AfroEntes é destaque na programação musical do final de semana

Na Semana da Consciência Negra, nas datas de Zumbi dos Palmares, a música do AfroEntes é destaque em dois eventos de relevância na Capital gaúcha. Nesta sexta-feira, 20 de novembro, às 20h, a banda esquenta a programação do  Festival da Música Negra Zilah Machado, promovido pela  Coordenação de Música da Prefeitura  de Porto Alegre, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A transmissão do show será pelo Facebook da Coordenação de Música: https://www.facebook.com/coordmusica/. No sábado, dia 21 de novembro, às 21h, o AfroEntes estará na Virada Sustentável, com sua musicalidade que reforça a causa do combate ao racismo. A  transmissão será pelo link: https://www.viradasustentavel.org.br/negritude-na-virada

Com temas dançantes, reflexivos e afirmativos e um repertório composto, basicamente, por canções autorais, o AfroEntes mescla a tradição de matriz africana com a sonoridade contemporânea. É formado por Nina Fola (voz e percussão), Nilson Tòkunbò (baixo, cavaquinho, vocais) e Eduardo Pacheco (percussão).

Um dos propósitos do AfroEntes é contribuir para a visibilidade da representação negra no cenário cultural gaúcho. Para tanto, busca elementos da presença afro, onde ela se encontra. São metas individuais e coletivas do AfroEntes a afirmação da positividade do legado do povo negro e a sua real importância na construção cultural e artística gaúcha, brasileira e mundial.

Sobre a banda

A banda AfroEntes surgiu em 2015 em Porto Alegre/RS, resgatando um trabalho iniciado no ano de 2000, com a proposta de tocar a música negra em seus variados estilos, com referência na cultura afro-gaúcha. Em sua primeira formação contava com Nina Fola, Nilson Tòkunbò  e Vladimir Rodrigues, que saiu do grupo no final de 2019. Atualmente, integra a formação o percussionista Eduardo Pacheco.

O trabalho do grupo tem fundamento nos ritmos populares, urbanos e rurais, profanos e religiosos, como o suingue, samba, samba de roda, reggae, ijexá, congadas, alujás, salsa, entre outros, e em composições próprias ou de autores que estão por aí e também dos que já se foram, para que sejam reverenciados e vivenciados.

O AfroEntes marcou presença em vários espaços culturais de Porto Alegre, como o Ponto de Cultura Africanamente, Sopapo Poético, AfroSul-Odomodê, Fórum Social Temático, Semana da Consciência Negra no Largo Zumbi dos Palmares, e também em bares, feiras, terreiros e escolas.

Em setembro de 2016, a banda apresentou o show Fortaleça seu axé, na Sala Álvaro Moreyra, em Porto Alegre, o primeiro em uma sala teatral, com repertório totalmente autoral, que contagiou o público presente. Em novembro de 2016, fez o show de encerramento da Virada Cultural de Pelotas/RS, um dos maiores eventos artísticos do sul do Estado. Em julho de 2017, realizou show no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana e em julho do mesmo ano lançou seu primeiro EP no Teatro Renascença, além de ter realizado shows no Sintrajufe e no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Em 14 de novembro de 2018, participou do projeto Som do Salão, no Salão de Atos da Reitoria da Ufrgs.

Mais informações sobre o grupo, acesse:

Facebook: https://www.facebook.com/afroentes/

https://www.youtube.com/watch?v=cUMPBaN-dYk

https://www.youtube.com/watch?v=2IDw6us5uNU

https://www.youtube.com/watch?v=m0NdhpNqrjg 

SERVIÇO:

– Afroentes na sexta-feira, 20/11, às 20h, no Festival da Música Negra Zilah Machado.

Transmissão pelo link: https://www.facebook.com/coordmusica/

– AfroEntes no sábado, 21/11, às 21h no Virada Sustentável.

Transmissão pelo link: https://www.viradasustentavel.org.br/negritude-na-virada

Outras informações:

Duração do show: 30 min

Classificação Etária: livre

Realização: AfroEntes

Deixe uma resposta