VLT para Centro Histórico volta aos planos da prefeitura

VLT do Rio, que o prefeito Sebastião Melo foi ver (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta semana o maior financiamento da história de Porto Alegre. São 152 milhões de dólares ou 852 milhões de reais, que serão captados por empréstimos do Banco Mundial (BIRD) e da Agência Francesa de Desenvolvimento, que serão utilizados na revitalização do Centro Histórico, Orla do Guaíba e desenvolvimento do 4° Distrito.

Com mais 38 milhões de dólares de contrapartida do próprio governo, conforme escreveu a colunista Rosane de Oliveira em GZH, o projeto se torna bilionário.

Em entrevista aos veículos de imprensa o secretário César Schirmer comemorou o financiamento e voltou a falar em VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).  Até o envio do projeto à Câmara de Vereadores o Executivo,  no mês passado à Câmera de Vereadores, o VLT não era considerado prioritário no Programa de Reabilitação do Centro Histórico.

Em agosto passado,  Melo e secretários municipais foram ao Rio de Janeiro ver o projeto de revitalização do centro da cidade. Na oportunidade, o prefeito admitiu que o VLT poderia ser uma possibilidade a ser implantada em Porto Alegre.

Já o secretário do Meio Ambiente,  Germano Bremm, que também esteve na viagem, disse recentemente ao JÁ: “o programa de revitalização trabalha com as soluções viáveis, mas é flexível e talvez a gente possa avançar e dar um passo maior e adotar um projeto grandioso como o VLT”.

Sem anúncio oficial, data para começar ou valores definidos, o VLT ainda assim, como o metrô, aeromóvel e outros projetos de mobilidade deixados pra trás, é mais um sonho  para os moradores de Porto Alegre.

Deixe uma resposta