Ballet Vera Bublitz, na final da maior competição de ballet do mundo

A dupla Julia Xavier e Miguel Oliveira - Foto: Daniel Martins/ Divulgação

A mais tradicional escola de dança do Estado, o Ballet Vera Bublitz, está na final da maior competição internacional de ballet do mundo, o Youth America Grand Prix (YAGP). Uma comitiva de 18 bailarinos e professores da escola participa  nos Estados Unidos do campeonato. As finais do YAGP são realizadas de hoje, 12,  a 19 de abril, em Tampa, na Flórida.

ulia Xavier – finalista solo e Pas de Deux -: Daniel Martins/Divulgação

O Ballet Vera Bublitz conseguiu emplacar finais nas categorias de Solo (Pré Competitive e Junior), Pas de Deux (dueto) e Grupo. As bailarinas se destacaram na seletiva realizada em Goiânia, em janeiro deste ano. Na categoria solo, Julia Xavier, de 12 anos, e Alícia Prietsch, com apenas 10 anos, são finalistas. Julia está ainda final em Pas de Deux, ao lado de Miguel Oliveira, da também premiada Escola Basileu França, de Goiânia. Outro destaque é a solista Isabela Azevedo, de 15 anos, que compete na categoria Solista Junior. Com a coreografia Instinto, de Patrick Bublitz, o grupo com 13 bailarinas, também chega à final do YAGP.

Não é a primeira vez que o Ballet Vera Bublitz se destaca nessa que é considerada a Copa do Mundo da Dança. Além de 2022, a escola também marcou presença em quatro outras finais da competição: 2006, 2013, 2017 e 2018.

“Instinto” – Ballet Vera Bublitz – Foto: Fernando Muniz/ Divulgação

Levar talentos para os principais palcos do mundo já é uma tradição do ballet de Porto Alegre. Atualmente, 20 bailarinos formados no Ballet Vera Bublitz integram companhias internacionais. Entre eles, Lorenzzo Fernandes, no Staatsballett Berlin (Alemanha); Carla Körbes, no NYC Ballet e no Pacific Northwest Ballet (Estados Unidos); Marta Bayona, do Ballet Nacional Sodre (Uruguai); e Rejane Duarte, no Dance Theater of Harlem (Estados Unidos).

Em 2018, o Ballet Vera Bublitz promoveu o Festival Internacional de Dança de Porto Alegre, um torneio internacional que reuniu 1.500 bailarinos do Brasil e do mundo na capital gaúcha. Os premiados receberam bolsas para cursos e estágios nas mais importantes escolas internacionais do mundo.

Deixe uma resposta