MARÍLIA VERONESE/Liberdade para escolher o fascismo ou como conviver com a decepção?

Este texto é sobre decepção e parte de uma experiência pessoal: eu ouvi de uma eleitora inconfessa de Bolsonaro que ela é (sic) “a favor da liberdade, sempre!” Vejam só que coisa mais curiosa. Alega o apreço pela liberdade para escolher a… negação da liberdade! O fascismo, o autoritarismo, a ignorância que já está trazendo consequências socioambientais gravíssimas para o país. Não esperem análises sociopolíticas nos próximos parágrafos, contudo: o foco deste texto é pessoal, psicológico e atitudinal, na linha de refletir sobre como lidar com pessoas próximas que decepcionaram a gente até o limite do suportável?
Eu não sei a resposta. Quero apenas compartilhar a dor da decepção profunda com meus pares, leitoras e leitores, porque estamos juntos nessa viagem ao fundo do poço. Mesmo arrastados à força, como nação, para a caverna de Platão e depois à borda da terra plana, tentemos raciocinar com clareza e analisemos, primeiramente, o que eleitores do “coiso” chancelaram ao apertar o dezessete na urna: apologia à tortura e à figura de torturadores abjetos, ao extermínio de opositores (incluindo a esquerda política, na qual me incluo… ou seja, eleitores do coiso chancelam a minha aniquilação física), à violência, às armas na mão de qualquer despreparado. Apoiam também homofobia, machismo, racismo, fake news, repetição de mentiras até que virem “verdade”, à lá Goebbels; fanatismo religioso, militarização, anti-cientifiscismo, perseguição aos professores, cortes em investimentos sociais, culturais e acadêmico-científicos,  delírios reacionários do lunático Olavo de Carvalho, guru do presidente; o fim da proposta de educação sexual e para a cidadania nas escolas, a liberação de agrotóxicos perigosíssimos à saúde de humanos e não humanos (há mais de uma década proibidos pela União Europeia); a violência no campo, o fim da legislação ambiental e a entrega da Amazônia e do meio ambiente brasileiro em geral à exploração predatória, a grilagem de terras; a impunidade de ‘bandidos amigos’ como Queiroz (cadê ele?) a corrupção policial (cuja pior expressão é a matança de jovens e crianças periféricas), a ação criminosa das milícias na periferia do Rio de Janeiro, a degradação das instituições democráticas. Há muito mais, se isso não fosse o suficiente. Mas eu acho que já é. Tudo que menciono aqui está fartamente documentado em vídeos do próprio falando, bem como em áudios, fotografias, matérias de jornalismo investigativo, declarações em várias mídias, trabalhos acadêmicos. No final do texto tem links para algumas dessas fontes, embora eu desconfie que as pessoas para as quais o texto é dirigido recusem-se a consultá-las. Têm preguiça, preferem o conforto da sua caverna de Platão cotidiana, cheia de autoindulgência. Muitas das aberrações são antigas e já circulavam na internet quando da campanha presidencial, ou seja, as pessoas escolheram essa infâmia, deliberadamente.
Poderão dizer: mas nem sempre apoiamos tudo que faz um candidato que elegemos. Por certo que não, eu mesma já discordei com veemência de candidatas/os em quem votei, mas agora há uma linha que foi cruzada, a linha do inadmissível ético. Vejamos o que sempre houve: decisões econômicas equivocadas, relações “perigosas” com empreiteiros, alianças esdrúxulas, concessões a corruptos e pequenas corrupções, vaidade em excesso. Todos, absolutamente todos/as os/as governantes que temos elegido no Brasil desde a redemocratização apresentaram algum tipo de conduta semelhante. Todos/as, contudo, mantiveram postura relativamente digna, não interferindo diretamente com as regras formais de um Estado democrático de direito (a exceção, talvez, de Collor de Mello; diga-se de passagem que quem votou em Collor em 1989, provavelmente votou no “coiso” em 2018). Profundamente lamentáveis tais ações, por certo, mas infelizmente banalizadas no nosso país e no “jogo democrático” da política partidária brasileira; não é disso que se trata. É algo ainda muito mais repugnante. É a apologia à violência, à tortura, ao autoritarismo, é ameaça de novo AI-5, é fascismo (prometo um texto mais teórico sobre, neste só quero compartilhar a dor, é um texto sentido e doído, como nós estamos).
Onde, afinal, a liberdade alegada entraria nessa tragédia nacional? Nesse pesadelo que levou um país que há poucos anos atrás era considerado uma potência emergente, respeitado no mundo todo, ao fundo do poço? À posição de pária internacional? (http://jamilchade.blogosfera.uol.com.br/2019/04/10/100-dias-que-mudaram-a-posicao-do-brasil-no-mundo/) (http://www.bbc.com/portuguese/brasil-48402241).
Depois de reveladas as conversas da “Vaza-jato” (http://theintercept.com/series/mensagens-lava-jato/), ficou claro com que tipo de gente estamos lidando. Que tipo de desqualificados são procuradores e ex-juízes, atuais ministros que agem contra a lei e o decoro para defender seus patrões (http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2019/11/29/moro-usou-pf-para-intimidar-porteiro-e-proteger-cla-bolsonaro-diz-freixo/?fbclid=IwAR0UvSx4siGdINyLtYCY5DcblhJkpgrsBlFsAa0SC8dpBwYwoNPRESzDVRY)
A perseguição aos professores e o anti-intelectualismo são também característicos de regimes políticos ditatoriais, sempre hostis à ciência e ao pensamento crítico/reflexivo. (http://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/14/politica/1557790165_316536.html – “Campanha ‘anti-doutrinação’ contra professores eleva estresse em sala de aula: Clima de perseguição estimulado por Bolsonaro e Escola sem Partido geram ambiente de permanente tensão, relatam profissionais de centros públicos e privados”).
Quando uma pessoa muito próxima a você chancela tudo isso, mostrando que ela não é o que você pensou que ela era durante toda a sua vida, o baque é grande. Chega a doer no corpo. Tira o ar, traz o choro, o mal estar, a ‘dor na boca do estômago’. No meu caso, foi destruidor. Chorei por várias noites. Não podia acreditar. Não tem nada a ver com “diferenças políticas”. Isso seria se ela tivesse votado no opus dei Alckmin, ou no patético neoliberal Amoedo; eu sacudiria a cabeça, diria “tsc, tsc, tsc” e seguiria em frente, normalmente. É da vida, pessoas caindo na cantilena “neoliberal na economia e conservadora nos costumes” há aos montes por aí. Mas dá pra conviver com essas diferenças, na maioria dos casos.
Com apoiadores do “coiso”, entretanto, a coisa vai para muito além disso. Trata-se de alguém que você ama defendendo Brilhante Ustra, torturador sádico psicopata que, dentre outras crueldades insanas, levou os filhos de Amelinha Teles para vê-la durante uma sessão de tortura, toda machucada, cheia de hematomas, nua, urinada, sangrando, amarrada à “cadeira de dragão”. Edson e Janaína tinham quatro e cinco anos de idade, na ocasião. O “coiso” adora, baba de satisfação ao falar o nome desse criminoso abjeto que foi Brilhante Ustra. E a pessoa que você confiava mais do que 100%, a quem você entregaria sua filha, sua vida e segurança, se fosse preciso, vota nele “pela liberdade”. Como você se sentiria…? Pois eu me sinto destruída, de coração partido. (http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/03/31/como-a-ditadura-sequestrou-criancas-e-torturou-familias-inteiras-para-obter-delacoes.htm). (http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,torturado-quando-bebe-filho-de-preso-politico-se-suicida,998518).
Agora estou tentando fazer o que a minha amiga Virgínia Pacheco propôs, quando me contou que estava usando uma “técnica” ela própria (é psicóloga e trabalha com técnicas corporais e de visualização criativa): com pessoas que ela gostava muito, ela ignorava o discurso absurdo e olhava direto no coração delas. Desconsiderava a capa de desinformação, cegueira e egoísmo que obnubilava a visão de mundo delas e focava direto no coração, naquele pulsar que estivera ligado ao dela durante boa parte da sua vida. Acrescentou que só funcionava com quem ela amava de verdade. Ainda não sei se vai funcionar comigo. São valores, crenças e lutas de uma vida inteira. É a dignidade humana, é a integridade ético-moral como um valor supremo. É coisa da muito séria, o mais importante que temos na vida. É o que somos, é o valor da vida que vivemos; frágil, um sopro, mas o que fazemos dela é tudo o que temos. O que ficará dessa vida, que legado? Fazemos filhos, escrevemos livros, trabalhamos, amamos e nos tornamos quem somos, seres políticos que constroem o mundo na ação e no discurso. Vamo-nos tornando quem sempre seremos depois que tivermos ido embora do mundo.
Essa semana li sobre Aldo Leopold (1887-1948), um conservacionista que trabalhou em serviços florestais e foi também filósofo, no livro “O fim do império cognitivo”, de Boaventura de Sousa Santos. Aldo escreveu um ensaio, “Land Ethics”, no qual escreveu: “Quando encaramos a terra como uma comunidade à qual pertencemos, poderemos começar a usá-la com amor e respeito”. Defendia uma responsabilidade moral no uso da terra, na relação com a natureza, bem antes de o movimento ambientalista existir como tal. Deixou esse legado, tão importante e necessário, para as gerações vindouras.
A gente encontra essa delicadeza, essa sabedoria, quando visita agroecologistas ou comunidades de permacultura, por exemplo. Esse posicionamento em relação ao ambiente é exatamente o oposto ao dos grileiros de terra, ruralistas latifundiários, as gentes mal encaradas da ‘bancada do boi’. São toscos, brutos, destroem a natureza, maltratam os animais, matam ativistas como Dorothy Sang e Chico Mendes, desmatam, envenenam, agridem, tudo por dinheiro e poder. Isso é o bolsonarismo, essa tosquice feia, criminosa e brutal. Mandam os jagunços, pessoas pobres (eles são ricos), embrutecidas, fazerem o serviço sujo e ficam nas casas grandes – ou em Brasília – com o ** na mão, como dizia Renato Russo. Eles apoiaram e ajudaram a eleger o “coiso”, visando à fragilização da legislação ambiental e das instituições que buscam fiscalizar a violência no campo e coibir o uso indiscriminado de venenos. Como, pergunto-me como, pessoas que eu julgava delicadas em relação à vida, à natureza, podem aderir a essa brutalidade medonha? Chancelá-la?
Aprendi com essa terrível situação que vivemos desde o ano passado que as noções de dignidade e justiça não valem nada para algumas pessoas que eu achava que conhecia bem. Não é simples desinformação, embora haja desinformação massiva; não é simples alienação, conceito que não dá conta do mundo hiper-real contemporâneo, embora haja alienação em alguma medida. Mas a dimensão em tela é a dos valores e crenças mais profundos e importantes, mediada pelos afetos; algo que eu não tinha vivenciado ainda, por não ter presenciado o golpe de 1964 e o ambiente social durante os anos de chumbo (nasci no final dos anos 1960 e comecei a militância política durante a campanha das “Diretas Já”, em 1984, aos 16 anos).
Conheço muita gente no Rio de Janeiro e um desses amigos, que cresceu no Rio das Pedras, me contou que Flavio Bolsonaro frequentemente aparecia por lá. As ligações da “familícia” com os milicianos do Escritório do Crime são públicas e notórias e fartamente documentadas pelos meios de comunicação (embora esses tenham uma relação ambígua com o governo fascista e miliciano, por vezes apoiando ou minimizando os crimes cometidos). Agora que foi citado na investigação do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, Carlos Bolsonaro, o “Carluxo”, apagou suas redes sociais e sumiu com o seu computador. Significativo, não?!
Nessa semana que vai terminando, o ser ignóbil e abjeto que absurdamente ocupa a cadeira presidencial foi denunciado ao Tribunal Penal Internacional (TPI) pelos crimes contra a humanidade que vem praticando (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2019/11/bolsonaro-e-denunciado-ao-tribunal-penal-internacional-por-crimes-contra-a-humanidade.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compfb&fbclid=IwAR3sscHCh6jRFFj-pd7vz3RkRqYxYnk7SR6X6A8tYXXoBavtTbPUDaaEwIY) (http://valor.globo.com/politica/noticia/2019/11/28/bolsonaro-e-denunciado-por-crimes-contra-humanidade-ao-tribunal-penal-internacional.ghtml). Custo a crer que isso vá ter o resultado que deveria, dado que as instituições democráticas estão muito erodidas pelo tacão neoliberal que esmaga a sociedade global. Os senhores do dinheiro e da guerra, os que realmente mandam no mundo, sustentam no poder quem, em nível local, faz o serviço sujo de retirar direitos trabalhistas, não permite a ampliação dos direitos de cidadania aos mais frágeis, retira entraves à acumulação do capital como as regras do jogo do neoliberalismo exigem. E o ‘coiso’ se encontra entre eles, com seu mentiroso discurso de “empreendedorismo”, quando o que existe na realidade dos mais pobres é precarização, retirada de direitos sociais e desespero.
O recente livro do cientista político Yascha Mounk, “PovoVsDemocracia: saiba porque a nossa liberdade está em perigo” (editora Lua de Papel, 2019) explica que o coquetel explosivo de desigualdade crescente, migrações e deslocamentos globais, redes sociais amplificando vozes fascistas (bichos escrotos saíram dos esgotos) e economia em crise levou a eventos como Brexit e eleição de Trump e Bolsonaro, criando a desconsolidação das democracias e a ameaça às liberdades coletivas e individuais. Há um método nas aparentes maluquices de Trump e Bolsonaro, como esta última de acusar o ator Leonardo DiCaprio de ter ateado fogo na Amazônia. Manter as pessoas sempre ocupadas em comentar e reagir às sandices, enquanto a agenda de destruição vai avançando, é uma técnica (provavelmente não elaborada por ele, que é intelectualmente limítrofe, embora seja um espertalhão).
O sinistro, digo, ministro da educação diz que universidades plantam maconha e produzem drogas sintéticas em laboratório (http://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/11/22/ministro-diz-que-ha-plantacoes-de-maconha-em-universidades-reitores-criticam-ataques-e-retorica-agressiva.ghtml). A sinistra, digo, ministra da “família”, Damares Alves, anuncia que meninos usam azul e meninas usam rosa, e promete pintar de rosa as salas das delegacias para conter a violência doméstica. Acrescenta que na sua “concepção cristã” a mulher deve ser submissa ao homem no casamento, enquanto vai à Hungria do fascista Victor Orban vociferar que agora o Brasil é amigo da família cristã conservadora (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/damares-diz-que-mulher-deve-ser-submissa-ao-homem-no-casamento/) (http://jamilchade.blogosfera.uol.com.br/2019/09/14/governo-bolsonaro-articula-alianca-internacional-pro-familia/).
O novo pirado, digo, o novo presidente da Funarte disse que os Beatles surgiram para desestabilizar a “família tradicional americana”, incentivar o aborto e implantar o comunismo. Sim, poderia ser uma comédia…, mas é uma tragédia.
Perguntei à minha amiga Marta Porto, cuja opinião respeito muito (pela trajetória brilhante que teve, por ser uma das pessoas mais inteligentes que eu conheço e por seu trânsito no multilateralismo), se se poderia ter esperança na seriedade do processo junto ao TPI, ao que ela respondeu (transcrevo a resposta dela na rede social Facebook): Marta PortoMarilia, difícil dizer. Mas é um passo gigante essa denúncia. E os humores da comunidade internacional com Bolsonaro são os mais terríveis. Todos os grandes líderes globais têm ojeriza ao miliciano e seus comparsas e um dos signatários mais importantes é o Paulo Sérgio Pinheiro que foi relator da ONU para a Síria e é respeitadíssimo no TPI. A ver. O certo é que estarei em Genebra usando todas as encruzilhadas para ver esse bandido ter o que merece.
Enquanto isso, no Brasil, o judiciário está completamente aparelhado, virou um partido político que sequer disfarça a sua total falta de apreço pela lei. O STF, por venalidade, desonestidade ou mesmo medo de morrer (o filho de Teori nunca engoliu a versão oficial sobre a morte de seu pai: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/01/04/um-ano-apos-acidente-filho-de-teori-diz-nao-descartar-homicidio-do-pai-sao-tantas-coincidencias.htm), deixa o barco correr, a deriva, enquanto usufrui de privilégios obscenos, comendo lagosta às nossas custas (http://g1.globo.com/politica/noticia/2019/05/07/juiz-do-trf-1-libera-licitacao-do-stf-para-compra-de-vinhos-e-lagosta.ghtml).
Da mesma forma, as instituições multilaterais estão fragilizadas e não detém poder real de veto nesses casos de crimes de lesa-pátria e lesa-humanidade. Isso tudo no nível macrossocial; porque no micro, as famílias seguem se despedaçando e disfarçando, tentando fingir que está tudo bem. Não está. Talvez nunca mais volte a ficar. Hitler, Mussolini, Salazar, Franco, Pinochet, Médici, Bolsonaro, Orban, Duterte… ditadores efetivos do passado ou ditadores wannabe do presente, a direita que conseguiu seduzir pessoas ingênuas do sul ao norte do mundo (não cito Stálin porque o texto é sobre ditaduras de direita, mas está no mesmo nível, registre-se).
As máscaras caíram e as pessoas se assumiram como defensoras do fascismo, ao votar em Bolsonaro. Fico pensando o quanto meu pai e minha mãe investiram na nossa formação moral, acadêmica, intelectual: tanto trabalho, empenho, sacrifícios, despesas, para em 2018… que tristeza, mas deixa pra lá. Está na hora de terminar o texto.
Lembro que alunos meus perguntaram: “Como o povo alemão pôde chancelar os horrores do nazismo? Como?!” Bem, agora a gente sabe como. Exatamente como parentes nossos estão chancelando os crimes dos milicianos ora no poder. E aqueles que entregavam seus vizinhos aos sabujos de Hitler, pensando que se salvariam por isso? “Quem seria capaz dessa covardia?” Bom, agora a gente sabe exatamente quem seria. E nunca mais vai confiar neles/as como confiava antes. HashtagMedo, doravante. Cuidem-se, escondam as agendas dos familiares bolsonaristas. Nunca se sabe se, ou quando, a coisa vai desandar para uma ditadura efetiva.
****************
Alguns dos Links dos milhares de evidências (acrescente o seu link nos comentários deste post):
http://theintercept.com/2019/01/22/bolsonaros-milicias/
http://revistaforum.com.br/blogs/ocolunista/dezesseis-anos-de-milicias/
Assassino das estradas:
http://catracalivre.com.br/cidadania/retirada-de-radares-fez-aumentar-no-de-mortes-nas-estradas/
Bolsonaro em 5 minutos – vídeos assustadores:
http://www.youtube.com/watch?v=ghCP4r-hzYI
http://www.youtube.com/watch?v=R44EN0VuNqM
A Aliança pelo Brasil é o primeiro partido neofascista do país:
http://theintercept.com/2019/11/17/alianca-pelo-brasil-bolsonaro-neofascista/
 
