Governo e sindicatos iniciam negociações para extinção das fundações

Cleber Dioni Tentardini
Governo do Estado e sindicatos iniciam nesta quinta-feira as negociações para a demissão dos funcionários das fundações estaduais que tiveram a extinção aprovada pela Assembleia Legislativa no final do ano.
Ao longo de quinta e sexta-feira, o governo e as direções das fundações se reúnem com cada sindicato no Centro Administrativo Fernando Ferrari. Participarão representantes do Grupo de Assessoramento Especial (GAE) do governo e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
As negociações foram chamadas pelo governo. Em janeiro, a Justiça do Trabalho proibiu o governo de demitir os funcionários das fundações sem fazer acordo com os sindicatos. A decisão liminar, assinada pela juíza Valdete Souto Severo, titular da 4ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, após ação conjunta de uma frente jurídica criada pelos sindicatos.
A determinação afeta a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Fundação Zoobotânica, Fundação de Economia e Estatística (FEE), Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) e Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
Quinta-feira:
9h – Corag – Sindicato dos Graficos
11h – Metroplan – Senge (Sindicato dos Engenheiros)
14h – Fundação Piratini – Sindicato dos Jornalistas
15h – Fundação Piratini – Sindicato dos Radialistas
Sexta-feira:
9h – FDRH – Semapi
10h – Fundação Zoobotânica – Semapi
11h Metroplan – Semapi
14h – Fundação de Economia e Estatística – Semapi
15h – Cientec – Semapi
16h – Cientec – Senge

Deixe uma resposta