Trump brinca de xerife e manda recado aos chineses

“Este é o nosso hemisfério”.  A frase, sobre uma fotografia de Donald Trump com ares de xerife durão, foi publicada em rede social pelo Departamento de Estado dos EUA, nesta segunda-feira, dois dias depois do sequestro de Nicolas Maduro na Venezuela.

“Este é o NOSSO hemisfério, e o presidente Trump não permitirá que nossa segurança seja ameaçada”, diz a legenda.

A frase foi atribuída ao secretário de Estado, Marco Rubio, e foi repetida em entrevistas a veículos de comunicação americanos.

Segundo a Casa Branca, Rubio afirmou que Trump mantém um compromisso “inquebrantável” de impedir que o Hemisfério Ocidental se torne um refúgio para traficantes de drogas, aliados do Irã ou “regimes hostis” que ameacem a segurança nacional dos Estados Unidos.

“O Hemisfério Ocidental é onde vivemos, e não vamos permitir que ele seja uma base de operações para adversários, concorrentes ou rivais dos Estados Unidos”, disse Rubio a quem foi atribuída uma outra frase com o mesmo sentido: “Agora mudou o xerife”.

O principal alvo destas declarações é a China, que vem intensificando sua presença com investimentos e acordos de cooperação em toda a América Latina.

O sequestro do presidente Venezuelano, Nicolás Maduro, é o marco dessa nova postura agressiva do governo norte-americano.

Maduro é acusado pelos Estados Unidos de narcoterrorismo e outros crimes. Sequestrado na Venezuela, ele foi levado para Nova York com a esposa. Em audiência judicial realizada nesta segunda-feira, Maduro se declarou inocente.