O Sarau Canto de Bar, do Clube da MPB, celebra 10 anos de atividade

Foto;Sandra Saraiva/ Divulgação

O Clube da MPB completou uma década e associado a ele o Sarau Canto de Bar também faz aniversário e celebra com o público.  Contemplado na Lei Aldir Blanc por sua importância, o Clube da MPB coloca no ar nas redes do projeto um sarau virtual com participação da Banda do Clube e de frequentadores assíduos doesta atividade. E ainda nessa edição especial, a participação especial das poetas Malu Baumgarten e Maria Alice Bragança. Essa edição comemorativa foi inteiramente gravada de forma remota e é composta por vídeos com integrantes da Banda do Clube: Alexandre Rodrigues (violão, baixo), Darllan Luz (percussão), Maíra Baumgarten (voz) e Roberto Bisotto (percussão). Nos vocais estão os habituês das noites de sarau: Eliane Gomes, Heliomar Silva, Mhara Luz e Maura Salines. O vídeo completo dessa edição virtual será disponibilizado no canal do youtube do Clube dia 28 de janeiro, às 18h.

Criado em 2010, o Clube da MPB é um projeto de valorização, preservação da memória e popularização da música brasileira, apoiando a formação de público e de espaços de fruição da música feita no Brasil e no Rio Grande do Sul. A primeira edição foi lançada em janeiro de 2011, apresentando músicas de grandes nomes da MPB como Noel, Gilberto Gil, Tom Jobim, Maysa, Ataulfo Alves entre outros.  Ao longo desses dez anos foram produzidas 23 edições homenageando os grandes compositores brasileiros e uma edição especial, já neste ano e de forma virtual, em memória a Aldir Blanc. A proposta do Clube é preservar a raiz de cada composição, mantendo a essência de suas concepções originais, mas emprestando a elas novos matizes sonoros. Com esse intuito o Clube já revisitou a obra de grandes nomes como Dorival Caymmi, Noel Rosa e Cartola, Chico Buarque, Gonzagão e Gonzaquinha, Candeia, Paulo Cesar Pinheiro e Elton Medeiros, entre outros. O Clube da MPB volta o olhar também pros compositores e grupos do Rio Grande.

O Sarau Canto de Bar vêm ajudando a manter e preservar a memória de nossa música, com encontros mensais com microfone aberto em que a Banda do Clube e convidados fazem releituras de composições de autores que são parte do nosso patrimônio cultural, incluindo também novos nomes da música brasileira e compositores locais.

Clube da MPB – Sarau virtual Canto de Bar: música e poesia

Edição comemorativa dos 10 anos

Dia 28 de janeiro, às 18h na página do Clube da MPB do Facebook e YouTube

Facebook – https://www.facebook.com/Clubedampbpoa

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCqU45gfPFNpyqG0Oypme9Lg

Deixe uma resposta