Dossiê (embora desatualizado), recuperado de:
http://d3n8a8pro7vhmx.cloudfront.net/haddad/pages/553/attachments/original/1540508906/Dossi%C3%AA_Bolsonaro.pdf?1540508906
1. ATUAÇÃO POLÍTICA
Bolsonaro vota A FAVOR da PEC 241, que congela os gastos em saúde e educação durante 20 ANOS: http://catracalivre.com.br/cidadania/bolsonaro-vota-sim-pec-241-e-seguidores-se-revoltam-com-decisao/
Bolsonaro defendeu esterilização de pobres para combater miséria e crime: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/06/bolsonaro-defendeu-esterilizacao-de-pobres-para-combater-miseria-e-crime.shtml
Votou A FAVOR do aumento dos salários de deputados e senadores:  http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2010/12/15/veja-lista-dos-politicos-que-apoiaram-a-votacao-do-aumento-de-salario.htm
Bolsonaro diz ser CONTRA os direitos trabalhistas para empregadas domésticas:  http://tvuol.uol.com.br/video/bolsonaro-diz-ser-contra-os-direitos-trabalhistas-para-empregadas-domestica-04020E9C3764E4995326
Bolsonaro foi o único deputado a votar CONTRA o Fundo de Combate à Pobreza: http://exame.abril.com.br/economia/descubra-como-deputados-e-senadores-votaram-nos-ultimos-quatro-anos-m0064180/
PSL de Bolsonaro foi o mais fiel a Temer neste ano: http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,psl-de-bolsonaro-foi-o-mais-fiel-a-temer-neste-ano,70002414169
Bolsonaro destinou apenas 0,3% do valor de suas emendas para segurança pública:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/bolsonaro-destinou-03-do-valor-de-suas-emendas-para-seguranca-publica.shtml
Bolsonaro votou CONTRA o plano real e disse que o então presidente Fernando Henrique Cardoso merecia ser fuzilado:  http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/11/apesar-do-atual-aceno-liberal-bolsonaro-foi-contra-reformas-e-plano-que-domou-inflacao.html
Bolsonaro votou CONTRA o fim da pensão para filhas de militares: http://goo.gl/9L34YC
Alvo de Bolsonaro, Estatuto do Desarmamento evita 13,3 mil assassinatos por ano: http://www.brasildefato.com.br/2018/10/04/alvo-de-bolsonaro-estatuto-do-desarmamento-evita-133-mil-assassinatos-por-ano/
Como o discurso de Bolsonaro mudou ao longo de 27 anos na Câmara: http://www.bbc.com/portuguese/amp/brasil-42231485
2. CORRUPÇÃO
Ao explicar R$ 200 mil da JBS, Bolsonaro admite que PP recebeu propina: “qual partido não recebe?”: http://jovempan.uol.com.br/programas/ao-explicar-r-200-mil-da-jbs-bolsonaro-admite-que-pp-recebeu-propina-qual-partido-nao-recebe.html
Patrimônio de Jair Bolsonaro e filhos se multiplica em apenas dez anos: http://www.opovo.com.br/noticias/politica/2018/01/patrimonio-de-jair-bolsonaro-e-filhos-se-multiplica-em-apenas-dez-anos.html
Funcionário fantasma, irmão de Jair Bolsonaro recebia R$ 17 mil por mês da Alesp: http://noticias.r7.com/brasil/funcionario-fantasma-irmao-de-jair-bolsonaro-recebia-r-17-mil-por-mes-da-alesp-07042016
Quando questionado sobre o auxílio moradia que recebia mesmo tendo casa, Bolsonaro diz que utilizava do dinheiro publico para “COMER GENTE”: http://www.youtube.com/watch?v=HwwMlyQkw2Q
PP (onde ele ficou por mais de 20 anos) é o partido com o maior número de deputados investigados no STF: http://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/pp-e-o-partido-com-o-maior-numero-de-parlamentares-investigados-no-stf/
Articulador de apoios a Bolsonaro, deputado confessou caixa dois: http://www.gazetaonline.com.br/noticias/politica/eleicoes_2018/2018/06/articulador-de-apoios-a-bolsonaro-deputado-confessou-caixa-dois-1014134496.html
Bolsonaro tem nome citado em lista na quebra de sigilo do tucano Aécio Neves: http://www.correiodobrasil.com.br/bolsonaro-tem-nome-citado-lista-quebra-sigilo-tucano-aecio/
Bolsonaro diz que sonega impostos: http://www.youtube.com/watch?v=ElBQbueU0tQ
Bolsonaro empregou ex-mulher e parentes dela no Legislativo: http://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-empregou-ex-mulher-parentes-dela-no-legislativo-22143135
Patrimônio de Jair Bolsonaro e filhos têm indícios de lavagem: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-01-07/jair-bolsonaro-patrimonio-familia.html
Vídeo em que Bolsonaro admite que o dinheiro que recebeu de JBS era propina do partido dele: http://www.youtube.com/watch?v=D62y7u04-U8
MPF investiga Guedes, economista de Bolsonaro, por suspeita de fraude em fundos: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,mpf-investiga-paulo-guedes-por-suposta-fraude-contra-fundos-de-pensao,70002541914
Bolsonaro emprega servidora fantasma que vende açaí em Angra: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/01/1949719-bolsonaro-emprega-servidora-fantasma-que-vende-acai-em-angra.shtml
Tv Folha investiga a funcionária fantasma e os bens de Bolsonaro: http://www.youtube.com/watch?v=k99hXSytsyI
Bolsonaro e filhos possuem pelo menos R$ 15 milhões em imóveis: http://exame.abril.com.br/brasil/bolsonaro-e-filhos-possuem-pelo-menos-r-15-milhoes-em-imoveis/
Filho de Bolsonaro aluga seu carro para si mesmo: http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/filho-de-bolsonaro-aluga-seu-carro-para-si-mesmo.html
Produtora de vídeo que só existe no papel recebeu R$ 240 mil da campanha de Bolsonaro: http://epoca.globo.com/produtora-de-video-que-so-existe-no-papel-recebeu-240-mil-da-campanha-de-bolsonaro-23107926
Indicado como ministro por Bolsonaro tinha supersalário com verba pública: http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/18/general-heleno-ministro-bolsonaro-supersalario-recursos-publicos.htm
Fundo ligado a Paulo Guedes lucrou R$ 590 mil com informação privilegiada: http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/18/paulo-guedes-informacao-privilegiada-bolsa-de-valores-cvm-bolsonaro.htm
3. RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Bolsonaro chama refugiados de “escória do mundo”: http://exame.abril.com.br/brasil/bolsonaro-chama-refugiados-de-escoria-do-mundo/
Bolsonaro defende Hugo Chávez em entrevista de 1999: http://veja.abril.com.br/politica/bolsonaro-defende-hugo-chavez-em-entrevista-de-1999/
“Acusaram o PT de imitar a Venezuela, mas é Bolsonaro quem se espelha no processo de lá”: http://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/08/politica/1539001055_896195.html
Bolsonaro diz que vai tirar Brasil da ONU se for eleito presidente: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/08/18/bolsonaro-diz-que-vai-tirar-brasil-da-onu-se-for-eleito-presidente.ghtml
Bolsonaro quer campo de refugiados em Roraima: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,bolsonaro-quer-campo-de-refugiados-em-roraima,70002226010
“Não há base para parceria estratégica se Bolsonaro vencer”: http://www.terra.com.br/noticias/brasil/nao-ha-base-para-parceria-estrategica-se-bolsonaro-vencer,df9930ce33e6fd15c6d395f8396276e648ra7ch6.html
Eurodeputados lançam manifesto contra Bolsonaro: ‘profundo repúdio’: http://veja.abril.com.br/blog/radar/eurodeputados-lancam-manifesto-contra-bolsonaro-profundo-repudio/
A república popular da China não gostou desta viagem de Bolsonaro: http://exame.abril.com.br/brasil/a-republica-popular-da-china-nao-gostou-desta-viagem-de-bolsonaro/
4. PROPOSTAS
Objetivo é fazer Brasil semelhante ao que ‘era 40, 50 anos’, diz Bolsonaro: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/objetivo-e-fazer-brasil-como-era-a-40-50-anos-atras-diz-bolsonaro.shtml
Bolsonaro diz que quer dar “carta branca” para PM matar em serviço: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/12/14/bolsonaro-diz-que-quer-dar-carta-branca-para-pm-matar-em-servico.htm
Bolsonaro diz que quer Alexandre Frota ministro da Cultura em vídeo: http://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-diz-que-quer-alexandre-frota-ministro-da-cultura-em-video-22535166
Vice de Bolsonaro, Mourão critica 13º salário e fala em reforma trabalhista ‘séria’: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/09/vice-de-bolsonaro-mourao-critica-13o-salario-e-fala-em-reforma-trabalhista-seria.shtml
Bolsonaro defende a extinção do Ministério da Cultura: http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/03/29/bolsonaro-defende-a-extincao-do-ministerio-da-cultura.htm
Bolsonaro defende educação à distância desde o ensino fundamental: http://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-defende-educacao-distancia-desde-ensino-fundamental-22957843
Bolsonaro diz que jovem brasileiro tem “tara” por formação superior: http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/agencia-estado/2018/08/28/bolsonaro-diz-que-jovem-brasileiro-tem-tara-por-formacao-superior.htm
