Filha de Chico Mendes diz que discurso de Bolsonaro incentivou queimadas

 
Filha de um dos maiores símbolos de luta pela preservação da Amazônia, o ambientalista Chico Mendes, Elenira Mendes, 34, fez um apelo, em entrevista ao UOL, para que a sociedade ouça a mensagem deixada pelo serigueiro assassinado dentro de casa, em Xapuri (AC), no dia 20 de dezembro de 1988.
“Devem ser perpetuadas a voz e as mensagens deixadas por meu pai. Elas devem ecoar com mais força no peito daqueles que ainda sonham e acreditam que ainda é tempo de mudança”, disse ela, citando que “os propósitos” das queimadas hoje são as mesmas da época em que seu pai era vivo.
Chico fez um pedido à filha Elenira, então aos 4 anos, dois dias antes de morrer: que ela se tornasse advogada para defender “as pessoas da floresta”.
Hoje formada em direito, Elenira acredita que o aumento das queimadas este ano tem relação direta com o discurso de exploração desregulada da Amazônia do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
“A redução na área de fiscalização também foi um dos fatores preponderantes”, diz. Para ela, se estivesse vivo, Chico estaria hoje com sua luta contra o desmatamento e exploração sustentável da área. “Certamente estaria na sua simplicidade e pacificidade, mais determinação e ousadia, denunciando e apontando os reais culpados pela destruição da Amazônia.”
Leia a entrevista:
Temos três décadas sem o seu pai na Amazônia, e a luta pela preservação ambiental ainda parece longe de ser vencida. A mensagem de seu pai se perdeu nesse tempo?
Não se trata de perder a mensagem, mas perceber que ela está mais viva do que nunca. A capacidade que ele teve em lutar contra um sistema de “desenvolvimento” que em nada colaborava com a preservação da Amazônia ou trazia qualidade de vida para quem nela vive. Devem ser perpetuadas a voz e as mensagens deixadas por meu pai. Elas devem ecoar com mais força no peito daqueles que ainda sonham e acreditam que ainda é tempo de mudança.
Por que você acha que houve aumento nas queimadas este ano?
Todos os anos enfrentamos os mesmos problemas ocasionados pelas queimadas.
Este foi um ano diferente, acredito, pelo fato de termos como presidente alguém que, desde a campanha eleitoral, já deixava claro em seu discurso que seria permissivo com os desmatamentos e queimadas. A redução na área de fiscalização também foi um dos fatores preponderantes.
Se ele estivesse aqui hoje, o que você acha que estaria fazendo?
Certamente estaria na sua simplicidade e pacificidade, mais determinação e ousadia “empatando” em todas as áreas de grande destruição, denunciando e apontando os reais culpados pela destruição da Amazônia.
Quem desmata hoje são os mesmos daquela época?
A proposta e o propósito certamente são os mesmos. Caso tivéssemos ouvido a mensagem do seu pai, como estaria a Amazônia hoje? Certamente já teríamos um avanço significativo em desenvolvimento. A ideia de desenvolvimento e preservação de mãos dadas de forma mais consolidada. Trinta anos já temos sem meu pai, e todos os anos em que ele e o movimento dos seringueiros e índios —a aliança dos povos da floresta— buscam alternativas sólidas para que exista. Soluções para problemas que ainda enfrentamos hoje. (Com informações do UOL)

2 comentários em “Filha de Chico Mendes diz que discurso de Bolsonaro incentivou queimadas”

  1. É impressionante o que a aversão à um governo que erra, que está longe de ser perfeito mas que tenta trazer alguma melhora à tudo que foi devastado pela canalha lulopetista, faz. Insistem em manchetes sensacionalistas tentando vender mentiras em nome do ego destruído pela derrota da continuação do projeto de eternizar-se no poder, implantado pela esquerdalha petista e seus partidos satélites.
    Queimadas na mata existem no Brasil desde antes do descobrimento. Esqueceram que os índios utilizavam este método como bem demonstra o jornalista (honesto) Leandro Narloch? O mês de agôsto sempre foi o mês em que houveram queimadas. Esqueceram os senhores das queimadas em agôsto para o plantio do milho? É correto afirmar que as queimadas aumentaram, mas só no Brasil Srs. jornalistas canhotas? pesquisem e leiam sobre as enormes queimadas que ocorrem desde julho na Sibéria que ameaça inclusive derreter o tal “permafrost”, a camada de solo congelado. Para vocês, Bolsonaro é o novo Nero, os incêndios que devastam enormes áreas na Bolívia, na Colombia, no Paraguai, não existem Claro, afinal, em suas cabeças ainda há o falso pensamento que a Amazônia é o pulmão do mundo e este governo de direita com seu presidente inconsequente em sua fala mas brilhante na escolha de vários ministros, é o governante que pretende ser um novo ditador. Hipócritas.

Deixe uma resposta