Natália Santos canta o repertório de Lecy Brandão, no teatro Sinduscon-RS.

A cantora Nati Santos. Foto: Pablo Piñeyro/ Divulgação

Uma homenagem àquelas que vieram antes, abrindo caminho e conquistando espaços com muita luta e determinação. Assim é definido o show de Natália Santos que resgata com afeto e agradecimento a história escrita por mulheres negras e dá sequência ao seu legado. Bate na palma da mão que chegou Leci Brandão! integra o projeto O samba é meu dom – Temporada 2022 do Teatro Sinduscon-RS. O projeto tem curadoria de Mathias Pinto e apresenta artistas e grupos brasileiros sempre na última quinta-feira de cada mês. Natália Santos se apresenta quinta-feira dia 26, às 20h.

O show em homenagem à Leci Brandão nasce em um momento de reflexão sobre o lugar da mulher negra no samba. “Mesmo com grandes mulheres na história do samba, ainda existe uma resistência à nossa participação. Temos a necessidade de provar o nosso talento ou a nossa capacidade para sermos respeitadas em uma roda de samba”, diz Natália Santos. E a sambista questiona: “O que quero expressar com a minha arte? Qual o posicionamento da mulher negra nas rodas?”. A partir destas ideias, ela vai a fundo buscar embasamentos nas biografias de grandes sambistas brasileiras. Passando por Tia Ciata, Chiquinha Gonzaga, Aracy de Almeida, Clementina e chegando na homenageada.

Leci Brandão, além de grande cantora, é compositora, percussionista, primeira mulher a integrar a ala de compositores da Mangueira e, acima de tudo, uma cidadã que defende os direitos e a cultura de seu povo. A identificação com Leci foi instantânea! Mulheres negras e sambistas, representantes do grupo LGBTQIAP+ e filhas de Ogum! Essa homenagem só poderia ser para Leci. O show percorre diversos momentos de sua carreira com composições que marcaram época, além de músicas de outros artistas que fizeram sucesso em sua voz.

Natália Santos sobe ao palco dia 26 com um time de peso: Rafa 16 (violão), Cabelinho (cavaquinho), Cleômenes Jr. (sax e flautas), Marcelo Moyses (clarinete), Zalmir Chartzman (percussão) e Alexsandra Amaral (percussão).

O Sindusom é uma das plataformas do Projeto Construção Cultural, uma iniciativa do Sinduscon-RS com o objetivo de intensificar a comunicação e o relacionamento do setor da construção civil junto à comunidade, às lideranças públicas/privadas e multiplicadores de opinião. A ideia é fortalecer a atuação do Sinduscon-RS, que vai além de atender aos interesses do setor que representa. A cada ano, uma série de shows com curadoria de Mathias Pinto é apresentada de forma gratuita sempre na última quinta-feira de cada mês. Esta temporada recebeu o nome de O samba é meu dom e trará na programação de 2022 artistas como Chico Cordeiro e Izolino, reforçando a identidade pensada para esta edição. Desde o ano de sua criação, em 2015, o Teatro Sinduscon-RS já apresentou mais de 60 shows, entre eles, Valéria, Pâmela Amaro, Hique Gomes, Nina Wirtti e Luís Barcelos, entre muitos outros.

SERVIÇO

O Samba é meu dom – temporada 2022 do Teatro Sinduscon-RS

Dia 26 de maio, às 20h

Teatro Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146

Entrada franca

Redes do projeto:

https://www.instagram.com/teatrosindusconrs/

https://www.facebook.com/teatrosindusconrs

https://construcaocultural.sinduscon-rs.com.br/

Deixe uma resposta