O governador Eduardo Leite e dois secretários ergueram os cones de sinalização para celebrar com prefeitos e moradores da região a conclusão dos 9,5 quilômetros de asfalto que ligam à rede rodoviária os 7,3 mil habitantes de Caraá, no Litoral Norte.
A obra custou R$ 4,8 milhões.
Para este ano, o governo anuncia um total de R$ 200 milhões para investimento em rodovias estaduais este ano – serão dez trechos de acesso a pequenas comunidades e a conclusão da RS 118, que liga duas rodovias federais na altura de Sapucaia do Sul.
Com apenas 21,5 km de extensão, a RS 118 é uma das mais movimentadas e perigosas rodovias do Estado.
As obras de duplicação começaram em novembro de 2006 e o governo está prometendo concluí-la até o final de 2020. Orçada em R$ 220 milhões, a obra já consumiu R$ 130 milhões, faltando portanto R$ 90 milhões, que correspondem a quase 50% do total dos investimentos anunciados para rodovias em 2020 no RS.
Faltam menos de dez quilômetros para duplicar, mas boa parte do que já foi feito apresenta problemas. O repórter Leandro Domingos, do NH, percorreu a 118 e encontrou buracos e falta de sinalização em quase toda a extensão da estrada.
No ato de liberação do trecho em Caraá, o governador repetiu que a conclusão de acessos asfálticos é uma das prioridades do governo do Estado.
Acessos asfálticos com obras em andamento no RS:
- Santo Antônio do Palma (RS-458);
- São José do Hortêncio (RS-874);
- Muliterno (RS-462);
- Guabiju – São Jorge (RS-126);
- Carlos Gomes (RS-477);
- Boqueirão do Leão – Sério (RS-421);
- Cândido Godói (RS-165);
- Sério (RS-421);
- Sertão Santana (RS-713).
(Com informações da Assessoria)