A figura do gaúcho no olhar crítico de Ricardo Giuliani, no Museu de Arte de SM  

Foto: Fernando Kluwe Dias/ Divulgação

O artista visual Ricardo Giuliani inaugura no próximo dia 9 de setembro, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), a mostra individual “Um Gaúcho”, exibida originalmente em 2018, no Museu de Arte do Rio Grande Sul (MARGS), em Porto Alegre. Com curadoria de José Francisco Alves, reúne 70 obras, entre pinturas, desenhos e aquarelas, que sintetizam uma crítica social sobre o personagem máximo de nossa história e cultura – o Gaúcho.

Foto: Nilton Santolin/ Divulgação

A produção de Giuliani, que tem se dedicado às artes visuais desde 2012, parte das questões sociais e políticas para o seu posicionamento no mundo, materializado sob a forma de sua arte. Um artista cronista, ou um observador inquieto, que, por meio das artes visuais, propõe uma resposta crítica às mazelas do povo a partir do nosso tipo regional. O gaúcho, conforme a ótica de Giuliani, “é o gaúcho a pé e não o centauro da pampa”.

Foto: Nilton Santolin/ Divulgação

No MARGS, em 2018, o artista lançou mão dos grandes formatos, com duas grandes pinturas épicas, especiais para a exposição: “Boa Ventura I”, com 10 metros de comprimento, e “Boa Ventura II”, de 8,9 metros de comprimento. As duas obras poderão ser prestigiadas em Santa Maria em versões reproduzidas digitalmente, como uma nova forma de veiculação das obras.

Selecionada por edital público, a mostra ficará disponível para visitação até o dia 8 de outubro e será composta por uma seção extra de obras oriundas de fases distintas de Giuliani, um apanhado da produção de séries que integraram outras mostras, individuais e coletivas do artista. Trata-se de um pequeno recorrido biográfico de sua produção com o objetivo de incluir outros temas tratados pelo artista ao longo do tempo.

Foto: Nilton Santolin/ Divulgação

Bate-papo virtual 

Como forma de ampliar o debate sobre a temática durante os “festejos” farroupilhas, o @abertoespacocultural – galeria localizada em São Francisco de Paula, onde se encontram hoje os principais trabalhos do artista – irá promover, concomitantemente, uma série de lives em seu perfil no Instagram, com leitura e bate-papo sobre textos do livro homônimo à exposição. O impresso apresenta uma série de imagens das obras que estarão expostas no museu e têm pequenos contos e croniquetas intercaladas redigidas por Giuliani.

Entre os convidados das lives, que ocorrem todas as segundas-feiras, às 19h, grandes nomes da arte e da cultura, como o escritor e poeta Dilan Camargo, responsável pela apresentação do livro, o jornalista, músico, historiador e ex-secretário de Estado Victor Hugo, o músico e compositor Ernesto Fagundes, além do chef de cozinha Marcos Livi.

“Desde 2018 o Ricardo não produzia nenhuma mostra individual e agora, encerra o ciclo da ‘Um Gaúcho’ em um dos espaços institucionais mais importantes do Estado”., explica Marla Trevisan, Gestora Cultural do ABERTO. Trata-se, também, de um “fechamento” simbólico desta fase do artista junto à Mostra “Um Gaúcho”. A boa notícia é que Giuliani já se prepara para uma nova empreitada. A série intitulada “Cría cuervos y te sacarán los ojos” começa a ser desenhada.

Foto: Nilton Santolin/ Divulgação

Sobre o Artista 

Natural de Quaraí/RS, o advogado, especialista em direito privado pela PUC/RS, mestre e doutor em direito pela UNISINOS/RS tem se dedicado às artes visuais desde 2012, quando descobriu a linguagem pictórica e começou a produzir intensamente, apaixonado por essa nova possibilidade estética. A arte, para ele, é definidora das possibilidades de estar no mundo para dividi-lo com o outro. Como músico, participou de festivais nativistas na década de 1980, sem nunca abandonar a MPB e o rock; como escritor, além de contribuir com crônicas em vários jornais e revistas, publicou seis livros, sendo finalista do Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Crônica, em 2012. Também coleciona obras em acervos, em especial do MARGS; MACRS – Museu de Arte Contemporânea do RS; MARCO – Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul; Centro Cultural Dr. Henrique Ordovás Filho e Universidade de Caxias do Sul, ambos em Caxias do Sul, RS; e na URI em Erechim, RS.

Para a exposição, a visitação é gratuita, no período de 9 de setembro a 8 de outubro. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail masmdigital@gmail.com.

Foto: Nilton Santolin/ Divulgação

SERVIÇO 

Um Gaúcho no Museu de Arte de Santa Maria 

Período: De 09 de setembro a 08 de outubro

Horários: De segunda a sexta – das 8h às 16h (sem fechar ao meio-dia)

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1400 – Bairro Fátima

Telefone: (55) 3921-7090

Agende a sua visita pelo e-mail: masmdigital@gmail.com

Instagram: @masmmuseudearte

Informações Imprensa: Tati Feldens

Fone: (51) 998368652

 

 

TEXTO DO CURADOR

“Um Gaúcho” 

por Ricardo Giuliani 

“Apresentamos “Um Gaúcho”, individual de Ricardo Giuliani (Quaraí, 1963) originalmente exibida em 2018, no Museu de Arte do Rio Grande Sul (MARGS), em Porto Alegre. Nesta produção, o artista busca uma crítica social sobre o personagem máximo de nossa história e cultura – o Gaúcho –, temática tão cara à nossa arte, enfoque de artistas como Pedro Weingärtner, Antônio Caringi ou dos militantes dos Clube de Gravura de Porto Alegre e Bagé.

A produção de Giuliani, predominantemente a pintura e o desenho, parte das questões sociais e políticas para o seu posicionamento no mundo, materializado sob a forma de sua arte. Trata-se do artista como uma espécie de cronista, um observador inquieto que por meio das artes visuais propõe uma resposta crítica às mazelas do povo brasileiro. No caso, “Um Gaúcho” é uma forma de abordar tais questões universais, a partir do nosso tipo regional.

Ricardo Giuliani aqui lança mão de todo um universo disponível de materiais e técnicas para comunicar os seus posicionamentos, e o faz a partir da experimentação, sem medo da imensa gama de potencialidades oferecidas. O seu caráter autodidata, assim, é o motor de sua liberdade, a qual busca um resultado sem modelos pré-estabelecidos.

No MARGS, em 2018, o artista também lançou mão dos grandes formatos, com duas grandes pinturas épicas, especiais para a exposição: “Boa Ventura I”, com 10 metros de comprimento, e “Boa Ventura II”, de 8,9 metros de comprimento. Aqui para o MASM, expomos as versões reproduzidas digitalmente das mesmas, como uma nova forma de veiculação das obras. Também com o objetivo de exemplificar outros temas tratados por Ricardo Giuliani, nesta exposição também figura uma seção de obras de outras fases, em um pequeno recorrido biográfico de sua produção.

“Um Gaúcho” é, a um só tempo, histórico, folclórico e existencial. O próprio artista, abrigado pelas circunstâncias do viver, vem produzindo e entregando-se à sua própria narrativa frente aos paradoxos, nem tão aparentes, da sua construção histórico-social. Ricardo Giuliani tem-se dedicado às artes visuais desde 2012, quando descobriu a linguagem pictórica e começou a produzir intensamente, apaixonado por esta nova possibilidade estética.

A arte, para Giuliani, é definidora das possibilidades de estar no mundo para dividi-lo com o Outro”.

José Francisco Alves 

Curador 

 

 

Deixe uma resposta