu interessados, mas os primeiros já foram vendidos com o preço reduzido para R$ 25 mil.

    Reportagem: Felipe Uhr

  • Dória distribui cobertores para moradores de rua na Mooca

    Dória distribui cobertores para moradores de rua na Mooca

    O Governador João Doria, um dos quatro pré-candidatos do PSDB à presidência da República, optou por uma tática oposta à de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, que neste domingo desembarcou em Brasilia.

    Enquanto Eduardo Leite ocupa as manchetes, embalado pela declaração de sua homosexualidade, a principal notícia do governo paulista era a presença do governador e sua mulher, Bia Dória, neste sábado (3), da entrega de cobertores para pessoas em situação de rua atendidas pelo projeto do Padre Julio Lancelotti, na Paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca, zona Leste da capital.

    “Neste frio, distribuir cobertores e sacos de dormir representa um gesto humanitário. Ainda que pequeno, vale muito para a população de rua”, destacou Doria.

    Foram distribuídos 500 cobertores novos, além de 130 cobertores térmicos.

    Também participaram da entrega o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; a Primeira-Dama Regina Nunes e o Presidente do Fundo Social, Fernando Chucre.

    (Com informações da assessoria de imprensa)

  • Eduardo Leite sai na frente e trabalha sua pré-candidatura em Brasilia

    Eduardo Leite sai na frente e trabalha sua pré-candidatura em Brasilia

    O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, iniciou por Brasilia, sua pré-campanha à presidência da República, neste domingo (4).

    Leite marcou esse anúncio com a declaração – considerada corajosa e elogiada como marco importante de combate ao preconceito pela maior parte dos líderes de seu partido e outras autoridades da República – em que assume publicamente a sua homossexualidade.

    É ainda com a repercussão da entrevista que ele conversará com os integrantes do PSDB de Brasília, uma seção dividida, com grupos mais de centro e de esquerda, mas também com outros ainda próximos das ideias conservadoras e do governo do presidente Jair Bolsonaro.

    Muitos no PSDB fazem uma transição entre o apoio dado a Bolsonaro em 2018 e a defesa agora da necessidade de mudança, na busca de uma terceira via para a próxima eleição presidencial.

    É o caso do próprio Eduardo Leite, que apoiou o atual presidente na última eleição.

    Eduardo Leite teve uma reunião com os filiados na sede do PSDB na manhã de domingo.

    Foi a primeira de uma série de reuniões mensais com os pré-candidatos da sigla, de acordo com o presidente do PSDB do Distrito Federal, senador Izalci Lucas, que começa a se movimentar para ser candidato a governador em 2022.

    A reunião teve formato híbrido (presencial e on-line) em razão dos protocolos de prevenção à covid-19.

    Às 11h30, Eduardo Leite concedeu entrevista à imprensa na sede do PSDB em Brasília.

    À tarde, ele conheceeu um projeto social em uma das regiões administrativas do Distrito Federal, o Sol Nascente, chamada Raízes do Sol.

    Transformado em região administrativa no ano passado, o Sol Nascente é uma das áreas mais carentes do Distrito Federal, e já foi considerada a maior favela do país.