Sintergs denuncia remoções no Hospital São Pedro à Secretaria da Saúde

Sindicato dos servidores de nível superior do RS teme que o ambulatório do Hospital São Pedro seja fechado / Foto Ivan de Andrade/Palácio Piratini

Após denúncias de remoções e de assédio moral no Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs) enviou nesta quinta-feira (29/10) um ofício à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, relatando os fatos e pedindo providências.

De acordo com as informações obtidas pelo sindicato, o assédio moral e as transferências de trabalhadores começaram durante a pandemia de Covid-19, após repercussão de um surto no hospital.

Na tentativa de promover uma intervenção coletiva, a diretoria do Sintergs está tomando outras providências. Nesta quinta-feira (29/10), foram enviados ofícios relatando a situação aos conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde. O Sintergs também está em contato com o Sindicato Médico (Simers) e com o Conselho Regional de Psicologia do RS. Além dos relatos de assédio serem graves e prejudicarem a saúde mental dos servidores, o Sintergs também está preocupado com o esvaziamento do Hospital São Pedro, que pode levar ao fechamento do ambulatório.

No início de outubro, o Sintergs e o Sindsepe-RS também enviaram ofício à diretora do Hospital São Pedro solicitando posição sobre o retorno das atividades pedagógicas na creche localizada junto à unidade.

Deixe uma resposta