Foi assinado na tarde desta segunda-feira,02, no Galpão Crioulo, o contrato que concede o Parque Harmonia e o trecho 1 da Orla para a iniciativa privada.
Serão R$ 280 milhões em investimentos durante os próximos 35 anos, período em que a parceria foi firmada, dos quais cem milhões sairão já nos primeiros dois anos, segundo afirmou o diretor de negócios da concessionária vencedora, a Gam3 Parks, Vinicius Garcia que apresentou o projeto aos presentes.
O Parque Harmonia terá uma revitalização completa com operações gastronômicas, lojas, espaço para apresentações músicas e teatrais, além de espaços temáticos que valorizam tanto a cultura tradicional gaúcha quanto as imigrações italianas e alemãs, espaço kids e pets e estacionamento para mil e duzentas vagas.
O parque ainda terá atrações como uma roda gigante, ala “London Eye” e montanha russa. “Queremos atrair turistas e contar nossa história para o mundo” reiterou Garcia.
Na Orla, a Gam3 Parks, que será responsável pela gestão, zeladoria, limpeza, cuidado com meio ambiente e segurança, prometeu investir em atrações na orla como projeção nas águas, águas dançantes, barquinhos com controle remoto e pumper boat.
Diante de seis secretários e vários vereadores que compõe a base do governo, o prefeito Sebastião Melo foi enfático: “Esse projeto não pode dar errado, porque se der errado nós vamos encalhar as outras iniciativas que teremos pela frente.” Melo reforçou dizendo o cuidado jurídico que a gestão teve para que o projeto fosse levado a diante.
A concessionária terá 30 dias para encaminhar os pedidos de licenças ambientais e urbanísticas para dar início às obras. A concessionária deverá concluir as obras de infraestrutura em até 3 anos e as construções de edificações culturais devem estar prontas em 4 anos.
A fiscalização será de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS), para quem a concessionária deverá apresentar um plano operacional e com quem deverá aprovar todas as ações a serem feitas.
