Loma, Nei Lisboa e Ospa nas lives musicais do Sesc deste fim de semana

Loma Pereira abre a programação deste final de semana nesta sexta-feira, a partir das 20 horas / Thomas Edson Pereira / Divulgação

Um final de semana de muita música e cultura em lives que irão marcar a celebração dos 74 anos do Sesc no Rio Grande do Sul.

Até domingo, 13 de setembro, um concerto da Camerata de Cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e apresentações ao vivo de Loma Pereira e Nei Lisboa poderão ser acompanhados gratuitamente no canal do Sesc/RS no Youtube (www.youtube.com/sescrs) e na página do Facebook (www.facebook.com/sescrs). Os espetáculos fazem parte da programação especial do Arte Sesc – Em Casa com Você, que contempla artistas que estiveram presentes na trajetória da instituição.

Nesta sexta-feira (11), às 20h, Loma Pereira se apresenta com a participação do pianista Nilton Junior da Silveira, no Facebook e Youtube Sesc/RS. O show contempla os principais sucessos da artista, que iniciou sua carreira na década de 70 com o Grupo Pentagrama e alicerçou sua trajetória artística nos festivais nativistas gaúchos a partir da 5º Califórnia de Uruguaiana. No sábado (12), às 17h, a Camerata de Cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) ofertará o Concerto em Tempo de Tango. A apresentação terá obras de compositores de tango consagrados como Piazolla. O regente será o maestro Evandro Matté, diretor artístico e maestro da Ospa, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e diretor artístico do Festival Internacional Sesc de Música. O concerto será transmitido no YouTube Sesc/RS, Facebook Sesc/RS e no canal da Ospa no Youtube.

A agenda musical encerra com Nei Lisboa, com o espetáculo Em Casa, no domingo (13), às 18h, no Facebook e YouTube. O cantor e compositor apresenta uma edição extra da sua live semanal, quando interpretará músicas de seus álbuns gravados ao longo da carreira, e também um repertório inédito. Além do canto e o violão, Nei  discorre sobre temas atuais e conversa com o público online através do chat do programa.

Além das lives, outras atividades como oficinas, bate-papos, exposição virtual estão presentes da programação, que pode ser conferida na íntegra site https://www.sesc-rs.com.br/cultura/artesescemcasa/.

PROGRAMAÇÃO 10 a 13 de setembro

Exposição Fragmentos: Xadalu yvy Opata e Fauna Guarani

Em www.sesc-rs.com.br/exposicaoxadalu – com conteúdo exclusivo para inscritos no mesmo site

A exposição reúne fragmentos de diversas imersões do artista Xadalu em aldeias Guarani. Registra o estado atual em que as aldeias se encontram, os conflitos originados pelas retomadas de suas terras, e as constantes ameaças de grupos armados que intimidam as comunidades tradicionais. Estão incluídas também, imagens da série Fauna Guarani.

Contos para Crianças – Guarani Mbya e obras de Xadalu Tupã Jekupé e Ara Poty Maria Ortega

Dia 10 de setembro (quinta-feira), 11h, em www.youtube.com/sescrs)

Oficina contos dos animais da floresta “Os contos da  Fauna Guarani” é um relato que Xadalu Tupã Jekupé e Ara Poty Maria Ortega ouviram de velhos sábios em volta da fogueira em meio a mata, ouviram  sobre histórias de uma época muito distante onde os animais e os homens conseguiam falar a mesma língua, e por isso conversavam até o mesmo com o sol e a lua os contos da Fauna guarani vão contar as diversas aventuras desses animais e sua relação com a natureza. E logo após os contos, será feita uma oficina experimental de gravura com as crianças, que farão seu próprio animal, e terão um material de apoio também para ajudar se precisar.