Jair Bolsonaro diz que, se eleito, pode privatizar Petrobras, uma das maiores empresas do Brasil, e entregar de vez a industria do petróleo na mão dos estrangeiros: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/08/bolsonaro-admite-possibilidade-de-privatizar-a-petrobras-apesar-de-se-dizer-pessoalmente-contra.shtml
Se você está preocupado com a crise, deveria se preocupar com o plano econômico de Jair Bolsonaro: http://theintercept.com/2018/09/20/bolsonaro-economia/
General ligado a Bolsonaro fala em banir livros sem “a verdade” sobre 1964: http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/09/28/general-ligado-a-bolsonaro-fala-em-banir-livros-sem-a-verdade-sobre-1964.htm
Ascensão de Bolsonaro valoriza as ações da indústria das armas: http://epocanegocios.globo.com/Mercado/noticia/2018/09/favoritismo-de-bolsonaro-valoriza-acoes-da-industria-das-armas.html
Bolsonaro diz que é favorável a tortura, guerra civil e fim do voto: http://www.youtube.com/watch?v=qIDyw9QKIvw
Exército recebe doação de 96 blindados dos Estados Unidos: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/10/10/exercito-recebe-doacao-de-96-blindados-dos-estados-unidos.htm
Porta-helicópteros comprado pela Marinha por R$ 350 milhões chega ao Rio no sábado: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/08/22/porta-helicopteros-comprado-pela-marinha-por-r-350-milhoes-chega-ao-rio-no-sabado.htm
Marun declara voto em Bolsonaro por enxergar agenda semelhante à de Temer: http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/15/marun-declara-voto-em-bolsonaro-por-enxergar-agenda-semelhante-a-de-temer.htm
5. ONDA DE VIOLÊNCIA
Morte, ameaças e intimidação: o discurso de Bolsonaro inflama radicais: http://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/09/politica/1539112288_960840.html Apoiadores de Bolsonaro realizaram pelo menos 50 ataques em todo o país: http://exame.abril.com.br/brasil/apoiadores-de-bolsonaro-realizaram-pelo-menos-50-ataques-em-todo-o-pais/
Mestre de capoeira é morto com 12 facadas após dizer que votou no PT, em Salvador: http://extra.globo.com/casos-de-policia/mestre-de-capoeira-morto-com-12-facadas-apos-dizer-que-votou-no-pt-em-salvador-23139302.html
Em vídeo registrado no metrô, grupo canta que “Bolsonaro vai matar veado”: http://vejasp.abril.com.br/cidades/matar-viado-bolsonaro-homofobicos-metro/
Mulher é agredida por usar camiseta com a expressão #EleNão: http://guaiba.com.br/2018/10/10/mulher-de-19-anos-e-agredida-por-usar-camiseta-com-a-expressao-elenao/
Discurso de Jair Bolsonaro legitima violência nas ruas, dizem especialistas: http://odia.ig.com.br/eleicoes/2018/10/5582852-discurso-de-jair-bolsonaro-legitima-violencia-nas-ruas-dizem-especialistas.html
Neonazistas são presos após agredirem homem em Niterói: http://oglobo.globo.com/rio/neonazistas-sao-presos-apos-agredirem-homem-em-niteroi-8230598
Flávio Bolsonaro defende destruição de placa pró-Marielle: http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,flavio-bolsonaro-defende-destruicao-de-placa-pro-marielle-por-correligionarios,70002532531
Eleitores de Bolsonaro votam com armas e filmam urna eletrônica: http://veja.abril.com.br/blog/rio-grande-do-sul/eleitores-de-bolsonaro-votam-com-armas-e-filmam-urna-eletronica/
Mulher trans é atacada no Rio com barra de ferro por apoiadores de Bolsonaro: http://www.metro1.com.br/noticias/vida-alheia/62492,mulher-trans-e-atacada-no-rio-com-barra-de-ferro-por-apoiadores-de-bolsonaro.html
Servidora pública é espancada em PE após criticar Bolsonaro: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/servidora-publica-e-espancada-em-pe-apos-criticar-bolsonaro.shtml
Teatro da Uerj amanhece pichado com inscrições racistas: http://oglobo.globo.com/rio/teatro-da-uerj-amanhece-pichado-com-inscricoes-racistas-leitor-fotografa-3067270
Instituições de ensino são pichadas com frases preconceituosas em todo Brasil: http://jovempan.uol.com.br/eleicoes-2018/presidenciais/instituicoes-de-ensino-sao-pichadas-com-frases-preconceituosas-em-todo-brasil.html
Transexual é espancada por quatro homens na Baixada Fluminense: http://oglobo.globo.com/rio/transexual-espancada-por-quatro-homens-na-baixada-fluminense-23146703
MP investiga jogo em que Bolsonaro mata gays, negros e feministas: http://tecnoblog.net/263376/mp-investigacao-bolsomito-2k18-bolsonaro-game-steam/
Bolsonaristas espancam servidora pública em Niterói: http://br.noticias.yahoo.com/bolsonaristas-espancam-servidora-publica-em-pe-185452964.html
Polícia de SP vê aumento de movimentação neonazista e identifica grupos: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-38603560
Médica do RN rasga receita após paciente idoso dizer que votou em Haddad para presidente: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2018/10/09/medica-do-rn-rasga-receita-apos-paciente-idoso-dizer-que-votou-em-haddad-para-presidente.ghtml
Suástica é pichada em muro do Clube Israelita Brasileiro, no Rio: http://oglobo.globo.com/rio/suastica-pichada-em-muro-do-clube-israelita-brasileiro-no-rio-21462726
Bandeira inspirada no nazismo é exibida em manifestação pró-Bolsonaro: http://congressoemfoco.uol.com.br/eleicoes/bandeira-inspirada-no-nazismo-e-exibida-em-manifestacao-pro-bolsonaro/
Menino leva arma para escola, dispara sem querer e fica ferido em Mato Grosso do Sul: http://oglobo.globo.com/brasil/menino-leva-arma-para-escola-dispara-sem-querer-fica-ferido-em-mato-grosso-do-sul-23164828
Portas de alojamentos estudantis da USP amanhecem pichadas com suástica: http://jovempan.uol.com.br/noticias/brasil/portas-de-alojamentos-estudantis-da-usp-amanhecem-pichadas-com-suastica.html
6. POLÍTICAS PARA O MEIO AMBIENTE
Bolsonaro é uma ameaça ao planeta: http://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/17/opinion/1539799897_917536.html
Em Manaus, Bolsonaro questiona se Brasil tem soberania sobre Amazônia e compara terras indígenas a zoológico: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/12/1943457-bolsonaro-questiona-soberania-sobre-a-amazonia-e-compara-terras-indigenas-a-zoologico.shtml
Bolsonaro defende o fim do Ministério do Meio Ambiente: http://www.oeco.org.br/reportagens/bolsonaro-defende-o-fim-do-ministerio-do-meio-ambiente/
‘Se eu assumir, índio não terá mais 1cm de terra’, diz Bolsonaro: http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/se-eu-assumir-%C3%ADndio-n%C3%A3o-ter%C3%A1-mais-1cm-de-terra-diz-bolsonaro/ar-BBIUfo2
Em Roraima, Bolsonaro defende exploração de terras indígenas: http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,em-roraima-bolsonaro-defende-exploracao-economica-de-terras-indigenas,70002266170
Bolsonaro diz que sua candidatura é “imbroxável” e que “a Amazônia não é nossa”: http://brasil.elpais.com/brasil/2018/05/18/politica/1526612140_988427.html
Bolsonaro diz que Brasil tem áreas de proteção ambiental em excesso e defende mudanças na legislação para exploração econômica da Amazônia: http://www.facebook.com/simone.ceccon/videos/2379110435437594/
As ameaças sombrias de Bolsonaro para o meio ambiente: http://pagina22.com.br/2018/10/09/as-ameacas-sombrias-de-bolsonaro-para-o-meio-ambiente/
“Esporte saudável”: Bolsonaro defende liberação de caça no Brasil: http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/esporte-saudavel-bolsonaro-defende-liberacao-de-caca-no-brasil-131280/
Bolsonaro teme ficar inelegível se condenado por pesca ilegal: http://oglobo.globo.com/rio/bolsonaro-teme-ficar-inelegivel-se-condenado-por-pesca-ilegal-8416854
‘No meu tempo, não tinha MP e Ibama para encher o saco’, diz general: http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/agencia-estado/2018/10/11/no-meu-tempo-nao-tinha-mp-e-ibama-para-encher-o-saco-diz-general.htm
Conselheiro de Bolsonaro compara Acordo de Paris a papel higiênico: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,conselheiro-de-bolsonaro-compara-acordo-de-paris-a-papel-higienico,70002553637
7. FAKE NEWS
Análise: “Nova direita” se alimenta de informações falsas: http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/07/analise-campanha-de-bolsonaro-se-alimenta-de-fake-news.htm
Exclusivo: investigação revela exército de perfis falsos usados para influenciar eleições no Brasil: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42172146
Bolsonaro mentiu ao falar de livro de educação sexual no ‘Jornal Nacional’: http://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/29/politica/1535564207_054097.html
MEC desmente Bolsonaro após fala sobre ‘Kit Gay’ no Jornal Nacional: http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/mec-desmente-bolsonaro-ap%C3%B3s-fala-sobre-kit-gay-no-jornal-nacional/ar-BBMAT7n
Ministro do TSE determina exclusão de publicações com expressão ‘kit gay’ usadas por Bolsonaro: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/ministro-do-tse-determina-exclusao-de-publicacoes-com-expressao-kit-gay-usadas-por-bolsonaro.shtml
