Gigante chinesa de drones entra no mercado da limpeza doméstica

A gigante chinesa fabricante de drones DJI entrou pesado no mercado de limpeza doméstica inteligente. Nesta quarta-feira, 7/8, apresentou uma “série inaugural” de aspiradores de pó robóticos, expandindo sua experiência tecnológica além dos dispositivos aéreos.

A nova linha de produtos, chamada série DJI ROMO, integra capacidades de varredura e limpeza, aproveitando as tecnologias de detecção ambiental proprietária da empresa e planejamento inteligente de caminhos originalmente aprimoradas para as operações de drones.

“O ROMO representa a primeira mudança estratégica da DJI da inteligência aérea para o cenário de limpeza doméstica”, disse Zhang Xiaonan, porta-voz da DJI, com sede em Shenzhen.

Embora os ambientes residenciais sejam diferentes dos ambientes aéreos, o princípio básico permanece idêntico – empregando navegação inteligente, percepção ambiental e controle de precisão para permitir que as máquinas atendam às pessoas de forma mais eficaz e inteligente, disse Zhang.

A experiência em drones da empresa a posiciona para enfrentar os principais desafios da indústria de vácuo robótico, acrescentou a porta-voz.

A empresa disse que espera que a série ROMO seja lançada nos mercados estrangeiros ainda este ano, embora datas e regiões específicas de lançamento permaneçam não confirmadas.

As remessas globais de aspiradores de pó robóticos atingiram 20,6 milhões de unidades em 2024, um aumento anual de 11,2%, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado IDC.

O relatório do 1º trimestre de 2025 da empresa mostrou que as vendas globais aumentaram para 5,1 milhões de unidades, um aumento de 11,9% em relação ao ano anterior.

As marcas chinesas Roborock, Ecovacs, Dreame e Xiaomi conquistaram quatro dos cinco primeiros lugares por volume de remessas.