Melo recorre a Paulo Guedes para destravar empréstimos internacionais

O prefeito Sebastião Melo, com o secretário Cezar Schirmer com o ministro Paulo Guedes. Foto: Bruno Bertuzzi/PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, foi recebido pelo ministro Paulo Guedes nesta quarta-feira, em Brasilia. Não foi divulgado o tempo da audiência.

Melo tinha dois assuntos:

– a crise do transporte coletivo, que se extremou com a pandemia

– a portaria editada pelo governo federal, que travou a tomada de empréstimos por parte de estados, Distrito Federal e municípios.

A portaria 9.365/2021, editada em 4 de agosto pelo Ministério da Economia, barrou os processos para contratação de crédito pelos municípios.

Melo defendeu a revisão do texto, uma vez que Porto Alegre apresenta um quadro financeiro favorável para ampliar as linhas de crédito junto às instituições financeiras.

“Estamos com uma série de empréstimos internacionais para serem efetivados, mas ainda não concluímos estes processos, pois ainda dependemos de um aval do governo federal. Porto Alegre se encontra em boas condições para tomar novos empréstimos. Estamos tranquilos para receber este aval, diferente de outros estados e municípios”, destacou.

“Um SUS para os transportes”

Na questão dos transportes, Melo insistiu na tese de que só uma união de esforços para atenuar os impactos sofridos pelo setor pode sanar a crise financeira.

Além da retirada dos impostos, ele defendeu a criação de um fundo federal para financiar as gratuidades.

“Também defendemos com o ministro a criação de um ‘SUS’ para o transporte urbano para financiar os usuários que não podem pagar em uma operação tripartite – União, Estado e municípios – ou que seja retirado os pesados impostos que incidem sobre a passagem”, ressaltou.

Hoje, os tributos federais que incidem sobre o transporte público têm impacto de 8,09% sobre os insumos. No Estado, o peso dos impostos é de 5,77%.

Nesta quinta-feira, 16, o prefeito conclui sua agenda em Brasília. Tem marcados encontros com parlamentares entre eles o líder da bancada gaúcha na Câmara Federal, Giovane Cherini e reunião na sede da Frente Nacional de Prefeitos reunido com representantes da Confederação Andina de Fomento (CAF), financiadora dos principais projetos de Porto Alegre, a começar pela Orla.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Deixe uma resposta