” A hora da estrela”: o olhar fotográfico de Leandro Selister em 24 quadros

 

Desde sua abertura, em dezembro de 2021, o Cine Grand Café tem proporcionado um diálogo com outras artes. Com as Artes Visuais, tem sido uma constante. Abrimos com Zoravia Bettiol, seguimos com Vera Behs e em março, mês internacional da mulher, fizemos a Gravura, Gênero
Feminino, onde gravuristas como Anico Herskovits, Elida Tessler, Maria Tomaselli, Marilice Corona e Regina Silveira, entre outras, emprestaram suas artes para uma exposição marcante.

Agora em cartaz, Leonardo Loureiro aguarda a entrada da novíssima exposição, preparada especialmente para o Cine Grand Café.
O multipremiadíssimo Leandro Selister – artista visual, designer, fotógrafo de premiações internacionais na Mobgrafia – ou fotografia através de imagens captadas com seu celular – deslizou seu lugar de escuta e visão para as poltronas das salas de cinema da vida de sua memória, para nos oferecer um pouco dessa trajetória de cinéfilo, de janela que se abre e diz:
venha filme, eu estou aqui!

O resultado é uma exposição de desenhos digitais que nos remetem às próprias lembranças, aonde cada imagem vai resgatar as nossas singulares experiências em saborear a arte do cinema. Uma coleção de figuras que compõe o nosso maravilhoso e único álbum de
lembranças. Cada um dos 24 quadros -processo pelo qual o cinema de película foi sendo reinventado – nos leva a uma poltrona de sala de cinema diferente, mesmo sendo a mesma sala, já seria em outro período de nossa vida, onde já éramos outros, e sairíamos outros ainda graças ao filme que alteraria para sempre nossas sensibilidades.

SERVIÇO

O Cinema homenageia o cinema.
A Hora da Estrela – 24 quadros de Leando Selister.
Onde – Cine Grand Café.
Abertura – dia 10 de maio de 2022, 19 horas, com a presença do autor e do Curador em visita acompanhada pela exposição.
Encerramento- 19 de junho de 2022.
Horário de visitação: de terças a domingos, das 13:30 às 21 horas.
Contato: Cine Grand Café: 51 9968 51240
Curadoria e venda das obras: Ben Berardi – 51n99123-2832

Texto do curador Ben Berardi sobre a mostra

 

 “Se tivesse a tolice de se perguntar “quem sou eu” cairia estatelada e em cheio no chão. É que quem sou eu?” provoca necessidade. E como satisfazer a necessidade? Quem se indaga é incompleto.”(Clarice Lispector)

Quando pedi para o Leandro fazer uma  homenagem ao cinema para a exposição do Cine Grand Café, não imaginava nada além de saber que o artista construiria algo sensível com suas técnicas  refinadas. Desenhos, sim.  Imagens, sim. A história afetiva de sua trajetória de artista escolhendo uma poltrona para ser espectador de filmes que marcariam sua sensibilidade para sempre, SIM!!!

O artista visual e designer, fotógrafo de premiações nacionais e internacionais na Mobgrafia -ou  fotografia através de imagens captadas com um celular – deslizou seu lugar de escuta  e visão para as poltronas das salas de cinema da vida de sua memória, para nos oferecer um pouco dessa trajetória de cinéfilo, da janela que se abre e diz: venha filme, eu estou  aqui!

O resultado é uma exposição de desenhos digitais que nos remetem às próprias lembranças, onde cada imagem vai resgatar as nossas singulares experiências em saborear a arte do cinema. Uma coleção de figuras que compõem o nosso maravilhoso  e único  álbum de lembranças.

Cada um dos 24 quadros  – processo pelo  qual o cinema de película foi sendo reinventado – nos leva a uma poltrona  de sala de cinema diferente, mesmo  sendo a mesma sala, já seria em outro período de nossa vida, onde já  éramos outros, e sairíamos outros ainda graças ao filme que alteraria para sempre nossa sensibilidade.

Grato  Leandro Selister, por essa beleza reinventada. Não falaremos de nenhum filme que está retratado aqui. Reconheça você. Se reconheça.

É assim que o CINE GRAN CAFÉ faz uma homenagem a arte que os Lumiére iniciaram e que está sempre em cartaz, aqui. Sempre renovada, sem ser nunca esquecida.

Vamos deixar as imagens falarem por si, como fazemos nas poltronas das salas desse cinema, deixando com que elas nos tragam sensações e lembranças que permanecerão conosco por nossas vidas.

Bom espetáculo!

Ben Berardi  –  Curador
Maio de 2022

 

Deixe uma resposta