Pontal do Estaleiro: projeto do parque foi aprovado

Parque do Pontal/Divulgação PMPA

A Prefeitura aprovou nesta terça-feira, 21, o projeto do Parque Pontal,  na avenida Padre Cacique, junto ao Guaíba, na Zona Sul de Porto Alegre.

É uma área pública de quase  3 hectares, entre o empreendimento Portal do Estaleiro e a margem do Guaiba, que será urbanizada e  mantida pela empresa, como contrapartida pelo impacto ambiental do mega-projeto imobiliário no qual estão sendo investidos R$ 350 milhões.

O Pontal do Estaleiro é um complexo multiuso com 11,4 mil metros quadrados de área construída,  com shopping center, hotel, centro de eventos, uma torre comercial de 83 metros de altura.

O complexo está sendo construído pelas empresas Engenhosul e Melnick.

Com a entrega desta área ao público, prevista para 2022, a cidade passará a contar com dez parques urbanos.

O local receberá playground com tema náutico e balanço com acessibilidade, área fitness, equipamentos de ginástica para idosos, estares integrados com equipamentos de descanso, cinco eixos de direcionamento visual para o Guaíba, iluminação, banheiros, mirante para apreciação da natureza, píer sobre o rio e plantio de árvores, além de transplante de árvores protegidas por legislação para local de destaque. A área contará ainda com duas trilhas interpretativas, sendo uma de resgate à história do antigo Estaleiro Só, onde se construíam e reparavam navios em Porto Alegre de 1850 a 1995, e outra com uma janela arqueológica para visualizar o pilar da antiga Estação do Asseio Público, que funcionava na área no século XIX para despejo de resíduos cloacais.

 

Um comentário em “Pontal do Estaleiro: projeto do parque foi aprovado”

Deixe uma resposta