Bate-papo literário com Natália Polesso 

A autora lerá um texto inédito para quem assistir à transmissão dia 10 de setembro (quinta-feira), às 20h, em www.youtube.com/sescrs

Natalia Borges Polesso é doutora em Teoria da Literatura, escritora e tradutora. Publicou Recortes para álbum de fotografia sem gente (2013), Amora (2015), Controle (2019) e Corpos Secos (2020), entre outros. Em 2017, foi selecionada para a lista Bogotá39, que reúne 39 escritores abaixo de 40 anos destacados da América Latina. Atualmente, é pesquisadora do Programa Nacional Pós-Doutorado, na Universidade de Caxias do Sul, onde conduz a pesquisa Geografias lésbicas. A escritora tem seu trabalho traduzido em diversos países, como Argentina, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Iluminação cênica – para crianças (Fernando Ochoa) 

Dia 11 de setembro, 11h, em www.youtube.com/sescrs

Tutorial de 30 minutos trabalha conceitos e investiga as possibilidades mágicas da luz, introduzindo o público infanto-juvenil nos meandros da iluminação cênica.  Serão explorados aspectos da direção de fotografia como características das fontes de luz, os ângulos de incidência, o comportamento das sombras, cores, materiais de reflexão, entre outros. Serão utilizados elementos simples encontrados em casa e através destes experimentar os conceitos da arte de iluminar. Materiais sugeridos: lanternas, abajur, folha de papel branco, caixa de sapato, camiseta preta, camiseta branca, boneca, objetos pequenos.

Show Live Loma Pereira – Participação pianista Nilton Junior da Silveira

Dia: 11 de setembro,  20h

Show com os principais sucessos de Loma, que iniciou sua carreira na década de 70 com o Grupo Pentagrama e alicerçou sua trajetória artística nos festivais nativistas gaúchos a partir da 5º Califórnia de Uruguaiana. Participou de festivais e recebeu várias premiações também como intérprete. Conquistou dois Troféus Açorianos de Música pelo melhor álbum do ano e em 2019 foi a artista homenageada da edição pelo conjunto de sua obra. Sua obra se caracteriza por influências africanas e lusitanas. Na live, estará acompanhada do amigo pianista Nilton Junior da Silveira.

Oficina com o cartunista Santiago

Dia 12 de setembro (sábado), 11h em www.youtube.com/sescrs

O cartunista Santiago falará sobre a arte e a técnica do desenho, além do planejamento e a elaboração de um desenho de humor. Não há necessidade de conhecimento prévio de cartum/desenho para assistir a oficina. Neltair Rebés Abreu (Santiago) começou a desenhar antes mesmo de começar a estudar. Iniciou-se na arte da caricatura retratando humoristicamente os professores dos tempos de escola. Ainda em sua cidade, Santiago do Boqueirão, caricaturou prefeitos, vereadores e figuras locais. Em 1975, profissionalizou-se como ilustrador e chargista no jornal Folha da Tarde e como colaborador do Correio do Povo.  A partir de então, seus trabalhos também passaram a ilustrar jornais da imprensa alternativa, como Coojornal e Pasquim.  Atualmente, integra o grupo de cartunistas distribuído no mundo inteiro pela agência CWS/NYT ligada ao  New York Times.

Ospa Live: Concerto em Tempo de Tango

Dia 12 de setembro (sábado), 17h, em www.facebook.com/sescrs, www.youtube.com/SescRS/ e www.youtube.com/ospaRS

A Camerata de Cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresentará o Concerto em Tempo de Tango, alusivo aos 74 anos do Sesc/Senac. No repertório, compositores de tango consagrados como Piazolla. O regente será o maestro Evandro Matté, diretor artístico e maestro da Ospa, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e diretor artístico do Festival Internacional Sesc de Música.

A Porto Alegre da Era do Rádio – Arthur de Faria

Dia 13 de setembro (domingo), 11h, em www.youtube.com/sescrs

O músico e jornalista Arthur de Faria abordará o período de ouro do rádio gaúcho, até a década de 50, contextualizando historicamente os ícones e músicos importantes que construíram e fizeram parte desse movimento. O material é baseado em 30 anos de pesquisas que embasarão o livro Porto Alegre – Uma Biografia Musical. Será disponibilizada uma playlist com os artistas que serão mencionados para que o público possa relembrar ou conhecer os nomes que marcaram a história do rádio na Capital.

Nei Lisboa traz sucessos, inéditas e bate-papo pelo chat / André Feltes / Divulgação

Nei Lisboa – Live em Casa

Dia 13 de setembro (domingo),  18h, em  www.youtube.com/sescrs

O músico Nei Lisboa apresenta uma edição extra de sua live semanal. O cantor e compositor interpretará músicas de seus álbuns gravados ao longo da carreira, além de repertório inédito. Além do canto e o violão, Nei também discorre sobre temas atuais e conversa com o público online através do chat do programa.

 

Deixe uma resposta