O IBOPE realizou entre os dias 3 e 5 de outubro a primeira pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre. E a candidata pelo PCdoB, Manuela D’Ávila lidera a disputa com 24% das intenções de voto.
Em seguida aparecem o ex-prefeito José Fortunati (PTB) com 14%, seguido de Sebastião Melo (MDB) com 11%, e do atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) com 9%, todos os três tecnicamente empatados, considerando que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.
Juliana Brizola, do PDT, aparece com 5% das menções e encontra-se tecnicamente empatada com o atual prefeito e com Melo, sendo que com este último o empate técnico ocorre no limite da margem de erro.
O candidato pelo Republicanos, João Derly é citado por 4% do eleitorado de Porto Alegre, enquanto Fernanda Melchionna, do PSOL, e Valter, do PSD, recebem 3% das menções cada.
Gustavo Paim (PP) e Julio Flores (PSTU) aparecem cada um com 1% das intenções de voto, já Luiz Delvair (PCO), Montserrat Martins (PV) e Rodrigo Maroni (PROS) não alcançam 1% das respostas.
Eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou de anular o voto são 13% e os que não sabem ou não respondem 11%.
A pesquisa foi realizada a pedido do Grupo RBS e está registrada no TRE.
Este é o segundo levantamento com a opinião dos eleitores que indicam a liderança de Manuela, em 23 de setembro, poucos dias antes do começo da campanha, uma pesquisa do instituto RealTime Big Data apontava que Manuela D’Ávila também liderava com 21% das intenções de votos.

Rejeição A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes: Nelson Marchezan Júnior: 37% Manuela D'Ávila: 28% José Fortunati: 15% Julio Flores: 8% João Derly: 7% Sebastião Melo: 7% Gustavo Paim: 6% Rodrigo Maroni: 6% Juliana Brizola: 5% Valter Nagelstein: 5% Fernanda Melchionna: 4% Luiz Delvair: 3% Montserrat Martins: 2% Poderiam votar em todos: 3% Não sabem ou preferem não opinar: 14%


Deixe uma resposta