Arte indígena Kaigang ganha destaque, com lançamento de coleção de roupas, na CCMQ

Peças da marca Monjuá, com estampas criadas por artistas da comunidade Kógunh Mág do povo Kaingang, de Canela (RS), serão apresentadas em desfile, no próximo dia 11 de abril

O Mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico/POA) será cenário para o lançamento da coleção Eclipse – da rede de lojas Monjuá -, com estampas vivas e exclusivas, criadas por artistas da comunidade Kógunh Mág do povo Kaingang da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul.  O evento ocorre a partir das 18h30min da próxima terça-feira, 11 de abril.  Além do coquetel de lançamento, a cerimônia contará com a exibição do fashion filme da coleção, seguido de um desfile protagonizado por modelos indígenas Kaingang. Também haverá confecção de artesanato Kaingang ao vivo e exposição de fotos sobre o processo criativo.

Ao todo, a coleção Eclipse conta com sete modelos de peças de outono/inverno (2023), entre camisas e moletons (para todos os gêneros), calça, blusas e jaquetas femininas. “Alguns itens chegam com estampas maiores, e outros se utilizam de elementos de estilo”, comenta o CEO da Monjuá, Felipe Bender. “Foi uma sacada que a gente teve para conseguir ampliar as coleções dentro do nosso mix: ao invés de muitas estampas, usar de forma mais sutil pequenos bordados, com detalhes nas peças, assim conseguimos uma penetração maior entre nosso público, o que significa, consequentemente, aumentar o retorno financeiro (e a visibilidade para a cultura) destas comunidades, que recebem de forma proporcional com as vendas.”

Arte indígena na coleção Eclipse. Foto: Monjuá/ Divulgação

Implementado em 2021, o programa Monjuá + Povos Originários está em sua quarta edição. O lançamento oficial da parceria, que busca aproximar e valorizar a cultura dos povos ancestrais, ocorreu em paralelo ao novo posicionamento da empresa, que tem confecção de marca própria e peças femininas e masculinas direcionadas a um público com espírito mais jovem. Monjuá vem do tupi-guarani e significa “ficar de boca aberta” ou “de queixo caído”, expressão que resgata o propósito de surpresa e de inspirar felicidade. Antes de adotar esta marca, em 2017, a empresa se chamava Três Passos, nome da cidade onde foi fundada, há 59 anos.

A primeira coleção – de primavera/verão (2021/2022) – denominada Vy’apa (Felicidade), foi feita com ilustrações de indígenas de três aldeias Mbyá Guarani, da Barra do Ribeiro: Tekoá Guapoy (aldeia Figueira), Tekoá Yvy Poty (aldeia Flor da Terra) e Tekoá Mirim (aldeia Pequena). Depois, vieram as coleções Terra Original (outono/inverno-2022), assinada pela artista indígena Wanessa Ribeiro (de etnia guarani, e natural do Rio de Janeiro); e Proteção, (primavera/verão – 2022/2023) com grafismos da artista visual Auá Mendes (indígena do povo Mura, do Amazonas). Assim, são desenvolvidas “coleções cápsulas” anuais em parceria com artistas indígenas que se envolvem em diferentes processos, desde a criação das estampas à direção de arte e fotografia para as campanhas.

“Esta parceria, surge para criarmos juntos uma coleção de roupas e acessórios com a cultura, imagem, desenhos e outros elementos das comunidades dos povos originários, que possam ser usados em roupas”, destaca o CEO da marca. “Esse é um trabalho importante, uma vez que essas aldeias e povo indígena possuem algo muito valioso, que são seus saberes milenares, transmitidos oralmente de geração em geração, por mais de 14 mil anos. Nossa marca vai contribuir com nossa missão e, em contrapartida, também queremos contribuir com as suas comunidades, através do retorno financeiro justo (definido de forma consensual) e da exposição positiva das comunidades.”

Bender destaca que, dentro do programa com os povos originários, tudo é feito e pensado de maneira conjunta. “Os indígenas participaram de todo processo de criação e são os primeiros a conhecer os pilotos da coleção e as roupas prontas. Neste processo, mantemos os grafismos e traços originais dos artistas, sem interferências, e, se for preciso qualquer interferência, são eles que autorizam onde e como será aplicada.” Da forma que estas comunidades e artistas aprovam onde serão inclusos os grafismos. Além disso, as próprias aldeias servem de cenário e alguns de seus integrantes são os protagonistas das campanhas de divulgação.

O propósito de desenvolver uma moda mais sustentável também norteou a Monjuá nessa nova coleção. A maioria das peças são feitas em algodão e o processo de fabricação privilegia a sustentabilidade em todas as suas etapas. No caso da coleção Eclipse, as estampas desenvolvidas “em muitas mãos” dentro da comunidade Kógunh Mág, destacam a harmonia da união com o sol e a lua (Kamé e Kairú) neste momento raro, que une duas grandes forças no céu, representando o equilíbrio do universo. “Para os Kaingang, Kamé é símbolo de força, persistência, espírito guerreiro e proativo, características dos caciques e líderes das comunidades; enquanto Kairú é mais doce, planejador, acolhedor, paciencioso, características dos Kujãs (líderes espirituais destas comunidades)”, detalha o CEO da Monjuá.

Serviço:

ü  Lançamento da coleção outono/inverno 2023 Eclipse*

ü  Data: 11 de abril.

ü  Horário: 18h30min (coquetel, seguido de desfile)

ü  Local: Mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico/POA

Sobre a Monjuá:

Há 59 anos, a empresa inspira bem-estar e felicidade através da moda por todo o Rio Grande do Sul. Com inovação, acolhimento e comprometimento, sua equipe busca contribuir para o crescimento de seus clientes, colaboradores e parceiros. São mais de 70 lojas e mais de 700 colaboradores que tornam a empresa uma das maiores redes de varejo de moda do Estado.  Para a Monjuá, inspirar a felicidade não é apenas um slogan, mas também um propósito, meta e “forma de ser”. Em tudo o que faz, a equipe da marca busca a felicidade como ponto inicial – e final. “Abraçamos todos do jeito que são e apostamos na diversidade como uma ferramenta de desenvolvimento criativo”, afirma o CEO da empresa, Felipe Bender. “Além disso, temos a inovação como um dos nossos pilares e trabalhamos em várias frentes para nos tornarmos referência em tecnologia.”

 

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