Bolsonaro mente ao dizer que Haddad criou ‘kit gay’: http://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/12/politica/1539356381_052616.html
Bolsonaro recusa pacto contra fake news e chama Haddad de ‘canalha’: http://www.valor.com.br/politica/5912135/bolsonaro-recusa-pacto-contra-fake-news-e-chama-haddad-de-canalha
Dono de sites criticados por ‘fake news’ recebe dinheiro de deputado: http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/05/26/dono-de-sites-criticados-por-fake-news-recebe-dinheiro-de-deputado.htm
‘Estamos indo para o Brasil’, diz diretor da Cambridge Analytica: http://oglobo.globo.com/mundo/estamos-indo-para-brasil-diz-diretor-da-cambridge-analytica-22510961
Ministro manda Facebook derrubar 33 ‘fake news’ sobre Manuela do ar: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/ministro-manda-facebook-derrubar-33-fake-news-sobre-manuela-do-ar/
Guru da ultra-direita mundial e ex-assessor de Trump atua na campanha das redes sociais de Bolsonaro: http://www.revistaforum.com.br/guru-da-ultra-direita-mundial-e-ex-assessor-de-trump-atua-na-campanha-das-redes-sociais-de-bolsonaro/
WhatsApp, um fator de distorção que espalha mentiras e atordoa até o TSE: http://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/07/politica/1538877922_089599.html
Bolsonaro admite não ir a debates com Haddad por ‘estratégia’: http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,bolsonaro-admite-nao-ir-a-debates-com-haddad-por-estrategia,70002544163
É #FAKE cartaz atribuído a Haddad que diz que projeto de lei torna a pedofilia um ato legal: http://oglobo.globo.com/fato-ou-fake/e-fake-cartaz-atribuido-haddad-que-diz-que-projeto-de-lei-torna-pedofilia-um-ato-legal-23154593 É #FAKE post com Manuela D’Ávila dizendo que é mais popular que Jesus e que o cristianismo vai desaparecer: http://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/05/e-fake-post-com-manuela-davila-dizendo-que-e-mais-popular-que-jesus-e-que-o-cristianismo-vai-desaparecer.ghtml
Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml
Afirmação de que Haddad apoia lei para igrejas casarem homossexuais é falsa: http://noticias.uol.com.br/comprova/ultimas-noticias/2018/09/28/afirmacao-de-que-haddad-quer-forcar-igrejas-a-casar-homossexuais-e-falsa.htm
8. MACHISMO, RACISMO E HOMOFOBIA
8.1 MACHISMO
Bolsonaro diz que não pagaria a mulheres o mesmo salário dos homens: http://www.youtube.com/watch?v=IEFzhEQtnSE
Bolsonaro defendeu redução da licença maternidade: http://veja.abril.com.br/politica/bolsonaro-defendeu-reducao-da-licenca-maternidade/
Projeto de Bolsonaro desobriga SUS de atender vítima de estupro: http://www.metropoles.com/brasil/politica-br/projeto-de-bolsonaro-desobriga-sus-de-atender-vitima-de-estupro
“Não estupro porque você não merece, sua vagabunda”, diz Bolsonaro a Maria do Rosário http://www.youtube.com/watch?v=LD8-b4wvIjc
Em vídeo de palestra, Bolsonaro diz que ter filha foi ‘fraquejada’: http://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-moreno/post/em-video-de-palestra-bolsonaro-diz-que-ter-filha-foi-fraquejada.html
Bolsonaro vira réu por incitação ao estupro e injúria: http://esporte.band.uol.com.br/jogoaberto/videos/15903671/bolsonaro-vira-reu-por-incitacao-ao-estupro-e-injuria.html
Filho de Bolsonaro propõe esterilização forçada de mulheres pobres que receberem o Bolsa Família: http://blogdacidadania.com.br/2018/01/filho-de-bolsonaro-propoe-esterilizacao-forcada-de-mulheres-pobres/
8.2 RACISMO
Hamilton Mourão cita “branqueamento da raça” ao dizer que neto é bonito: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/meu-neto-e-um-cara-bonito-branqueamento-da-raca-diz-general-mourao.shtml
Justiça condena Bolsonaro por ‘humilhantes ofensas’ a negros e quilombolas: http://www.huffpostbrasil.com/2017/10/03/justica-condena-bolsonaro-por-humilhantes-ofensas-a-negros-e-quilombolas_a_23231143/
Bolsonaro: “Quilombola não serve nem para procriar”: http://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/bolsonaro-quilombola-nao-serve-nem-para-procriar/
Vice de Bolsonaro relaciona negros à malandragem e indígenas à indolência: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-08-07/vice-bolsonaro-declaracao-racista.html
‘Política não é piada’, afirma juíza ao condenar Bolsonaro por frases racistas: http://oglobo.globo.com/brasil/politica-nao-piada-afirma-juiza-ao-condenar-bolsonaro-por-frases-racistas-21902171
‘Ele soa como nós’: ex-líder da Ku Klux Klan elogia Bolsonaro, mas critica proximidade com Israel: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-45874344
8.3 HOMOFOBIA
Bolsonaro: “prefiro filho morto em acidente a um homossexual”: http://www.terra.com.br/noticias/brasil/bolsonaro-prefiro-filho-morto-em-acidente-a-um-homossexual,cf89cc00a90ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Jair Bolsonaro ataca gays em entrevista para documentário inglês: ‘Nós, brasileiros, não gostamos dos homossexuais’: http://extra.globo.com/noticias/mundo/jair-bolsonaro-ataca-gays-em-entrevista-para-documentario-ingles-nos-brasileiros-nao-gostamos-dos-homossexuais-10487491.html
“Vizinho gay desvaloriza o imóvel”: http://goo.gl/KAKDNd
‘Sou homofóbico, sim, com muito orgulho’, diz Bolsonaro em vídeo: http://catracalivre.com.br/cidadania/sou-homofobico-sim-com-muito-orgulho-diz-bolsonaro-em-video/
Bolsonaro é condenado a pagar R$ 150 mil por declarações contra gays: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/11/1934062-bolsonaro-e-condenado-a-pagar-r-150-mil-por-declaracoes-contra-gays.shtml
Bolsonaro debocha de lei contra homofobia e diz que não contrataria um gay para ser seu motorista: http://www.youtube.com/watch?v=TcOpf2d9mNM
Bolsonaro diz que sangue de gays é inferior ao de héteros: http://www.youtube.com/watch?v=Z1oGuNkGV2g
Faculdade tem mensagens homofóbicas, em apoio à tortura e elogios a Ustra e Bolsonaro: http://odia.ig.com.br/brasil/2018/09/5578312-faculdade-tem-mensagens-homofobicas-em-apoio-a-tortura-e-elogios-a-ustra-e-bolsonaro.html
“Não vou combater nem discriminar, mas, se eu vir dois homens se beijando na rua, vou bater.”: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1905200210.htm
“Os gays não são semideuses. A maioria é fruto do consumo de drogas”: http://brasil.elpais.com/brasil/2014/02/14/politica/1392402426_093148.html
“Ter filho gay é falta de porrada”: http://www.youtube.com/watch?v=64G85tm_GyE
Gays querem se transformar em super-raça, diz filho de Bolsonaro: http://noticias.r7.com/brasil/gays-querem-se-transformar-em-super-raca-diz-filho-de-bolsonaro-06112014
“Agora gostar de homossexual ninguém gosta, a gente suporta.”: http://www.youtube.com/watch?v=YeOGz8oJiUc
8.4 MINORIAS
Bolsonaro ameaça terminar com ‘todos os ativismos’: http://theintercept.com/2018/10/09/bolsonaro-ameaca-ativismos/
Bolsonaro e filho votaram contra lei que protege pessoas com deficiência: http://www.revistaforum.com.br/bolsonaro-e-filho-e-votaram-contra-lei-que-protege-pessoas-com-deficiencia/
Bolsonaro diz que não entraria em avião pilotado por cotista: http://www.youtube.com/watch?v=pAhUCLAqsxM
Bolsonaro diz que minoria deve se calar e se curvar diante a maioria: http://www.youtube.com/watch?v=WUBe-tkPqaY
Com ideia de ‘holofraude’, apoiador de Bolsonaro faz nazismo virar piada: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/10/com-ideia-de-holofraude-apoiador-de-bolsonaro-faz-nazismo-virar-piada.shtml
9. “CIDADÃO DE BEM”
Defensor da ditadura, Jair Bolsonaro reforça frase polêmica: “o erro foi torturar e não matar”: http://jovempanfm.uol.com.br/panico/defensor-da-ditadura-jair-bolsonaro-reforca-frase-polemica-o-erro-foi-torturar-e-nao-matar.html
Bolsonaro declara apoio à ditadura de 1964 e elogia Hitler como um grande estrategista: http://www.youtube.com/watch?v=ZBo-Vh5YARU
Bolsonaro foi condenado pela unanimidade do conselho com um libelo duro em que se registra “desvio grave de personalidade e uma deformação profissional”, “falta de coragem moral para sair do Exército” e “ter mentido ao longo de todo o processo”: http://istoe.com.br/o-julgamento-que-tirou-bolsonaro-do-anonimato/
Livro reúne histórias de crianças presas, torturadas ou exiladas durante a ditadura no Brasil: http://oglobo.globo.com/cultura/livros/livro-reune-historias-de-criancas-presas-torturadas-ou-exiladas-durante-ditadura-no-brasil-14496104
Bolsonaro diz ser a favor da pena de morte e que governo não precisa contratar ninguém para matar pois ele faz o trabalho de graça: http://www.youtube.com/watch?v=xW_3PW5QxJ8
Bolsonaro diz que Estatuto da Criança e do Adolescente deve ser ‘rasgado e jogado na latrina’: http://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-diz-que-eca-deve-ser-rasgado-jogado-na-latrina-23006248
