O Semapi Sindicato e a Associação dos Servidores da Fepam assinam nota, publicada nos jornais nesta segunda-feira, 28, em que repudiam as agressões sofridas pelo analista ambiental da Fepam, José Alberto Wenzel, por seguranças da Assembleia Legislativa, durante audiência pública sobre o novo código ambiental, e criticam as propostas de alterações na atual legislação, encaminhadas pelo governo do Estado aos deputados em regime de urgência.
Wenzel, ex-secretário do Meio Ambiente e ex-presidente da Fundação Zoobotânica, participava na segunda-feira passada, 21, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa de audiência pública para tratar do novo Código Ambiental do Rio Grande do Sul.
As 480 alterações elaboradas pelo Executivo para serem votadas em até trinta dias no Parlamento desagradaram representantes da Justiça e do Ministério Público e as entidades de classe e de defesa do meio ambiente questionaram dezenas de pontos da nova proposta.
Saiba mais: Audiência Pública: maioria pede mais tempo para discutir novo Código Ambiental
No decorrer da audiência, ativistas do Greenpeace subiram ao palco do auditório com uma faixa de protesto e foram retirados. Nesse momento, Wenzel se revoltou com a ação e dirigiu-se a eles, quando foi imobilizado pelos seguranças do Parlamento.
O ex-titular da SEMA foi encaminhado ao hospital, submetido a exames e medicado. Em seguida, registrou boletim de ocorrência onde alegou ter sido agredido de forma violenta.