A arte indígena de Wanessa Ribeiro na moda da coleção “Terra Original”

Luana Kaingang e Wanessa Ribeiro : Fotos: Luneta Content/ Divulgação

 

A Monjuá, rede de varejo gaúcha, reforça seu propósito de resgatar culturas ancestrais. A coleção “Terra Original – Monjuá + Dewaneios,” desenvolvida em colaboração com a artista indígena descendente guarani Wanessa Ribeiro, será lançada nesta segunda-feira, 23 de maio, em todas as lojas da rede espalhadas no Estado e com transmissão do vídeo da coleção às 20 horas, no Youtube e no Facebook da marca Monjuá @monjuaoficial.

 

Wanessa Ribeiro – Luneta Content /Divulgação

É a segunda coleção realizada com a cultura indígena. No final do ano passado, a empresa lançou a Vy’apa, que significa Felicidade, com ilustrações desenvolvidas por moradores de aldeias do povo Mbyá Guarani, de Barra do Ribeiro, no interior do Rio Grande do Sul.

 

Foto Luneta Content/ Divulgação

A ilustradora Wanessa Ribeiro cria composições que demonstram que nosso corpo é natureza. “As estampas contam histórias. Eu costumo trazer referências ancestrais na minha arte e me inspiro muito na minha avó e em mulheres mais velhas, nas árvores, que nos dão sombra e que nos fazem virar semente. Eu quero trazer símbolos que são nossos, da nossa terra, para valorizar o que é nosso e não ficarmos em uma outra narrativa, de outra cultura. A ideia é valorizar nossa força, nossa beleza, o que a gente tem”, afirma a artista.

 

Leocir Ribeiro Kaingang Wanessa Ribeiro e Luana Kaingang – Luneta Content / Divulgação

“A Wanessa mostra toda a sensibilidade dos povos ancestrais e a noção de que nós somos um só com a Natureza”, observa Felipe Bender, CEO da Monjuá. “A importância desse lançamento é que ele marca mais um passo na direção do objetivo de nos tornamos referência em valorizar essas culturas ancestrais a partir da beleza. Então, a cada passo que nós damos, avançamos em nosso programa e ficamos mais próximos da nossa origem. Estamos muito felizes de estarmos servindo de plataforma para que tudo isso floresça e aconteça no mercado da moda”, destaca o executivo.

 

Wanessa Ribeiro – Luneta Content / Divulgação

A coleção “Terra Original” é composta por quatro peças: blusa, calça, vestido e jaqueta jeans, uma peça agênero – que pode ser usada por todos, com opções disponíveis nos tamanhos de PP a G e de 34 a 42 para a calça jeans. Cada item recebeu uma estampa diferente desenvolvida por Wanessa Ribeiro. “A ilustração ‘Somos Muitas’ aplicada na jaqueta fala de coletividade, de trazer corpos e plantas juntos em equilíbrio. Para a blusa, criei a estampa ‘Erva-Mate’, um símbolo regional que valoriza o que é da nossa terra, o que é nosso. Na calça jeans está a estampa “Tatu”, inspirada no corpo do animal, com seus padrões lineares que compõem uma estética moderna. Para o vestido, há uma diversidade de estampas – o ‘Milho’, a folha de abóbora e o bordado que representam símbolos da ancestralidade e de cultivos milenares”, detalha Wanessa. As peças custam de R$ 139,90 (blusa) a R$ 219,90 (jaqueta jeans).

Luana Kaingang Wanessa Ribeiro e Leocir Ribeiro Kaingang – Luneta Content/ Divulgação

A preocupação em valorizar a natureza esteve também presente nos materiais utilizados. Os itens foram produzidos com fibras de madeira de reflorestamento, fios de garrafa PET descartadas e algodão certificado (BCI). Houve cuidado com a redução de consumo e reuso da água, utilização de fontes renováveis de energia e lenha ecológica, além do manejo adequado de resíduos líquidos e sólidos. A produção das peças usou ainda produtos químicos livres de metais pesados e outros elementos que pudessem ser nocivos à saúde.

As peças da coleção já estão disponíveis nas lojas da rede Monjuá no Rio Grande do Sul.  São 78 em todo Estado. Em Porto Alegre, a unidade, inaugurada no final de 2021, está localizada na Avenida Azenha, 1008.

Deixe uma resposta