Dengue em Porto Alegre: quase 30% de novos casos em uma semana

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Boletim Semanal sobre Dengue divulgado na terça-feira, 26, pela Secretaria Municipal de Saúde confirma 1.586 casos autóctones da doença em Porto Alegre em 2022.

O dado reflete a manutenção do percentual de aumento de casos em uma semana: 28,3% em relação ao Boletim de 19/4.

No total, foram notificadas para a Vigilância Epidemiológica da SMS 2.304 suspeitas de dengue entre moradores da Capital, das quais 1.650 (71,6%) foram confirmadas.

Do total de casos confirmados, 64 foram importados (infecções contraídas fora de Porto Alegre) e 1.586 contaminações na cidade.

Em relação à chikungunya e zika, o panorama permanece o mesmo da semana anterior. Seis notificações de suspeita de chikungunya, com quatro descartadas, um caso importado confirmado e um em investigação laboratorial.

De zika, foram duas notificações de suspeita, ambas descartadas em exames laboratoriais.

Além da confirmação dos casos, o Boletim da Semana Epidemiológica 16, o sexto editado em 2022,  traz dados sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti, resultantes do monitoramento do Aedes feito pela prefeitura.

Nesta semana, 25 bairros apresentam alta infestação do vetor, oito estão em situação de alerta, quatro bairros apresentaram infestação moderada e três, infestação baixa.

Os casos da doença são registrados em todas as regiões da cidade, com prevalência para os bairros Vila Nova, Bom Jesus e Jardim Carvalho, seguidos por Partenon, Vila São José e Vila Jardim.

A prefeitura segue realizando ações e visitas em diversas regiões da cidade.

Confira os cuidados em pátios e imóveis, além de cuidados individuais, no site Onde está o Aedes.

(Com  informações da Assessoria de Imprensa)

 

Deixe uma resposta