Veículos que apoiam o presidente Jair Bolsonaro estão dando manchete aos resultados de uma pesquisa divulgada no fim da tarde desta quinta-feira, 09, pelo Instituto Futura Inteligência.
Segundo a pesquisa, Bolsonaro (PL) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto a 24 dias do primeiro turno.
Os principais portais e jornais, como O Globo, G1, Folha, Estadão, Metropoles, não divulgaram a pesquisa. Quase todos registram a expectativa do Datafolha que divulga um novo levantamento no início da noite desta sexta-feira, 9.
Segundo os números divulgados pela Futura, Bolsonaro tem 41,8% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece com 35,7%. Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 7,7% e Simone Tebet (MDB), com 5,4%.
Esses números contrariam os resultados de pesquisas eleitorais dos principais institutos do país. O ex-presidente Lula tem aparecido em primeiro lugar nas intenções de voto nas pesquisas de Ipec, Ipespe, Quaest, MDA e Datafolha.
Pesquisa do Ipec, divulgada segunda (5/9), aponta que Lula mantém 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscilou de 32% para 31%.
Já a pesquisa mais recente do Instituto Datafolha, publicada na última semana, aponta que o petista passou de 47% para 45% em relação a agosto; Bolsonaro, por sua vez, manteve-se com 32% das intenções de voto.
A divulgação da pesquisa do Instituto Futura coincidiu com o discurso de Bolsonaro na sua live desta quintas-feira em que atacou o Datafolha:
“Alguém acha que o Lula vai ganhar a eleição? Alguns aqui, Datafolha, por exemplo, [dizem] que pode ganhar no primeiro turno. Alguém acredita que, em uma eleição limpa, o Lula ganha?”, questionou.