Um Brasil que não tem nem como lavar as mãos

Um em cada três brasileiros vive em área onde não há rede de esgoto.

São 74,2 milhões de pessoas nessa situação.

Os que não tem sequer acesso à água tratada, são 31 milhões (16% da população).

Não estão incluídos os que tem ligação com a rede encanada, mas não contam com abastecimento regular.  Sobre esses não há uma estatística.

Os que vivem amontoados em moradias precárias, com três pessoas por dormitório, são 11,6 milhões (5,6% da população).

E desse total, 5,8 milhões não têm sequer banheiro em casa, sendo que  80% dessa população não tem o ensino fundamental completo.

Esses números são do IBGE, coletados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2018 e revelam o tamanho do desafio que o país vai enfrentar nas próximas semanas para conter o avanço do coronavirus.

Uma outra pesquisa do mesmo instituto, a “Síntese dos Indicadores Sociais”, de 2018, contabiliza os que vivem na pobreza extrema (com renda de menos de R$ 145 por mês): são 13,5 milhões.

É essa população, provavelmente, a que o presidente da República se refere quando diz que “o brasileiro mergulha até em esgoto e não acontece nada”. Para estes, por enquanto, nenhuma ajuda foi pensada.

 

 

 

 

 

Comentários

2 respostas para “Um Brasil que não tem nem como lavar as mãos”

  1. Avatar de Arfio Mazzei
    Arfio Mazzei

    O excelente, infelizmente, título desta matéria revela a triste realidade do povo brasileiro, bem pior que o coronavírus!

  2. Avatar de Mauro
    Mauro

    É verdade. O Brasil não tem como lavar as mãos porque os desgovernos corruptos do PT e seus partidos satélites preferiram roubar, construir estádios (para receber propina), mandar dinheiro para Cuba, Venezuela, Moçambique e outros onde também receberam propina. O Brasil pós governo militar mostrou à que vieram os “democratas” do PMDB, do PT, do PSOL, do PCdoB, do PCB, do PDT, etc.

Deixe uma resposta