Bolsonaro diz que filhos atiram com armas de fogo desde os 5 anos e que os pais devem ensinar os filhos a usar armas desde pequenos: http://www.youtube.com/watch?v=lY7M-4dDb24
Bolsonaro diz já ter feito sexo com galinha e que bateu em mulher aos 12 anos: http://www.youtube.com/watch?v=6EIn0EO7NBQ
Bolsonaro ameaça quem divulgar fotos suas com coronel pedófilo, e imagem se torna viral: http://extra.globo.com/noticias/rio/bolsonaro-ameaca-quem-divulgar-fotos-suas-com-coronel-imagem-se-torna-viral-20115040.html
Homenagem feita por Bolsonaro durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff para o coronel Brilhante Ustra, torturador e assassino da ditadura: http://globoplay.globo.com/v/4978620/
Bolsonaro diz que não abriria arquivos da ditadura: “deve ficar no passado”: http://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/07/30/bolsonaro-diz-que-nao-abrira-arquivos-da-ditadura-deve-ficar-no-passado.htm
Bolsonaro, um nostálgico da ditadura que sonha com a presidência: http://istoe.com.br/bolsonaro-um-nostalgico-da-ditadura-que-sonha-com-a-presidencia/
Conheça o coronel Ustra, homenageado por Bolsonaro e chefe do temido DOI-Codi: http://www.gazetadopovo.com.br/ideias/conheca-o-coronel-ustra-homenageado-por-bolsonaro-e-chefe-do-temido-doi-codi-8sed82y14k1b2hnuu1yxk5pnb/
Vice maçom e Bolsonaro compartilham antipetismo e admiração por Brilhante Ustra: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/09/vice-macom-e-bolsonaro-compartilham-antipetismo-e-admiracao-por-brilhante-ustra.shtml
Nos anos 90, Bolsonaro defendeu novo golpe militar e guerra: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/06/nos-anos-90-bolsonaro-defendeu-novo-golpe-militar-e-guerra.shtml
Bolsonaro encoraja pais a ensinarem crianças a atirar: http://www.valor.com.br/politica/5766091/bolsonaro-encoraja-pais-ensinarem-criancas-atirar
Um retrato do torturador comandante Brilhante Ustra, segundo as suas vítimas: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/20/politica/1461180363_636737.html
Carlos Bolsonaro será denunciado por apologia à tortura na Câmara do Rio: http://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/26/politica/1537997982_557864.html
10. O QUE O MUNDO ESTÁ FALANDO SOBRE AS ELEIÇÕES DO BRASIL
Abaixo, manchetes dos PRINCIPAIS JORNAIS DO MUNDO.
ALEMANHA
Zeit: Um Fascista Se Apresentando Como Homem Honesto http://bit.ly/2y7Gskf
Der Spiegel : Jair Bolsonaro – ascensão de um populista de direita http://bit.ly/2OzW22k
Frankfurter Allgemeine : Alerta vermelho para democracia http://bit.ly/2Qr2YMC
Sueddeutsche: O demagogo do deserto é de repente uma nova estrela política no Brasil. http://bit.ly/2DOTU2E
Deutsche Welle : Analistas alemães veem democracia no Brasil em risco http://bit.ly/2IuN7Km
Handelsblatt: O fascista popular. Até agora, os políticos brasileiros são considerados corruptos e ineficientes, mas ideologicamente flexíveis e educados. Isso mudou com Jair Bolsonaro – o populista poderia até se tornar presidente. Uma história mundial. http://bit.ly/2Iy10aB
ARGENTINA
La Nacion: Linha dura e Messianismo: Bolsonaro, o candidato mais temido, se lança para a presidência. http://bit.ly/2ya60NR
El Clarín: Jair Bolsonaro: militarista, xenófobo e favorito para a eleição brasileira http://clar.in/2y7zImH
ÁFRICA DO SUL
The Star: Mulheres brasileiras marcham contra ‘formas misóginas http://bit.ly/2NiZnOO
ÁUSTRIA
Die Presse: Ex-Presidente Detido e o Trump Tropical http://bit.ly/2NiHgIG
AUSTRÁLIA
News.Au Seria este é o político mais repulsivo do mundo? Pensando que Donald Trump é ruim? Conheça o possível presidente brasileiro cujas crenças repulsivas chocaram o mundo. http://bit.ly/2IwRrIO
The Australian: Conheça o Candidato que é um risco a democracia http://bit.ly/2xVQdCN
The Sydney Sunday Herald: Por que alguns no Brasil estão se virando para um explosivo candidato de extrema-direita para o presidente? http://bit.ly/2E09LvA
CHILE
El Mercurio: “Bolsonaro assusta com soluções simplistas e autoritárias” http://bit.ly/2OuWDSV
La Tercera: “Bolsonaro conseguiu captar o sentimento de revolta no Brasil” http://bit.ly/2xU0sYj
ESPANHA
El País: Bolsonaro é um Pinochet institutional para o Brasil http://bit.ly/2DA
El Mundo: Lider Polemico. Bolsonaro: o candidato racista, homofóbico e machista do brasil. http://bit.ly/2xYOzj4
La Vanguardia Bolsonaro: o Candidato Ultradireitista que canalizou a insatisfacao no Brasil http://bit.ly/2Iy2UIh
El Confidencial: Jair Bolsonaro: o “Le Pen tropical” que pode ser o próximo presidente do Brasil. http://bit.ly/2P9ETtH
ESTADOS UNIDOS
Revista Time: Jair Bolsonaro ama Trump, odeia pessoas gays e admira autocratas. Ele pode ser o próximo presidente do Brasil http://ti.me/2wjfg16
Fox News: Um olhar sobre os comentários ofensivos do candidato brasileiro Bolsonaro http://fxn.ws/2O0QMFI
HuffingtonPost: Jair Bolsonaro e o violento caos das eleições presidenciais no Brasil http://bit.ly/2zNnod4
Washington Post : Um político parecido com Trump no Brasil poderia ter o apoio de um poderoso grupo religioso: os evangélicos http://wapo.st/2Rk6tFZ
The New York Times : Brasil flerta com um retorno aos dias sombrios http://nyti.ms/2xsXSYv
The New York Times : Brazil Front-Runner Accused of Illegal Campaign Practices http://www.nytimes.com/aponline/2018/10/18/world/americas/ap-lt-brazil-elections.html
Americas Quarterly: Ditadura militar iminente no Brasil?: Ganhando ou perdendo, a ascensão de Jair Bolsonaro colocar em perigo a jovem democracia brasileira. http://bit.ly/2OWpYCW
The New York Times : http://www.nytimes.com/2018/10/17/climate/brazil-election-amazon-environment.html
FRANÇA
Le Figaro: Brasil nas garras da tentação autoritária http://bit.ly/2vqsb0S
Le Monde por Rádio França Internacional RFI Trump tropical, homofóbico e machista http://bit.ly/2zMhaKL
Liberation No Brasil, um ex-soldado para liquidar a democracia http://bit.ly/2P9qIEZ
HOLANDA
Der Volkskrant : Centenas de milhares de mulheres no Brasil nas ruas contra a extrema direita: “Ele nunca!” http://bit.ly/2DQvPsj
ÍNDIA
India Express: Deixe a polícia matar criminosos, diz o candidato presidencial do Brasil, Jair Bolsonaro http://bit.ly/2NiJdFd
ITÁLIA
La Republica: Bolsonaro, líder xenófobo e anti-gay que dá o assalto à Presidência do Brasil http://bit.ly/2Qrb73H
Corriende della Sierra : Um pesadelo chamado Bolsonaro http://bit.ly/2zNdkRF
MÉXICO
La Jornada: Bolsonaro: O candidato Imprevisível http://bit.ly/2OD93sh
Milenio: Bolsonaro, o Neofascista que seduz o Brasil http://bit.ly/2zNQjhL
El Universal: Militar de ultra-direita: um voto pelo passado? http://bit.ly/2P6jjWO
MOÇAMBIQUE
O País: Bolsonaro que lidera sondagens de intenção de voto no país com a preferência de 27% dos eleitores terá irritado muitos brasileiros com comentários percebidos como sexistas, racistas e homofóbicos. http://bit.ly/2DQlP29
PERU
La Republica: Brasil resiste: a promessa autoritária de Bolsonaro é desafiada pelas mulheres. http://bit.ly/2zFQ0Vy
ÁFRICA DO SUL
The Star: Mulheres brasileiras marcham contra ‘formas misóginas http://bit.ly/2NiZnOO
PORTUGAL
O Público: Um canalha à porta do planalto: http://www.publico.pt/2018/10/11/mundo/opiniao/um-canalha-a-porta-do-planalto-1847097
Diário de Notícias: Jair Bolsonaro é perigo real no Brasil e segue passos de Adolf Hitler http://bit.ly/2yaPMUz
O Público: Bolsonaro, o jagunço à porta do Planalto: http://bit.ly/2xXbM5Y
POLÔNIA
Gazeta Prawna: Trump brasileiro e outros. Escândalos de corrupção abrem caminho para o poder dos populistas http://bit.ly/2xWanga
QATAR (MUNDO ÁRABE)
Al Jazeera: Milhares de Mulheres protestam contra Bolsonaro http://bit.ly/2RhJjQF
REINO UNIDO
Financial Times: O “trágico destino” brasileiro de uma rebelião antidemocrática surge novamente: A raiva pública contra uma elite corrupta poderia precipitar outra revolta http://on.ft.com/2DRGxyO
The Economist (CAPA) A mais nova Ameaça na América Latina http://econ.st/2OuXKlO
The Times: Jair Bolsonaro, populista “perigoso” promete tornar o Brasil seguro http://bit.ly/2uxPG8p
The Guardian: Trump dos trópicos: o candidato ‘perigoso’ que lidera a corrida presidencial do Brasil http://bit.ly/2qKHkYA
The Telegraph: Dezenas de milhares dizem “ele não” ao principal candidato do Brasil http://bit.ly/2qKHkYA
The Economist: Brasília, nós temos um problema O perigo representado por Jair Bolsonaro http://econ.st/2vxMFWu
Jair Bolsonaro acusado de criar “rede criminosa” para espalhar fake news nas eleições do Brasil: http://www.telegraph.co.uk/news/2018/10/18/jair-bolsonaro-accused-creating-criminal-network-spread-fake/
SUÍÇA
Neuen Zürcher Zeitung: O Faxineiro Racista do Brasil http://bit.ly/2QoJTdW
 
