Brasília e o bom trato com os policiais

Por Wanderley Soares
Enquanto os policiais gaúchos sonham com a equiparação salarial com os seus colegas de Brasília, lá no Planalto vantagens maiores ainda são silenciosamente encaminhadas. Agora, a Câmara analisa o Projeto de Lei 4160/08, do deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), que prevê promoção automática, para a classe ou posto imediatamente superior, quando os policiais, civis e militares, do Distrito Federal passarem para a reserva ou inatividade. O benefício, que já é concedido aos militares das Forças Armadas, seria estendido também às carreiras da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Segundo a proposta, os proventos da inatividade civil ou militar serão revistos nos mesmos índices e nas mesmas datas das revisões das remunerações dos servidores em atividade. De acordo com, as estatísticas demonstram que a expectativa de vida desses profissionais está muito abaixo da dos demais servidores públicos. “Policiais e bombeiros exercem atividades de risco que provocam grande estresse em seu cotidiano. Por isso, a expectativa de vida entre esses profissionais não ultrapassa a faixa de 54 anos, enquanto, para os servidores comuns, ela passa dos 70 anos”, garante. A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com isso, constata-se que os policiais do RS, que recebem os mais baixos salários do país, não são de carne e osso como os de Brasília.
Susepe (1)
A Susepe está disponibilizando para os empresários do RS uma central de informações, junto ao DTP (Departamento de Tratamento Penal), para esclarecimentos sobre os PACs (Protocolos de Ações Conjuntas). Os empresários que contratarem apenados não terão nenhum encargo trabalhista e social, não descontam PIS, Cofins, não há pagamento de férias, 13º salário e também não há despesas com rescisão contratual. O sistema prisional do RS têm hoje 156 PACs, com um total de 2.060 presos trabalhando. Os empresários que precisarem de mais informações, podem entrar em contato com a Divisão de Trabalho Prisional da Susepe, pelo telefone/fax (51) 3288.7304 ou e-mail trabalhoprisional@susepe.rs.gov.br.
Susepe (2)
A Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), através do Dsep (Departamento de Segurança e Execuções Penais) está criando um espaço para os servidores inativos, oportunizando encontros, retomando vínculos, trocando informações e orientará na renovação da carteira funcional, procedimentos para a aquisição de armas de fogo, concessão de registro de arma nova, renovação de registro e transferência junto ao IGP e Polícia Federal. O Dsep está à disposição dos inativos através do e-mail dsepe@susepe.rs.gov.br e no telefone (51) 3288.7226.
Tiroteio
Uma mulher de 62 anos foi presa, ontem, por porte ilegal de arma no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. Ela estava sentada na frente de casa portando um revólver calibre 38. A Brigada Militar foi chamada por causa de um tiroteio entre gangues em um ponto de venda de drogas e prendeu a mulher que estria dando cobertura para o seu filho, Rodrigo de Assis Medeiros, de 27 anos. Ao ver a mãe ser rendida e algemada, Rodrigo abriu fogo contra os policiais e acabou morto durante o enfrentamento.
Homicídios
O RS teve um assassinato a cada cinco horas em 2008, num toal de 1.641 casos, o que corresponde a um aumento de 4% em relação a 2007. O balanço foi publicado no site da Secretaria Estadual da Administração Pública. Dos dez municípios que registraram mais ocorrências, sete estão na Região Metropolitana de Porto Alegre. Houve aumento de mortes em Canoas e Viamão e dimuição em Alvorada. A capital aparece em primeiro lugar com 406 homicídios. Outro crime que teve aumento foi o furto de veículos. Três carros foram furtados ou roubados por hora no ano passado.
Diretor
O coronel da Brigada Militar Jarbas Rogério Vanin é o novo diretor do Departamento de Relações Institucionais e Comunitárias da Secretaria da Segurança Pública do RS. Este posto estava vago desde a aposentadoria do coronel Floriovaldo Pereira Damasceno, que foi para a reserva no ano que passou.
Ambiente
Hoje, às 17h, o tenente coronel da Brigada Militar Atamar Cabreira Filho assumirá o Comando Ambiental da Brigada Militar. Cabreira sucede no posto o tenente coronel Ladimir da Silva. A posse será na sede da unidade, na avenida Aparício Borges, 3850.
Assassino
Delegacia de Capturas prendeu, ontem, no centro de Cidreira, um homem de 39 anos acusado de ter assassinado, em Porto Alegre, um casal de irmãos. O crime ocorreu em 04 de dezembro de 2008 na Estrada dos Alpes, 1330, bairro Glória. Nesta data, o homem entrou na casa dos irmãos efetuando vários disparos. Volmir da Silva Ellias, 29 anos, e Joelma, 36 anos, morreram na hora. Uma terceira irmã, Rosângela, 41 anos, foi ferida nas pernas. O motivo do crime teria sido o vazamento de água em uma valeta aberta no chão batido da viela, já que o assassino era vizinho das vítimas.
Wander.cs@terra.com.br

Um comentário em “Brasília e o bom trato com os policiais”

Deixe um comentário