Arte em Porto Alegre

Em tempos de Bienal do Mercosul, é importante lembrar da mobilização de um grupo de artistas de Porto Alegre que resultou na criação do projeto Essa POA é Boa, mostra de artes que acontece na capital entre os dias 30 de agosto e 2 de dezembro e que ocupa um espaço de 3.400m2 de um galpão da antiga fábrica da Renner, no Shopping DC Navegantes.
A artista plástica Zorávia Bettiol, já em junho deste ano, convidou-me a conhecer e participar do seu grupo, o R-ECOnstruindo a vida, formado por artistas e arte-educadores que realizarão uma série de eventos tendo como fio condutor a ecologia.
Zorávia é uma das mais reconhecidas artistas gaúchas na atualidade, e a afinidade com as questões ambientais não é de agora; na década de 70 foi ativista da ADFG – Associação Democrática Feminina Gaúcha, juntamente com Magda Renner, tendo atuado também na AGAPAN (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), ao lado de Lutzenberger e Augusto Carneiro. O desligamento dos movimentos ambientais aconteceu na década de 80, quando morou por um período na cidade de São Paulo.
Porém, a natureza e o meio ambiente nunca deixaram de estar presente na sua arte. Com curadoria de Blanca Brittes e Paulo Gomes, Essa POA é Boa é um evento paralelo à Bienal do Mercosul, e tem o privilégio de trazer ao público gaúcho o trabalho conjunto de 224 artistas plásticos da Capital, divididos em 12 grupos de temáticas diferentes. Assim como o grupo de Zorávia traz a ecologia em suas obras, a preocupação com o meio ambiente também permeia o Projeto Jardim Móvel, que tem como âncora a artista plástica Maria Tomaselli.
O projeto questiona qual é a importância de um jardim nos dias conturbados de hoje – seja o jardim público, o jardim de um colégio ou até mesmo uma praça. O jardim contém a idéia de centro, de concentração, de dedicação, de contemplação, de saudade da unidade perdida.
Nesse sentido, como a beleza da arte proporcionada pela natureza é algo acessível a todos, cabe lembrar que os grupos que fazem parte do projeto doarão suas obras para que embelezem o Bairro Navegantes, em locais ainda a serem definidos. Gerida com recursos próprios e de programação intensa, contando com apresentações musicais, oficinas e palestras, o público poderá visitar Essa POA é Boa de terças a sábados, a partir do meio dia, e nos domingos e feriados das 10hs às 20 hs. Vale a pena conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *