Uma “aula pública” ao ar livre vai abordar “o golpe civil-empresarial-militar ocorrido em 1º de abril de 1964”, além de debater as violações de direitos humanos que marcaram os 21 anos de regime ditatorial no Brasil.
A atividade será realizada na Praça Raul Pilla, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre/RS, um espaço emblemático e carregado de memória. Durante o período da ditadura, a área onde é praça abrigava o Quartel da 6ª Companhia da Polícia do Exército, onde ficavam presos políticos.
O evento ocorre dia 6 de abril, com início ás 9h30 e também celebra a restauração das placas do projeto “Marcas da Memória”, uma iniciativa do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.
Uma dessas placas, que resgata a história e homenageia as vítimas do regime, está instalada na própria praça, reforçando a importância do local como um espaço de memória e conscientização.
Os convidados-palestrantes para esse evento são:
Jair Krischke – Fundador e Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos;
Solon Viola –Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor aposentado do Programa de Pós-graduação da Unisinos. Membro fundador da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos;
Anita Carneiro – Doutoranda em Ensino de História (Prof. de História/UFRGS), professora na Prefeitura Municipal de Gravataí (RS) e idealizadora do projeto Caminhos da Ditadura em Porto Alegre.
O evento é gratuito e aberto. Os organizadores recomenda levar “itens para poder sentar (cangas, cadeiras, etc.)”. Em caso de chuva ou calor extremo, o evento será remarcado.