A expressão artística de 115 fotógrafos na exposição Street Expo Photo 2019

A Livre Expressão Artística é o tema do trabalho de 115 fotógrafos, impressos em 14 paineis (2m x 1m), que poderão ser vistos na Street Expo Photo 2019, com abertura neste sábado, 9 de novembro, a partir das 16h, na escadaria Verão do Viaduto Otávio Rocha (parede do edifício Don Felipe – Borges de Medeiros esquina com Duque de Caxias). Levar a arte para a rua e proporcionar o público que não frequenta museus e galerias de arte, o acesso à fotografia, formando novos entusiastas desta linguagem é o objetivo do evento, que contará com participação de nomes da França, Portugal e Brasil, expondo duas obras cada. Com apoio do Sesc RS, o evento contará com uma intensa agenda de palestras, totalizando 17 atividades, todas gratuitas e sem necessidade de inscrição, sempre às 19h30min, na Sala Sérgio Napp da Casa de Cultura Mario Quintana e Auditório do Sesc Centro.

A exposição a céu aberto, situada em um dos cartões postais de Porto Alegre, tem um papel democrático e de formação artística, por juntar grandes nomes da fotografia a emergentes, com um bom olhar. Helder Vinagre (França), J.P. Martins (Portugal); os brasileiros Mario Castelo, José Bassul e Luís Bering e os gaúchos Gilberto Perin, Nilton Santolin, Lidiane Bach, Alexandre Eckert e Guto Gutenberg são alguns dos participantes. A novidade desta edição é oferecer, nestas palestras, o máximo possível de assuntos referentes à fotografia, como técnicas, novas linguagens tecnológicas, conhecimento e história. Utilização de equipamento, fotografia de rua (street) e drones são alguns exemplos.

Como cada fotógrafo tem sua busca artística, eu me preocupei em abranger todos os talentos, de uma forma contemporânea”, afirma Marcos Monteiro, que assina a idealização, coordenação e execução da iniciativa que tem a co-coordenadoria de Marcos Varanda, conceituado como curador e artista paulista. Publicitário, fotógrafo artístico e produtor musical, Marcos participou de diversas exposições, tendo criado, em 2015, a coletiva “Mosaicografia” na Casa de Cultura Mario Quintana, composta por um ciclo de palestras. No ano seguinte levou a iniciativa juntamente com Gilberto Perin, para o Largo Glênio Peres, onde foram expostas 450 fotos, de 162 fotógrafos, espalhadas por 20 painéis, conferidos por cerca de 350 mil pessoas.


Serviço:
Abertura: 9 de novembro (sábado), a partir das 16h.
Local: Escadaria Verão do Viaduto Otávio Rocha/Edifídio Don Felipe (Borges de Medeiros – esquina com Duque de Caxias)
Visitação: Diária (24h) até 9 de dezembro.
Contato: Com o coordenador, Marcos Monteiro (99935-0608) ou assessora de imprensa Vera Pinto (99104-1372)
Entrada franca. 

Deixe uma resposta