 
 

11 comentários em “MARÍLIA VERONESE/Liberdade para escolher o fascismo ou como conviver com a decepção?”

  1. Então Marília Veronese, para você não votar em alguém que reza sua cartilha significa não ter aprêço à liberdade, sinifica escolher o fascismo, o autoritarismo e a ignorância. Veja só que interessante. Você nos recolhe à um cercadinho pelo simples fato de termos votado no Bolsonaro. Mesmo que tenhamos votado nene só porque não queríamos a volta do partido que corrompeu o governo por décadas. E, o simples fato de a pessoa próxima à você ter apertado as teclas 1 e 7 te decepcionam ao limite do suportável.
    Seguindo, então Bolsonaro é a viagem ao fundo do poço? veja só que interessante Marília, para nós o fundo do poço são os 14 milhões de desempregados deixados pela política econômica desastrosa do governo que você defende. Desastroso foi o aparelhamento da máquina pública com apadrinhados, foi o roubo descarado de bilhões de Reais para manter seu projeto de eternizar-se no poder.
    Você fala em “apologia à tortura e à figura de torturadores” como se todos nós, eleitores do Bolsonaro apoiássemos. Você fala em colocar armas nas mãos de despreparados. De onde você tirou isso? o que nós queremos é a liberdade de comprarmos armas e a mantermos em casa. Temos o direito de nos defendermos de criminosos que queiram invadir nossas propriedades e fazer conosco o que aquele que você abomina fazia com os presos no DOI CODI. Homofobia? quantos eleitores do Bolsonaro você conhece que são homofóbicos? eu, por exemplo, se homofóbico o fosse, passaria ao largo de 7 primos viados. É, viados mesmo. Não uso o “politicamente correto”. São viados e eu gosto muito deles. Agora são só 5. Dois já morreram. Você também nos chama de machistas, racistas, propagadores de mentiras, fanáticos religiosos, militaristas, anti-cientifistas, perseguidores de professores (por falar nisso, viu como ficou a pátria educadora desde o ano 2000 até agora?), apoiadores de cortes em programas sociais (quais cortes moça? o dito “coiso” não deu até 13o salário para os recebedores do bolsa família?), cortes culturais (aqueles cortes dos milhões de Reais do dinheiro público que era dado para meia dúzia de músicos da década de 70?), cortes acadêmicos e científicos (você já se deu ao trabalho de ler sobre os 76% de teses absolutamente inúteis pagas com dinheiro que deveria ser empregado em educação e não em besteirol?) e por aí vai.
    Não sei quem é você Marília Veronese. Nunca ouvi falar de você e pelo sua atitude, fico feliz que pessoas como você estejam jogadas ao ostracismo, que é o lugar que merecem. Pequenos ditadores que querem que o mundo gire ao redor do seu modo de pensar o mundo já teve demais. Chega de Hitlers, Mussolinis, Stalins, Maos e outros como você.
    Não acho que o Bolsonaro seja o ideal. Mas durante este primeiro ano de governo, mesmo com a economia em frangalhos deixada pelos seus ídolos, reformas começaram a ser feitas, não ouvimos mais sobre corrupção em empresas públicas, a liberdade da imprensa continua, o índice de mortes diminuiu consideravelmente, bandidos foram para a cadeia, outros criminosos foram postos em liberdade pelos defensores do trânsito em julgado, e por aí vai.
    Faça um favor para as pessoas de bem. Pare de escrever. Suas dissertações pseudo sociológicas não passam de disseminação de mentiras. Você é o que na vida? so for professora só temos a lamentar. Imagino a quantidade de alunos que tiveram mal formação , má educação e , estes sim, serão os futuros fascistinhas assim como você.

