Projeto Orquestra Jovem: inscrições abertas para aulas gratuitas na Casa da Música

O Projeto Orquestra Jovem e Escola Casa da Música-AACAMUS (Associação dos Amigos Casa da Música POA) está com as matrículas abertas, com vagas limitadas,  para aulas gratuitas de música.

As vagas destinam-se a estudantes de escolas públicas de Porto Alegre e da Região Metropolitana, com idade entre 6 e 16 anos. Atualmente as vagas disponíveis são para flauta doce, cavaquinho, violino, violino com prática, e grupo vocal infantil e infanto-juvenil.

Os estudantes terão acesso aos respectivos instrumentos, os quais são oferecidos pelo Projeto.

As inscrições estarão abertas até 20 de janeiro.

As aulas terão início no próximo dia 07 de março, na Casa da Música Porto Alegre, na Rua Gonçalo de Carvalho, 22 (fundos do Shopping Total).

A cantora mezzo soprano Angela Diel, diretora artística do projeto, relata que em 2021 houve grande crescimento tanto na qualidade do aprendizado quanto no número de alunos. “Percebemos alunos talentosos que merecem a oportunidade  de receberem aulas individuais, como é o caso dos integrantes do Quinteto Jovens Talentos, que também participam das aulas em grupo”, salienta.

O coordenador do projeto, violinista e professor Ricardo Chacón, doutorando em música na UFRGS,  é venezuelano, oriundo do “El Sistema”, projeto social de ensino da música desenvolvido de forma pioneira na Venezuela e reconhecido mundialmente, diz que é uma honra coordenar a Orquestra Jovem Escola Casa da Música-AACAMUS porque oferece oportunidade de desenvolver habilidades musicais, prática individual e coletiva, as quais fortalecem a formação integral das crianças originando nelas outro olhar sobre as artes.

“Para mim, a música é parte fundamental em qualquer processo educativo e o projeto  tem a estrutura organizacional, de infraestrutura e professores qualificados para fazer dele uma janela para o Brasil e para o mundo. O céu é o limite”, afirma Chacón.

www.casadamusicapoa.com.br

www.facebook.com/CasadaMusicaPoa/

 Inscrições: www.casadamusicapoa.com.br/aacamus

Ações desenvolvidas em 2021

Em 2021 o Projeto realizou seis concertos para cerca de 2.000 espectadores nos seguintes locais: EMEF Chico Mendes, Travessa dos Cataventos-Casa de Cultura Mario Quintana, na frente da Casa da Música Porto Alegre, Igreja Santa Teresinha, bairro Floresta (dois concertos), e Igreja Nossa Senhora da Pompéia.

Além das aulas de instrumentos para os grupos, foram ministradas oficinas de Técnicas de Orquestra, Percussão Corporal e Produção Cultural e Artística.

Criado em 2016, atualmente o projeto agrega 200 integrantes, oriundos de escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre e da Região Metropolitana, e 18 professores. ​

A AACAMUS é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo oferecer aulas de música gratuitas para alunos das escolas públicas de Porto Alegre (RS), com idade entre 6 e 16 anos, bem como trabalhar a formação de novas plateias na música clássica.

 

Deixe uma resposta