Exposição “Clara Pechansky y sus 33 amigas” começa a percorrer o México

Clara (a oitava em pé da esq. para dir.) e parte de suas convidadas. Foto: Lisa Roos/ Divulgação

 

Depois de um ano em exibição na Galeria Frida Kahlo da Universidade Autônoma de Sinaloa (UAS), em Culiacán, a exposição “Clara Pechansky y sus 33 amigas” começa a ser mostrada por outras cidades do México. As amigas de Clara, no caso, são artistas gaúchas, ou que possuem fortes laços com o Brasil.

A primeira parada da mostra é nesta sexta-feira (26/03), na cidade de Mazatlán. A inauguração, na Casa Haas, dirigida pela artista e gestora cultural Dory Perdomo, contará com a presença do professor Jorge Luis Hurtado Reyes, diretor da Galeria Frida Kahlo e curador da mostra no México. A Casa Haas está incluída no Património Histórico, com apoio do Instituto de Cultura, Turismo e Arte de Mazatlán.

Convite Casa Haas/ Divulgação

Clara tem sido entrevistada pela mídia mexicana, devido ao ineditismo que é mostrar 40 obras de artistas brasileiras. As obras são todas executadas sobre papel, em técnicas como desenho, gravura, pintura, técnicas mistas, colagem e fotografia. A seleção das artistas foi realizada por Clara em 2019, num critério que abrangeu desde emergentes até consagradas, permitindo um grande arco de tendências e estilos (em www.pechansky.com.br, pode-se ver a mostra na área Exposições).

Casa Haas, em Mazatlán, México, recebe exposição de Clara Pechansky. Foto: Divulgação

A itinerância deve se estender por alguns meses, percorrendo outras cidades do México, até chegar à capital, sempre com o suporte cultural e curadoria da Universidade Autônoma de Sinaloa.

Deixe uma resposta