Em entrevista, neste sábado, Bolsonaro disse que o presidente do BNDES, Joaquim Levy está “com a cabeça a prêmio”, porque ainda não demitiu um assessor, que ele quer fora do banco.
Falando com os repórteres na saida do Palácio do Alvorada, o presidente tocou no assunto: “Qual o nome do assessor do BNDES? (Pergunta a assessores): Marcos Pinto. O Levy o nomeou para uma função no BNDES. Eu já estou por aqui com o Levy. Falei para ele: demita esse cara na segunda-feira ou eu demito você sem passar pelo Paulo Guedes”.
E completou:
– Um governo tem de ser assim. Quando coloca gente suspeita em cargos importantes e essa pessoa, como o Levy, já vem há algum tempo não sendo leal àquilo que foi combinado e àquilo que ele conhece a meu respeito. Ele está com a cabeça a prêmio já tem algum tempo.
O assessor em questão é o advogado Marcos Barbosa Pinto, que Levy nomeou como diretor da área de Mercado de Capitais do BNDES, que é responsável pelos investimentos da BNDESPAR, que financiam os grandes projetos de infra-estrutura. .
“Com laços com o PT, Marcos Pinto foi chefe de gabinete de Demian Fiocca na Presidência do BNDES. Fiocca era um dos principais nomes da gestão de Guido Mantega”.
“Pinto foi sócio da Gávea Investimentos, gestora de recursos fundada por Armínio Fraga, e diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de 2007 a 2010. É bacharel em direito pela Universidade de São Paulo, mestre em direito pela Universidade de Yale (EUA) e doutor em direito pela Universidade de São Paulo”.
A situação de Joaquim Levy ficou insustentável e se ele cair agora, a crise da gestão Bolsonaro chega ao principal banco de fomento do país, o único com financiamentos de longo prazo, para grandes projetos de base, exatamente os mais importantes na hora de recuperação da economia.
(Com informações do G1)
Quem lê esta matéria, tem a nítida impressão de que Joaquim Levy é insubstituível. Que se ele for demitido … pobre BNDES.
Para com isso… pessoal que tem laços com o partido dos trambiqueiros deve ser colocado na rua mesmo. Onde já se viu ficar com gente que não presta? e se Joaquim Levy não demitir essa gente alinhada com o partido corrupto, deve ser demitido também.