Artista Roberto Freitas faz homenagem às vítimas da Covid 19, com instalação de 100 barquinhos iluminados

Higino Barros

O artista Roberto Freitas fez uma instalação artística no laguinho da Ponte dos Açorianos, no Centro Histórico de Porto Alegre, no dia 12 de junho, em homenagem às vitimas da Covid 19 no Brasil e seus familiares, de grande impacto visual e beleza plástica.

Fotos de Alexandre Freitas/ Divulgação

Segundo Freitas, foi uma releitura de evento semelhante realizado em 2019, quando colocou no local, um barco maior, também de papel,  durante uma semana, na Semana da Água, em outubro:

“A ideia agora foi fazer um evento que remetesse à situação da saúde no Brasil, lembrar e homenagear através da arte as pessoas que morreram. Assim, optamos por 100 barquinhos de papel, iluminados, com pontos de led”, explicou.

Roberto Freitas é ligado ao Instituto de Artes, que esse ano completa 60 anos de fundação e contou com a participação de colegas da instituição no projeto atual.  A instalação no Largo dos Açorianos começou às 17 horas e foi concluída às 20 horas. Teve o apoio da Prefeitura de Porto Alegre que desligou o chafariz localizado dentro da água.

Como havia vento forte no inicio da instalação alguns barcos viraram, o que não atrapalhou a beleza do evento. Pessoas que passavam pelo local comentavam a originalidade do projeto, se aproximavam para falar com o artista enquanto crianças, encantadas, interagiam com a instalação, pegando e empurrando os barquinhos.

“Serviu como metáfora da vida, alguns barcos viram, outros não. É uma instalação efêmera, um pouco como a vida é. É a questão da temporalidade das coisas, elas têm seu tempo. Importante é que os artistas tragam suas criações para a rua, as pessoas apreciam e precisam disso, ainda mais em um momento como esse”, concluiu Freitas.

 

Deixe uma resposta