Com “Ave, Tekohá”, o lançamento de livro, de exposição de fotografia e de arte Guarani

A escritora Cleonice Bourscheid, o fotógrafo Aristóteles Bourscheid e o editor Alfredo Aquino são parceiros no projeto AVE, TEKOHÁ. No dia 5 de outubro, às 16h, no Theatro São Pedro, acontece o lançamento do livro Ave, Tekohá (Edições Ardotempo, 96 páginas, ISBN nº 978-65-00-10371-7, R$60) e a abertura da exposição de fotografias, poemas e arte Guarani.

O projeto AVE, TEKOHÁ, uma jornada poética inspirada na Cosmologia Guarani consiste na edição do livro de Arte e Poesia AVE, TEKOHÁ, exposição Itinerante de Fotografia e Artesanato Guarani e visitação gratuita e aberta para escolas. A exposição ficará aberta à visitação durante o mês de outubro na Sala de Exposições do TSP e prosseguirá até o final da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Cleonice explica que a ideia deste livro nasceu por sugestão do editor Alfredo Aquino, quando o apresentou ao Grupo Amar Genuíno, criado pela pesquisadora e educadora das infâncias, Ana Felícia Guedes Trindade. “O propósito do grupo é apoiar e dar visibilidade à Tekoa dos Mbya Guarani da Pindó Poty do Lami, por meio de ações amorosas e comprometidas socialmente, como a divulgação e escoamento da produção do artesanato, fonte de seu sustento e difícil de circular em tempos de pandemia. Comecei, então, a pesquisar a cosmologia Guarani, sua arte, sua música, sua língua, com a qual me identifiquei plenamente. Meus projetos anteriores também foram inspirados no respeito e amor à natureza”, observa.

A escritora Cleonice Bourscheid. Foto: Acervo pessoal/ Divulgação

A escritora, peta e cronista Mariana Ianelli observa no texto de apresentação que “o livro nos chama ao redespertar para as nossas origens, como se nos fosse dando de novo à luz, agora num possível mundo reconciliado, reencantado, de olhos e ouvidos abertos para os saberes da nossa casa, língua e memória. O sagrado respira ensolarado nessas páginas, na cosmovisão dos sábios originários da nossa terra e em seus amorosos artefatos de encantar.”

Parte da renda da comercialização do livro será revertida para a Tekoá dos Mbyá – Guarani da Pindó Poty do Lami. Informações pelo e-mail cleonice@bourscheid.com.br e whatsapp (51) 99361-8742.

 

Cleonice é poeta, professora, tradutora e produtora cultural. É autora dos livros de poemas Passa, Passa, Passarinho/ Ave, Pássaro/ Comadre, Corujinha e Compadre Gavião/ Ave, flor/Piquenique no jardim/ Vovô, Vicente e o Vento. É proponente e coordenadora dos projetos Ave, Pássaro, Ave, flor e Piquenique no Jardim, projetos interdisciplinares que aliam poesia, música, literatura, artes plásticas e teatro. É curadora e produtora do recital “Salve fiori, d’augelli amori”, integrado por canções para voz e piano sobre poemas dos livros Ave, Flor e Ave, Pássaro, com composições de Fernando Mattos, que circulou no Brasil e na Itália. Tem contos e poemas publicados no Brasil, Uruguai, Itália, Portugal e Suíça. Durante a pandemia iniciou uma pesquisa sobre o povo Guarani, que resultou no Projeto Guarani, livro de poemas e fotos inspirado na Cosmologia Guarani (Ave, Tekohá! A criação do mundo segundo o povo Guarani).

Aristóteles é engenheiro civil formado pela UFRGS e Diretor Presidente da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente S.A. Em 2014 recebeu a láurea Engenheiro do Ano outorgada pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul por sua destacada atuação na área privada. Apaixonado pelas artes em geral e pela música em particular, é membro do Conselho da OSPA, desde 2012. Fotógrafo por opção, coleciona preciosidades em seus registros de grandes obras de engenharia brasileira, como o içamento da ponte Rio-Niterói, fundações do viaduto, entre outras. Velejador, desde a juventude, acredita na força (e direção) das águas e dos ventos, como forma de aprender a lutar contra as adversidades para perseguir o rumo. Para o fotógrafo, estas mesmas pedras, terras, areias e águas viram matéria de poesia, enlaçando-se por afinidade e afeto com os poemas que celebram a criação do mundo e da beleza.
.
.
.
.

Deixe uma resposta