“Os países latino-americanos têm enorme potencial para implantar projetos integrados de energias renováveis e alternativas que podem proporcionar o desenvolvimento da região com maior eficiência e sustentabilidade.”
A afirmação é do diretor de Recursos Naturais da Cepal (Comissão Econômica para a Amércia Latina e Caribe), o chileno Hugo Altomonte, um dos 38 palestrantes do ERACS 2011 – Exposição e Fórum de Energias Renováveis e Alternativas do Cone Sul. O evento acontece de 11 a 13 deste mês, no Cepuc (Centro de Eventos da Pucrs), em Porto Alegre.
Entre os painelistas estão, ainda, o diretor nacional de energia e tecnologia nuclear do Uruguai, Ramón Méndez, o especialista em energia do Banco japonês Sumitomo Mitsui, Hajime Uchida, a consultora em energia para os países latinos, Ana Ángel, o presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Ricardo Simões e o coordenador do Laboratório Solar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Arno Krenziger.
O ERACS 2011 é um fórum de negócios, exposição e debates sobre novas tecnologias e soluções sustentáveis para o problema energético. Os expositores e patrocinadores buscam fomentar novas parcerias para as empresas através do Projeto Comprador do Sebrae e do Projeto de Desenvolvimento de Parcerias com base no desenvolvimento sustentável.
O encontro é promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Portugal do Rio Grande do Sul (CCBP/RS), Câmara Alemã de Comércio (AHK), Câmara de Comércio e Indústria Britânica do Rio Grande do Sul (Britcham/RS) e Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil.
O presidente da CCBP/RS, Joaquim Firmino, destaca que o evento é pioneiro no Cone Sul e será um marco para o futuro da questão energética.
A estimativa de público é em torno de dois mil profissionais, entre executivos e outros gestores de energia de empresas privadas e públicas nacionais e internacionais, autoridades, estudantes e professores, que poderão acompanhar toda a programação comercial e institucional.
Mais informações: www.eracs.org.br