Com alta histórica, gasolina aumentará mais com sobretaxa do CO2

O preco do petróleo já foi bem mais alto, já o da gasolina é recorde. (https://www.tecson.de/historische-oelpreise.html)

Abastecer o carro está cada vez mais caro para os motoristas da Alemanha. O preço da gasolina na terra natal da Volkswagen e da Opel bateu todos os recordes históricos e chegando a 1,9 Euros em alguns postos da capital Berlim. A opção mais barata para a gasolina E5 (95 octan) é 1,7, acima do recorde anterior de 2012 (1,64 Euro/litro).

Segundo a imprensa oficial, a razão principal para o aumento deste ano é a explosão dos preços de combustíveis e commodities no mercado internacional. Mas é fato que o preço do barril de petróleo com 159 litros já foi bem mais caro. A reboque da crise de 2008, ele chegou a custar 111 dólares entre 2011/12. Menos 30 dólares do preço médio de hoje.

Atualmente, o aumento médio dos combustíveis para o consumidor é de 80% em relação ao ano anterior. Um outro componente pressionando o preço são os tributos. Na Alemanha, 63% do preço da gasolina nos postos é de impostos. Desde o início do ano o governo federal em Berlim inseriu uma taxa de seis centavos de Euro por litro, a chamada sobretaxa das emissões de CO2.

Esse valor será elevado gradativamente nos próximos anos. Alas progressistas da nova coalizão do governo apontam para uma nova elevação de mais 16% no valor dos combustíveis fósseis para os próximos meses. (Berliner Morgenpost)

Deixe uma resposta