  2. Para começar professora Marília Veronese. Por que os estudantes brasileiros continuam entre os piores do mundo? Parece que estou a repetir a mesma notícia há muitos anos, mas infelizmente , e graças à péssimos(as) professores(as) como você, a notícia continua a mesma.No último levantamento do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Brasil figura mais uma vez entre os últimos da lista de 79 países. Ficamos em 57° lugar em leitura, 66° em ciências e em 70° em matemática. Nos últimos 10 anos, fora uma ligeira melhora em leitura, as notas do Brasil continuam estagnadas.
    Parabéns aos professores filhos da “Pátria educadora” dos governos do PT e outros partidos de esquerda que fazem com que nossos jovens figurem entre os mais burros do mundo. Talvez, com esta nova notícia velha, vocês, péssimos professores (como Marília Veronese) passem a ensinar menos ideologia e mais as matérias que realmente importem para o futuro dos jovens.
    Precisamos de mais engenheiros civís, engenheiros mecânicos,engenheiros aeronáuticos engenheiros eletrônicos, engenheiros de software, de hardware, de engenheiros químicos, engenheiros elétricos, médicos, enfermeiros, físicos, matemáticos, biólogos, economistas e outros que realmente interessam ao crescimentos de uma nação, e precisamos menos psicólogos, sociólogos, pedagogos de meia tijela, atores e atrizes, músicos, jogadores de futebol, traficantes de drogas, criminosos e afins.

  3. Marília Veronese, gostaria que você me explicasse por que eu, como contribuinte, devo ter a obrigação de arcar com despesas de teses desenvolvidas por alunos em universidades públicas brasileiras como as que exponho a seguir:
    1) Fazer banheirão: as dinâmicas das interações homoeróticas na Estação da Lapa e adjacências.
    Curso: Mestrado em Antropologia na Universidade Federal da Bahia.
    Trecho: “Percebo que, para além de um simples terminal com um sanitário, a Estação da Lapa é ressignificada como espaço de práticas sexuais de desejos dissidentes, na direção de interesses tão diversificados quantos são os sujeitos que interagem na cena e que só são reunidos aqui pelo traço em comum dos desejos, diversificadamente, homo-orientados”.
    Autor: Tedson da Silva Souza.
    2) A estética Funk Carioca: criação e conectividade em Mr. Catra.
    Curso: Doutorado em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Trecho: “Mr. Catra é um feixe de relações, que catalisa caminhos e dá acesso a um mundo que mistura funk, favela, elite, poder oficial e crime”.
    Autora: Mylene Mizrahi.
    3) Mulheres perigosas: uma análise da categoria piriguete.
    Curso: Mestrado em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Trecho: “A piriguete representa, primeiramente, uma mulher que não se adéqua às normas de conduta feminina – ela expressa sua sexualidade e seu desejo, sua liberdade e seu poder”.
    Autora: Larissa Quillinan Machado Larangeira.
    4) A Zuadinha é tá, tá, tá, tá: representação sobre a sexualidade e o corpo feminino negro.
    Curso: Mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
    Trecho: “Embora aproxime-se do pagofunk, tanto pelas letras sexualizadas como pelas coreografias, o pagode de elite, ainda que apresente letras menos sexualizadas, tem um estilo mais voltado para a suingueira – que o aproxima do pagodão”.
    Autor: Wellington Pereira Santos.
    5) Erótica dos signos nos aplicativos de pegação: processos multissemióticos em performances íntimo-espetaculares de si.
    Curso: Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Trecho: “Erótica dos signos denota a emergência de romper a divisão cartesiana entre mente e corpo e considerar o componente erótico na pesquisa para fazer ciência com corpo e alma. Também alude à sensualidade típica dos apps de pegação e evidencia o cuidado com a imagem de si, a pornificação de si como arena de embate político, a necessidade de uma metodologia que considere o corpo do pesquisador na pesquisa”.
    Autor: Gleiton Matheus Bonfante.
    6) Personagens emolduradas: os discursos de gênero e sexualidade no Big Brother Brasil 10.
    Curso: Mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal de Goiás.
    Trecho: “Ao aproximar meu estudo com os de Fischer (2001) concordo que os meios de comunicação, no caso aqui analisados o programa de televisão e sítios de notícias do BBB, mostram-se como lócus privilegiado de informação, de ‘educação’ das pessoas, ao que a autora chamou de dispositivo pedagógico da mídia, pois, por meio das diversas estratégias de linguagem as mídias fazem a mediação da produção e da circulação de uma série de ‘verdades’ e, no caso do interesse desta pesquisa, ’verdades’ sobre homens, mulheres e gays”.
    Autora: Katianne de Souza Almeida.
    7) “Agora eu fiquei doce”: o discurso da autoestima no sertanejo universitário
    Curso: Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trecho: “A canção Camaro Amarelo é um enunciado no qual estão presentes valores relacionados à ideologia capitalista do consumismo, tais como os valores das marcas famosas de produtos, da ascenção social e do amor por interesse”.
    Autor: Schneider Pereira Caixeta.
    8) O herói na forma e no conteúdo: análise textual do mangá “Dragon Ball” e “Dragon Ball Z”‘
    Curso: Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea, Universidade Federal da Bahia.
    Trecho: “Dessa maneira, notamos que essas passagens narrativas, em que um personagem faz referência ao outro no que diz respeito à morfologia, têm a função de criar uma situação de humorística maior do que necessariamente um espanto no sentido de uma impossibilidade de mundo em que eles habitam. Afinal, nesse mundo, encontramos tartarugas e porquinhos falantes, assim como sereias convivendo com personagens com a morfologia parecida com a nossa”.
    Autor: André Luiz Souza da Silva.
    9) Experimenta-te a ti mesmo: Felipe Neto em performance no YouTube
    Curso: Mestrado em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais
    Trecho: “Para fins desta dissertação, entendemos que as audiências dos dois canais de Felipe Neto no YouTube se referem a grupos de falantes que se vinculam temporariamente em uma situação específica de enunciação e circunscrita à ambiência midiática operada pelo site”.
    Autor: Tiago Barcelos Pereira Salgado.
    10) A pedofilia e suas narrativas: uma genealogia do processo de criminalização da pedofilia no Brasil
    Curso: Doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo
    Trecho: “Por tudo que foi visto nesta tese, não é possível afirmar que a pedofilia seja, em sua totalidade, sinônimo de violência sexual contra a criança, embora os termos sejam usados de modo indiscriminado e intercambiável em quase todos os domínios do saber. Os diversos textos apresentados aqui demonstram que muito pedófilos nunca violentaram sexualmente uma criança; e que muitos agressores sexuais infantis não podem ser considerados pedófilos, por não se enquadrarem na definição psiquiátrica da categoria”.
    Autor: Herbert Rodrigues.
    uma pesquisa de doutorado feita na UFF (Universidade Federal Fluminense) se destaca. A tese de Victor Hugo de Souza Barreto, do Departamento de Antropologia, estudou orgias homossexuais no Rio de Janeiro. Durante dois anos e meio, Victor frequentou quatro “festas de orgia” que acontecem regularmente na capital fluminense. O método escolhido por ele foi o de misturar-se aos frequentadores desses eventos.O trabalho foi concluído no fim do ano de 2016. Durante a pesquisa, Victor teve uma bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para fazer “doutorado-sanduíche” no Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal.Embora Victor afirme não ter mantido relações sexuais durante as visitas aos locais, vários trechos da tese descrevem o contato físico dele com outros homens durante as festas. Em algumas das cenas descritas com franqueza por Victor Hugo, ele também mostra ter ido além da observação. Por exemplo: ele descreve de forma explícita uma relação sexual entre dois homens e prossegue: “Enquanto a ação se desenrolava, os dois alternavam olhares entre si e comigo e o rapaz ficava passando a mão pelo meu corpo”. A proximidade era tão grande que, em uma das cenas descritas, o autor afirma que um homem ejaculou no rosto dele desadvertidamente.
    Então Marília Veronese, quem é obrigado a viver com a decepção sou eu e mais milhões de brasileiros que tem caráter e não uma “professora” hipócrita e desclassificada como você.

  4. Marilia execelente artigo, reúne documentos importantes que comprovam o desgoverno em que esta gangue, atualmente no Planalto, nos impoe. Eu particularmente, acho que além de escolher o fascimo ou nos decepcionar temos a opção (e o dever) de enfrenta-lo de cabeça erguida de forma radical. FORA BOLSONARO E A TERRA É REDONDA!

  5. Como sempre te parabenizo pela clareza, lucidez e colocações do texto. Senti-me completamente representada em todas as tuas palavras.Excelente! Nada deixou de ser devidamente comprovado, dados esclarecidos e irrefutáveis. E quem não estaria com os sentimentos à flor da pele diante desta trágica época de sombras e escuridão onde crimes são permitidos, torturas legitimadas e os verdadeiros culpados refestelando-se na lama de uma injustificável impunidade.
    Bravos pelo texto.Privilegiados aqueles que têm o privilégio de ter-te como mestra.
    Estás, sem dúvida, entre as mais necessárias!

  6. Reflete a indignação da autora com o andamento social e político do país.. Compartilhamos a mesma preocupação e esperamos o retorno ao diálogo social.

  7. A cada três anos, países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimetno Econômico e convidados da OCDE, é o caso do Brasil, tem a qualidade da educação básica avaliada pelo PISA. A cada três anos, o nosso país amarga mais um fiasco. Foi assim com a divulgação dos resultados relativos a 2018. No ranking em que a China brilha na primeira colocação, o Brasil figura entre os últimos três nas áreas avaliadas: leitura, matemática e ciência. Nenhuma surpresa. Nos últimos 13 anos de Governo do PT, a prioridade absoluta requerida pelo ensino básico foi abandonada para que a gastança se concentrasse na fabricação em série de universidades públicas que só produzem dois tipos de inutilidade: analfabetos funcionais e diploma de doutor honoris causa, oferecidos a Lula.
    Alunos sem conhecimento algum orientados por professores medíocres. Esta é a realidade da educação brasileira.

  8. O fato é que o cidadão passou os últimos onze meses sendo informado da existência de acontecimentos que não estavam acontecendo. Escolha por onde você quer começar: para qualquer lado que olhe, o resultado vai ser o mesmo. Não saiu, até agora, o genocídio dos negros, gays, índios, mulheres, favelados e pobres em geral que tinha sido anunciado como uma certeza quase científica – era só o novo governo assumir, garantiam os especialistas mencionados acima, e o extermínio dessa gente toda ia começar.
    Também não foi possível observar a liquidação do Congresso Nacional, a eliminação dos direitos e garantias constitucionais e o envio dos dois soldados e do cabo que iriam fechar o Supremo Tribunal Federal. A floresta amazônica não foi queimada para agradar o “agronegócio”; até ontem continuava lá, do mesmo tamanho que tinha em janeiro.
    Onde foi parar, igualmente, a “morte política do governo”, que não tinha sabido negociar a distribuição de ministérios e outros cargos “top de linha” com os políticos – e, por isso, “não conseguirá governar”? Deve ter ficado para o ano que vem ou ainda mais adiante, pois o governo conseguiu aprovar, com velocidade recorde, a reforma da Previdência e o “Pacto Federativo”, que funcionará como um grande tratado de paz com os estados e municípios – além de uma penca de outras coisas.
    Com crises assim, vai ser preciso engolir esse governo não apenas por um ano – ou mudam as crises, ou eles ficam lá pelos próximos sete.
    J.R.Guzzo

  9. Marília foste maravilhosa! Abriste teu coração e tocaste no coração principalmente dos Mauros que nas suas claras decepções humanas e consigo mesmas ainda insistem na tecla para dizerem que só votaram no Coiso por causa do PT. Triste suicídio eleitoral vivemos no Brasil.

  10. Ednaldo Pereira Filho, não é decepção não. É ira mesmo. Ira com aqueles que não conseguem tirar a viseira que não os deixa ver o caos econômico, social e político implantado por um partido corrupto formado por criminosos com claras intenções de perpetuar-se no poder. 14 milhões de desempregados. Inflação, juros altos, milhares de empresas fechadas, educação em patamares miseráveis graças aos péssimos professores que inundam “estepaíz” e ainda, por incrível que pareça, tem gente como você, como esta tal marília veronese, que defenda essa laia. Sinceramente? hoje até lanço um olhar simpático ao general Pinochet, ao general Jorge Rafael Videla, ao general Emílio Garrastazu Médici quando vejo gente como vocês.

Deixe uma resposta